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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública | ||
ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA DANÇA (EPSD) JUNTO A ADOLESCENTES: UMA AÇÃO DE ENFERMAGEM | ||
Anny Giselly Milhome da Costa 1 (annygisa@bol.com.br), Estela Maria Leite Meirelles Monteiro 1, Maria do Socorro Mendonça Sherlock 1, Neiva Francenely Cunha Vieira 1 e Maria Grasiela Teixeira Barroso 1 | ||
(1. Depto. de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
A Estratégia de Promoção da Saúde pela Dança (EPSD) trata da aplicação de uma ação educativa que tem a dança como mediadora para abordar assuntos de interesse específicos e gerais dos adolescentes, tais como saúde, sexualidade, puberdade e prevenção de DST/AIDS. Esta estratégia foi desenvolvida em um estudo anterior com um grupo de adolescentes na escola, promovendo motivação, participação e comprometimento dos jovens no processo de educação em saúde. Tal fato, gerou o interesse das autoras em investir nos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo o modelo da EPSD, objetivando aplicá-lo com outros grupos de adolescentes para fomentar ações educativas em saúde. Os participantes devem atuar como agentes multiplicadores do conhecimento assimilado, no cenário escolar, familiar e comunitário. |
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METODOLOGIA:
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado numa Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) de Fortaleza, com 22 adolescentes, entre 13 a 19 anos de idade, de ambos os sexos. Realizou-se 14 encontros semanais com o grupo, com duração de 90 minutos, no período de novembro de 2004 à março de 2005. Cada encontro foi constituído de dois momentos: no primeiro, temáticas pré-definidas relacionadas ao modelo da EPSD foram abordadas através de dinâmicas, rodas de discussão, vivências e exposições. No segundo momento, foi estabelecido uma articulação entre o conteúdo trabalhado e a expressão corporal, teatral e dança, proporcionando a vivência do processo de aprendizagem através de uma aproximação entre a concretude e a subjetivação do saber ser adolescente com a saúde. Registrou-se os depoimentos e vivências do grupo em diário de campo e fotografias, e os dados foram organizados em temas e categorias de acordo com a proposta de experimentação da EPSD, e fundamentados em análise bibliográfica atual. |
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RESULTADOS:
O grupo estudado foi predominantemente do sexo masculino, questões de gênero influenciaram nas discussões e escolhas dos participantes. Observou-se uma relação direta das características dos adolescentes com o meio social no qual estão inseridos, possibilitando compartilharem no grupo uma riqueza cultural expressiva. Foram organizadas seis temáticas principais de acordo modelo da EPSD e suas categorias conceituais foram adaptadas conforme o grupo: 1.Fase de Sensibilização – adolescência, corpo, equilíbrio, postura e família; 2.Vivência e Expressão - relações interpessoais, atitudes, solidariedade e valores; 3.Estima e Confiança - auto-estima, autoconfiança, capacidades e identificação; 4.Espaço e Tempo - futuro, sociedade, tempo, espaço; 5.Compreensão Corporal - sexualidade, conhecimento, vulnerabilidade, prevenção, DST/AIDS; 6.Multiplicação do Conhecimento - avaliação, criatividade, agentes multiplicadores, apresentação, comunidade. |
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CONCLUSÕES:
A EPSD demonstrou ser uma estratégia inovadora e dinâmica de ação educativa de enfermagem com grupos de adolescentes com aplicação viável em uma Unidade Básica de Saúde da Família. As peculiaridades de gênero, vulnerabilidade e inserção social e cultural do grupo devem ser valorizados e contemplados na estratégia, a qual possui uma metodologia participativa, dinâmica e flexível. Deve-se seguir uma ordem metodológica ao realizar processos educativos em saúde com grupos de adolescentes, visto que conceitos e valores pessoais do jovem precisam ser enfocados antes de serem introduzidos conteúdos sobre a própria sexualidade e comportamentos de prevenção de DST/AIDS. O desenvolvimento da EPSD requer do enfermeiro o desejo de inovar e de aprender com o outro sem medo de errar, pois o acerto está no respeito à liberdade e no amor a viver essa liberdade conscientemente e em plenitude, fortalecendo o elo entre a ciência, a arte e a estética na promoção à saúde desse grupo etário. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Adolescência; Educação em Saúde; Enfermagem. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |