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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
DIAGNOSTICANDO A DIMENSAO PEDAGOGICA NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARA | ||
Adriana Campani 1 (adrianacampani@bol.com.br) e Jacques Therrien 1 | ||
(1. Programa de Pos-graduacao da Faculdade de Educacao da Universidade Federal do Ceara - UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
Em decorrência da LDB 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais, as Instituições formadoras foram orientadas para elaborarem os seus projetos institucionais e os projetos pedagógicos dos cursos por elas promovidos. Observado como processo de mobilização coletiva e organizada dos profissionais dos cursos, o Projeto Político Pedagógico é entendido como um instrumento norteador do fazer acadêmico, que retrata a visão e as ações pretendidas de uma formação cidadã e profissional, bem como os aspectos da realidade institucional (estrutura administrativa, recursos humanos disponíveis, infra-estrutura física) articulados ao papel social da Instituição. Sendo assim, buscou-se identificar os elementos que caracterizavam a dimensão pedagógica dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas de uma Universidade Estadual no interior do Ceará. A identificação destes elementos permitiu analisar as fragilidades desta dimensão ante os desafios colocados pela política de formação professores pós década de 90 no Brasil. |
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METODOLOGIA:
O universo da pesquisa compreendeu todos os cursos de licenciaturas de uma Universidade Estadual no interior do Ceará. Buscou-se analisar os elementos que caracterizavam a dimensão pedagógica nos projetos pedagógicos dos cursos em fase de reformulação curricular. Os princípios teórico-metodológicos valorizaram a dimensão histórica e social do objeto de pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi centrada na análise das seguintes categorias temáticas: docência, currículo, projeto pedagógico e reforma educacional. A pesquisa de campo exploratória, limitou-se à análise de documentos legais e institucionais e documentos relacionados aos projetos pedagógicos dos cursos analisados (análise documental). |
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RESULTADOS:
Ao fazer uma análise dos projetos pedagógicos das licenciaturas objetivamos diagnosticar elementos que caracterizavam as suas dimensões pedagógicas, entre eles citam-se: a) concepção de currículo disciplinar: gira em torno da “disciplina” e a mudança curricular em torno da inclusão e exclusão da mesma, sendo a flexibilidade curricular interpretada como perda de controle do que deva ser ensinado ou como “mais trabalho”; b) dimensão prática estanque: a dimensão pratica nos projetos estava vinculada única e exclusivamente ao estágio supervisionado que ocorria no último ano do curso, a estruturas curriculares dos cursos de licenciaturas não previam componentes curriculares que permitissem essa dimensão, ficando a cargo do professor dar esta dimensão em sua disciplina. c) Noção de competência ausente: Os projetos não trabalhavam com a idéia de competência e competência docente, pois os programas das disciplinas anunciavam objetivos vinculados a noção de conteúdo disciplinar e d) formação pedagógica restrita. Os componentes curriculares específicos abordavam conteúdos sem a dimensão do ensino. Ficando a cargo das disciplinas pedagógicas esta tarefa. Identificou-se também ausência de conhecimentos relativos aos enfoques contemporâneos da área de educação como: modalidades de ensino, avaliação educacional, saberes e profissão docente, multiculturalismo, gestão dos processos educativos entre outros. |
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CONCLUSÕES:
As conclusões apontam para análise dos referidos elementos que caracterizavam a dimensão pedagógicas nos cursos de licenciaturas. Esta dimensão fragiliza a formação docente porque sustenta-se numa visão de currículo aplicacionista e disciplinar. Reforça a dicotomia entre teoria-prática e conteúdo-forma. Compromete a construção de uma identidade pedagógica no curso quando os projetos não apresentam a docência como base da formação, mas como apêndice. Conclui-se que as diretrizes para formação do professor pós-decada de 90 desestabilizam e promovem alterações na dimensão pedagógica dos currículos dos cursos de licenciaturas analisados. No entanto, rever esta formação acena para uma nova compreensão epistemológica da docência, o que é um desafio para os cursos, já que estes apresentam diferentes dimensões atreladas aos interesses e necessidades de cada sujeito envolvido no processo de mudança curricular na Universidade. A continuidade do trabalho é procurar compreender em que consistem estes interesses e estas necessidades. |
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Instituição de fomento: FUNCAP | ||
Palavras-chave: Projeto Pedagogico; Formacao de Professores; Dimensao Pedagogica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |