IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 9. Radiologia Odontológica
AVALIAÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM INDIVÍDUOS LIVRES DE ESTRESSE EMOCIONAL
José Osmar Vasconcelos Filho 1 (osmarvasconcelos@yahoo.com), Lucio Mitsuo Kurita 1, Flavio Ricardo Manzi 2, Solange Maria de Almeida 2, Francisco Haiter Neto 2, Frab Norberto Bóscolo 2 e Cristiane Maria Gondim Vasconcelos 3
(1. Faculdade de Odontologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR; 2. Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP , Universidade de Campinas - UNICAMP; 3. Faculdade de Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR)
INTRODUÇÃO:
As Desordens Temporomandibulares (DTM) caracterizam-se por dor e/ou disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM) e músculos da mastigação, representando um grande problema na área de Saúde, principalmente na Odontologia. A etiologia de tais desordens é considerada multifatorial, porém a seqüência de aparecimento e a importância de cada evento no desencadeamento e manutenção das crises de disfunção não está bem esclarecido.
Dentre os fatores etiológicos tem-se o estresse emocional.
METODOLOGIA:
Avaliou-se então a ATM, através de exame clínico e de imagens por Ressonância Magnética, em pacientes livres de estresse emocional e que nunca foram submetidos a qualquer tratamento odontológico exceto eventuais exodontias, nascidos e residentes em localidade sem energia elétrica, sem telefone, sem serviçoes de saúde, sem estrada de acesso, com estilo de vida o mais natural possível( distrito de Curimans, município de Trairí, CE)
RESULTADOS:
Foi observado haver relação entre a posição do disco articular e o ruído articular. Porém não encontrou-se relação entre a posição do disco articular e sintomatologia dolorosa; entre função do disco articular e sintomatologia dolorosa e entre trajetória mandibular e ruído articular.
CONCLUSÕES:
Em virtude dos baixos índices de sinais e sintomas de DTM, a falta de estresse emocional pode ser considerada como o principal fator para a ausência de DTM na população estudada.
Palavras-chave:  disfução temporomandibular; estresse emocional; ressonância magnética.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005