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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REFLETINDO SOBRE A ABORDAGEM DE TEMAS DE NATUREZA CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E SOCIAL (CTS) NO ENSINO DE QUÍMICA
Fernando Rodrigues de Carvalho 1 (nando_quimica@yahoo.com.br), Antonio Guilherme Basso Pereira 1, Julio César Melegari 1, Neide Maria Michellan Kiouranis 1 e Edson Wartha 1
(1. Depto. de Química - UEM)
INTRODUÇÃO:
Atualmente a maioria das escolas de ensino médio está abordando o conhecimento de ciências de forma desvinculada da realidade dos alunos, ou seja, um conhecimento estritamente técnico, voltado para preparação de concursos vestibulares. Em conseqüência disso, os alunos apresentam dificuldades de aplicar ao seu dia-a-dia o conhecimento adquirido nas aulas de Ciência. Eles não conseguem interpretar fenômenos que estão relacionados diretamente a eles, além de não conseguirem acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico que ocorre no mundo e a interferência destes em suas vidas.
Levando em conta a situação atual do ensino de química e a resistência apresentada pelos alunos, em relação à química, verificada no estágio da disciplina de prática de ensino, tivemos como objetivo verificar de que maneira os professores abordam os conceitos científicos, como trabalham as relações CTS no ensino de química. Também procuramos nesta pesquisa analisar o que pensam os alunos sobre a forma de abordagem dos conceitos químicos pelos professores. Analisamos, também, os livros didáticos adotados pelos professores. Os resultados desta pesquisa são utilizados pelos docentes da disciplina de Prática de Ensino de Química, para iniciar uma reflexão-ação no estágio supervisionado em sala de aula.
METODOLOGIA:
Nesta investigação realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos. As questões buscavam identificar se temas que tratam de relações CTS são abordados em sala de aula e como são trabalhados pelos professores. No caso dos alunos, visamos identificar o que esses pensam sobre as aulas de química, como gostariam que fossem abordados os conceitos químicos de tais temas.
Na análise dos livros didáticos estabelecemos quatro categorias de análise: (i) científico: assuntos relacionados à ciência, tanto do passado quanto a atual; (ii) tecnológico: assuntos que dizem respeito às novas descobertas tecnológicas, em vários campos, como o da informática, eletrônica e mecânica; (iii) ambiental e cultural: assuntos relacionados ao meio ambiente, acidentes ecológicos, disfunções climáticas, degradação da biosféra, tradições de povos; (iv) sociais: assuntos relacionados à sociedade, e suas modificações, como promover melhorias, além de saúde, saneamento, vida econômica de cada cidadão e até mesmo de uma nação, democracia em qualquer lugar, incluindo a comunidade do próprio aluno. Os livros escolhidos para a análise são os livros adotados pelos professores e alunos entrevistados.
RESULTADOS:
A maioria dos professores entrevistados apesar de acharem importante a abordagem de temas de natureza CTS possui dificuldades para colocar em prática este tipo de abordagem no ensino de química. A maioria alega falta de tempo em suas aulas optando então para o ensino predominantemente tradicional, de caráter livresco. Quando se pergunta aos alunos o que eles acham das aulas de química, fica evidente que a maioria dos professores não abordam questões CTS e, quando trabalham com tais temas, não conseguem levantar o interesse dos alunos, como fica evidente na maioria das respostas: “as aulas de química são chatas”, “gosto da matéria, mas não da aula”, etc.
Com relação à investigação dos livros, identificamos que na maioria destes, os temas são abordados de varias maneiras como química do consumidor, química ambiental, química na indústria, entre outros geralmente como exemplos no início ou no final dos capítulos como forma de chamar atenção para algum fato interessante.
CONCLUSÕES:
Os resultados deixam claro que os professores apresentam dificuldades em abordar temas que exijam deles algo que vai além dos conhecimentos científicos apresentados nos livros didáticos e que mesmo com a existência de tais temas nesses livros, os professores não possuem motivação e nem preparo para trabalhar com esses temas CTS.
É com base nesses resultados que o nosso grupo de professores de Prática de Ensino de Química, junto com os professores da rede pública está trabalhando com o curso de formação continuada de professores.
Instituição de fomento: CNPq, SESu/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Reflexão; Ensino; Química.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005