IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING: UM PROJETO DE CRIAÇÃO DA D & A MARKETING DE EVENTOS
Alessandra Miranda da Silva Aleixo 1 (ale.mirandas@uol.com.br), Danilo de Oliveira Aleixo 1 e Francisco Nery Leal 1
(1. Depto. de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)
INTRODUÇÃO:
O ritmo vertiginoso das novas comunicações e a necessidade de tomar decisões e comunicar-se mais rapidamente cria uma sensação de urgência e rapidez para todas as funções da organização. Buscando compreender melhor a relação entre planejamento estratégico e marketing de eventos, são analisados nesse trabalho aspectos relativos aos temas. Portanto, o trabalho ora desenvolvido torna-se de fundamental importância tanto para a sociedade acadêmica quanto para a criação da D & A Marketing de Eventos. Toda e qualquer organização, em tempos de rápidas e bruscas mudanças, depende de um planejamento estratégico eficaz e da utilização do marketing para basear suas ações em fatos e dados capazes de minimizar os riscos e potencializar as oportunidades de justificar, satisfazer e encantar os consumidores. O principal motivo que impulsionou e justifica este trabalho é a importância do planejamento estratégico em marketing para a criação da D & A Marketing de Eventos, tornando-a competitiva no mercado. O trabalho ora proposto tem como objetivo a elaboração de um plano estratégico de marketing para a criação da D & A Marketing de Eventos.
METODOLOGIA:
A metodologia de pesquisa utilizada foram qualitativa e bibliográfica que se mostrou eficiente ao identificar oportunidades e ameaças que facilitaram a formulação de estratégias bem definidas para a D & A Marketing de Eventos. Os sujeitos participantes foram os sócios da organização.
RESULTADOS:
Missão - Prestar os melhores serviços de eventos, com princípios e padrões elevados de qualidade, inovação e credibilidade. Visão - Ser líder no mercado regional, consolidando a marca D & A Marketing de Eventos na mente do consumidor como forma de posicionamento. Objetivos Estratégicos: implementar estratégias de serviços ; criar um sistema de informações de marketing para a coleta de informações, propor estratégias de marketing digital e comércio eletrônico; definir estratégias de promoção ; estabelecer parcerias estratégicas para o marketing de eventos: cultural, social, esportivo e ecológico. Mercado-alvo - Clientes e empresas que buscam serviços de eventos e de comunicação com a sociedade e com grupos específicos. Potencial de Mercado - Clientes de todas as classes sociais. Estratégias: implementar programas de parcerias com organizações e instituições; padronização e excelência nos serviços prestados; encantamento dos clientes como prioridade; definir a política de preços de forma competitiva, considerando a necessidade da alavancagem operacional, em relação à capacidade ociosa de eventos e fatores sazonais, quando possível; ofertar descontos e vantagens a clientes especiais e potenciais; estabelecer um orçamento de propaganda, publicidade e relações públicas, para o desenvolvimento de ações promocionais; criar e participar de eventos sociais, culturais, esportivos e ecológicos; promover eventos na cidade, como forma de autopromoção.
CONCLUSÕES:
As empresas modernas e bem sucedidas são dirigidas por uma orientação para o mercado e um planejamento estratégico. Hoje, com a evolução da tecnologia, o homem dedica um sétimo das suas horas de vida ao trabalho, sendo o restante do tempo dedicado ao descanso, lazer e entretenimento. Após o levantamento bibliográfico e da elaboração do plano de marketing proposto, propomos a implantação do plano estratégico de marketing para a criação da D & A Marketing de Eventos, levando a organização a conquista do mercado, com profissionalismo e visão estratégica e de futuro.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave:  Planejamento; Estratégia; Marketing.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005