IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
REVEGETAÇÃO DE ÁREAS ALTERADAS: O CASO DA USINA HIDROELÉTRICA DE CURUÁ-UNA, MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA.
Larissa de Souza Lisbôa 1 (lslisboa@hotmail.com) e Samuel Soares de Almeida 1
(1. Museu Paraense Emílio Goeldi)
INTRODUÇÃO:
Este estudo apresenta um método de revegetação de áreas alteradas na UHE Curuá-Una, com a participação das comunidades locais e está inserido no projeto “Identificação de Áreas Críticas e Revegetação no Entorno da UHE Curuá-Una, Município de Santarém-Pa”, realizado entre os anos 2002 a 2004.
METODOLOGIA:
Para identificação das áreas críticas a serem revegetadas foi feita uma análise espacial, imagem Landsat 7, nível 1 G não georrefereciadas e projetada em UTM SAD69; inventário florestal em todas as árvores com DAP ≥ 45 cm, de porte florestais aptas para revegetação em 100 ha de área, com dimensões de 1 km x 1 km e treinamento das comunidades ribeirinhas (treinamento sobre degradação e alteração ambiental e técnicas de revegetação, treinamento sobre coleta e beneficiamento de sementes florestais e treinamento sobre viveiro florestal e produção de muda).
RESULTADOS:
Como resultado foram identificados 66 polígonos com áreas alteradas, maiores que 100 hectares que foram revegetadas. O inventário florestal identificou 1.349 indivíduos, 115 espécies pertencentes a 35 famílias de espécies arbóreas, sendo que as famílias botânicas mais frequentes foram Caesalpiniaceae (14 spp., 12,17 %), Sapotaceae (12 spp., 10,43 %), Mimosaceae (12 spp., 10,43 %), Lauraceae (9 spp., 7,83 %) e Lecythidaceae (8 spp., 6,96 %); e as espécies botânicas mais freqüentes foram Manilkara huberi (Sapotaceae, 169 indivíduos, 12,53 %), seguida de Goupia glabra (Celastraceae, 111 indivíduos, 8,23 %),Mouriri duckeana (Memecylaceae, 96 indivíduos, 7,12 %) Sclerolobium chrysophyllum (Caesalpiniaceae, 83 indivíduos, 6,15 %) e Pouteria caimito (Sapotaceae, 73 indivíduos, 5,51 %). No que tange a capacitação e envolvimento dos comunitários notou-se um grande interesse por parte das comunidades, mostrando-se de fundamental importância para o êxito do projeto e levou conhecimento a pessoas carentes e ávidas de informações com participação total de 28 pessoas, de 10 comunidades diferentes.
CONCLUSÕES:
1.A metodologia adotada apresentou resultados satisfatórios, cumprindo aos objetivos propostos;
2. O envolvimento dos comunitários mostrou-se de fundamental importância para o êxito do trabalho, inclusive após o término do projeto, pois podem contribuir com a diminuição dos impactos ambientais;
3. É importante que este tipo de estudo seja realizado em outras áreas da Amazônia;
4.Este projeto deve ter continuidade, com a ampliação dos os estudos de monitoramento desta revegetação;
5. Os treinamentos levaram conhecimento a pessoas carentes e ávidas de informações, tornando-os aptos a formar opiniões, como a criação da comissão “Reviver Curuá-Una”.
Instituição de fomento: Museu Paraense Emílio Goeldi e Centrais Elétricas do Pará S. A.- CELPA
Palavras-chave:  Revegetação; Áreas alteradas; Amazônia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005