IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
ELABORAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE INVENTÁRIO TURÍSTICO PARA PROPRIEDADES RURAIS
Henrique Catai 1, 5 (hcatai@yahoo.com.br), Mauricio Fernandes Simonato 2, 5, Raquel T. D. Mea Schnorr 3, 5 e Sandra Rita Molina 4, 5
(1. Mestre em Ciências da Comunicação - USP; 2. Pós-graduando em Planejamento e Marketing Turístico - Faculdade SENAC; 3. Pós-graduanda em Administração Hoteleira - Faculdade SENAC; 4. Doutoranda em História Social - USP; 5. Docente do curso de Turismo da UNAERP)
INTRODUÇÃO:
Uma das principais tarefas para o desenvolvimento das atividades turísticas em uma localidade representa a fase de inventário e diagnóstico do seu potencial turístico. Nesse sentido, a formulação de novas metodologias para trabalhos de campo em Turismo constitui um desafio a ser enfrentado por pesquisadores. Os atuais modelos de inventário são destinados ao diagnóstico do potencial de municípios, estados e grandes regiões. Há uma ausência de modelos direcionados a análise de áreas privadas e de pequeno e médio porte, principalmente quando a propriedade está localizada no meio rural. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa promovida pelo Núcleo de Estudos Turísticos (Netur) do curso de Turismo da Unaerp, tendo como principal a formulação e aplicação de um novo modelo de inventário direcionado ao diagnóstico do potencial turístico em propriedades rurais. A aplicação do modelo ocorreu na Fazenda Santa Maria, localizada no município de São Sebastião do Paraíso - MG.
METODOLOGIA:
A pesquisa de caráter exploratório-descritiva foi organizada em quatro fases de trabalho, tendo a participação de alunos e professores. A primeira constituiu na leitura de textos abordando a aplicação de inventários e planejamento: Beni (2002), Bissoli (1999), Pellegrini (2000) e Ruschmann (1997). Posteriormente, docentes e discentes desenvolveram um novo modelo de inventário direcionado a uma propriedade rural. Para a aplicação do inventário montou-se uma equipe composta de 5 professores e 8 alunos do curso de Turismo e o trabalho foi realizado em fevereiro de 2005. A terceira foi a organização dos dados coletados e a formatação de um diagnóstico do potencial turístico da Fazenda Santa Maria. A quarta fase envolveu uma reflexão da equipe a respeito dos problemas de preenchimento do formulário, adaptação ao objeto de análise e aprimoramento do formulário.
RESULTADOS:
Tendo como referência as quatro fases para elaboração da pesquisa foi possível elaborar itens envolvendo a criação, aplicação e análise do inventário. A primeira dificuldade residiu na análise dos estudos empreendidos por outros pesquisadores, pois não havia metodologia especifica para o trabalho a ser desenvolvido. A formatação de um novo inventário exigiu uma organização da equipe no que tange a leitura, pontos relevantes a serem destacados no formulário e maneira de preenchimento dos dados. A segunda parte consistia na orientação dos alunos por parte dos professores envolvidos na elaboração do trabalho no decorrer do trabalho de campo. Observou-se a enorme dificuldade em adequar alguns pontos do inventário ao produto encontrado, pois itens do formulário não possuíam referencial na propriedade e alguns recursos da fazenda não eram contemplados no modelo. No decorrer da produção de um texto para diagnóstico constatou-se a necessidade de adaptações das informações coletadas em campo e a análise comparativa dos doze formulários preenchidos na Fazenda Santa Maria.
CONCLUSÕES:
A criação de novos referencias para o estudo e implementação da atividade turística formam um grande campo de pesquisa no universo acadêmico. Muitos trabalhos elaborados têm focado o potencial turístico de municípios. A pesquisa concluiu que a elaboração de um modelo de inventário destinado ao estudo de uma propriedade rural sofrerá adaptações resultantes das especificidades do produto analisado. Os estudos empreendidos pelos pesquisadores do Netur (Unaerp) na área do planejamento e implantação de atividades turísticas poderão oferecer novas perspectivas para o mercado e avanços no campo da pesquisa e reflexão do fenômeno advindo do Turismo.
Palavras-chave:  Inventário; Modelo; Fazenda Santa Maria - MG.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005