IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Direito - 12. Direito
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A ATUAÇÃO DO PROJETO ESTAÇÃO DE DIREITOS NA COMUNIDADE
Pâmela Harihana Maia Fernandes 1 (pamelamaiafernandes@hotmail.com)
(1. Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi - FMC)
INTRODUÇÃO:
O Projeto Estação de Direitos, como atividade de extensão universitária, teve a preocupação de desenvolver, junto à comunidade Quixabeirinha, em Mossoró/RN, a articulação entre o saber científico dos estudantes universitários na área dos direitos humanos, cidadania e acesso à justiça, e o popular da comunidade. Isso acarreta em um aprendizado baseado na construção coletiva da cidadania, ampliando o olhar acerca dos problemas sociais, no sentido de desenvolver maneiras de superá-los.
METODOLOGIA:
) Para a concretização do trabalho na comunidade, procurou-se utilizar como eixo teórico-metodológico a Educação Popular, perspectiva metodológica idealizada por Paulo Freire, de sistematização dos saberes científico e popular a partir do diálogo entre os sujeitos. Partindo dessa idéia, o objetivo era atuar no processo de conscientização das pessoas acerca dos seus direitos básicos, contribuindo para a construção da cidadania, bem como para a formação de novos conhecimentos direcionados às perspectivas de transformação social.
RESULTADOS:
O que se percebeu com a realização das atividades do Projeto Estação de Direitos, através de oficinas, palestras, mini-cursos, peças teatrais e rodas de conversa, sobre a temática em questão, foi a formação de uma consciência cidadã por parte das pessoas da comunidade, vindo essas a buscarem a implementação e efetivação dos seus direitos, numa perspectiva de transformação da realidade social.
CONCLUSÕES:
Diante do contexto que vem se desenvolvendo o trabalho, as considerações levantadas não deverão ser interpretadas como conclusivas já que a nossa atuação na comunidade está em andamento e temos ainda muita atividade a desenvolver no sentido de enriquecer todo o processo de conscientização acerca dos direitos. A integração conquistada entre a universidade e a sociedade através da atuação do projeto vem sendo de extrema importância tanto para a instituição que está cumprindo a sua missão social como para os extensionistas que estão tendo a oportunidade de confrontar conhecimentos - científico e popular ? e entram em contato com uma realidade que o faz refletir sua postura pessoal e profissional diante da sociedade.
Palavras-chave:  Direitos Humanos; Cidadania; Acesso à Justiça.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005