IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
ALTERAÇÕES MICROBIOLÓGICAS DA SABURRA LINGUAL OCASIONADAS PELA FALTA DE LIMPEZA DA LÍNGUA
Danilo Maeda Reino 1 (danilomr2005@yahoo.com.br), Luciene Figueiredo 2, Marcelo de Faveri 2, Mitsue F. Hayacibara 1, Roberto M. Hayacibara 1 e Magda Ferez 2
(1. Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá - UEM; 2. Departamento de Odontologia, Universidade de Guarulhos - UnG)
INTRODUÇÃO:
Devido a sua localização e função, a língua é uma das principais estruturas anatômicas presentes na cavidade bucal. Entretanto, os conhecimentos sobre a sua microbiota são limitados. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as alterações na microbiota da saburra promovidas pela ausência de higiene lingual.
METODOLOGIA:
Foram selecionados 10 indivíduos periodontalmente saudáveis (18-22 anos de idade) e instruídos há permanecerem sete dias sem efetuar qualquer meio de higiene lingual seguidos de três dias sem qualquer higiene bucal. Amostras de saburra lingual de cada voluntário foram coletadas por meio de curetas de Gracey antes (To) e após (T1) o período de ausência de higiene. Posteriormente, foram analisadas pela técnica microbiológica “Checkerboard DNA-DNA Hybridization”. Tal procedimento foi realizado em três repetições.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram aumento significativo no número total de bactérias no intervalo proposto (p<0,05), alterando-se aproximadamente de 1,4x108 para 2,7x108 (Teste Wilcoxon). Os microrganismos do complexo vermelho e os Actinomyces sp apresentaram um crescimento em número superior aos demais complexos microbianos (p<0,05), alterando-se de 5,9x105 para 3,3x106 (5,5 vezes) e de 2,9x106 para 1,3x107 (4,9 vezes), respectivamente. Em relação ao complexo verde observou-se uma redução numérica de 0,6 vezes, alterando-se de 9,7x106 para 6,7x106.
CONCLUSÕES:
Desta forma, observou-se que a ausência de higiene lingual contribui para o aumento da carga bacteriana e promove alteração nas proporções dos complexos microbianos, tornando-se um reservatório de bactérias periodontopatogênicas.
Palavras-chave:  Saburra lingual; periodontia; microbiologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005