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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional | ||
CARACTERÍSTICAS, OPINIÕES E ASPIRAÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO CEULP/ULBRA - TOCANTINS - 2005 | ||
Solange Alves Oliveira 1 (solange@ulbra-to.br), Camila Moreira Barreto Gomes 2, Rosely Pereira de Sousa 3, Rossana Pereira de Souza 4, Helena Maria Feitosa 5, Caio Monteiro da Rocha 6 e Marco Aurélio de Oliveira Martins 7 | ||
(1. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 2. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 3. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 4. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 5. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 6. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA; 7. Curso de Biologia do CEULP/ULBRA) | ||
INTRODUÇÃO:
A região geo-educacional na qual se insere a cidade de Palmas abrange 139 municípios destacando-se, com maior índice populacional e de desenvolvimento econômico, a capital Palmas, Araguaína e Gurupi. Há uma grande expansão da rede de escolas no Estado com oferta crescente de trabalho na educação, mais exatamente, na docência das áreas técnicas (Matemática, Química, Biologia e Física). Segundo informações disponibilizadas pelo Senso Escolar da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, no que se refere à evolução do número em escolas do Estado, em 1995 existiam 176 escolas. Em 2005 são 620 escolas do Ensino Fundamental 2 ª fase e 230 escolas de Ensino Médio. Outro indicador importante está relacionado à oferta de cursos de Biologia. No Estado existe apenas um curso regular de formação de docentes nessa área, na cidade de Porto Nacional. Como resultado deste promissor cenário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Luterano de Palmas por intermédio da Resolução nº. 009, de 25 de Setembro de 2000, autorizou o funcionamento do Curso de Licenciatura em Biologia. O Curso prepara profissionais para atuarem como docentes nas disciplinas de Ciências e Biologia, na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, respectivamente. Visa também preparar os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, buscando, com isso, encaminhamento básico para estudos de pós-graduação e pesquisa avançada. O curso tem duração média de 7 (sete) semestres letivos. |
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METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa junto aos acadêmicos dos seis períodos do curso de Licenciatura em Biologia do CEULP, através da aplicação de um questionário fechado e de tal maneira elaborado, que veio a facilitar o agrupamento das informações de interesse. O questionário foi dividido em três partes: a primeira se refere aos dados pessoais do acadêmico, como idade, estado civil, renda familiar, jornada de trabalho, ajuda de custo, meio de transporte, hábito de leitura de livros e uso de computadores; a segunda se refere à formação de Ensino médio do acadêmico questionando o tipo de escola freqüentada (pública ou privada), o curso realizado (Educação geral, técnico, etc.), região, tempo de concluído. A terceira, mais abrangente, se refere ao curso de Licenciatura em Biologia no CEULP. Questionaram-se os motivos pelos quais os acadêmicos optaram pelo curso, como tomaram conhecimento da Licenciatura em Biologia, os pontos fortes, o nível de exigência, principal contribuição do curso em sua formação profissional, áreas que encontrou maior dificuldade, em qual das grandes áreas do conhecimento pretende iniciar o exercício profissional e as perspectivas após a conclusão do curso. |
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RESULTADOS:
Foram entrevistados 62,57% dos acadêmicos do curso. Desses 43,62% tem idade entre 20-25 anos, 74,72% são do sexo feminino, 59,5% são solteiros. 71,96% são do Tocantins. A renda mensal de 41,53% varia entre R$ 260,00 a R$ 780,00; 31,43% entre R$ 1.040,00 a R$ 1.560,00. 22,84% trabalham 6h/dia, 20,14% não trabalham. 34,07% receberam bolsa de estudo. 73,32% utilizam o coletivo como meio de transporte. Constatou-se que 70,46% tem hábito da leitura, no entanto, 67,2% não compram livros. 79,82% fazem uso de microcomputadores. 67,87% freqüentaram o Ensino Médio escola pública na zona urbana. 35,63% possuem tempo de conclusão do Ensino Médio de 1 a 3 anos e 34,43% formou-se há mais de 6 anos. Destes 52,79% freqüentaram a Educação Geral. A opção pelo curso decorreu em 74,21% por interesse demonstrado pela área. 52,98% souberam do Curso através da própria instituição. 54,72% consideram que o curso contribuiu principalmente na aquisição de formação profissional As áreas tidas como de maior dificuldade para 55,9% foi Biologia Celular, Molecular e Evolução e para 18,37% foram os conteúdos específicos (pedagógicos). Estrutura física, quadro de docentes e qualidade de ensino são considerados pontos fortes. 33,22% pretendem iniciar o exercício profissional na área da Saúde e 27,23% em Estudos e Investigações da Biodiversidade e Ecossistemas. 56,22% consideram que o curso deveria exigir mais. As expectativas de 58,65%, após a conclusão do curso, é continuar os estudos numa pós-graduação. |
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CONCLUSÕES:
A partir dos resultados desta pesquisa, foi possível delimitar algumas características do alunado do curso de graduação em Biologia. Trata-se de um grupo formado, em sua maioria, por adultos entre 20 e 25 anos, solteiros, com predominância do sexo feminino, procedentes do Tocantins e outros estados mais próximos. A formação de Ensino médio se deu predominantemente em escola pública. Com relação ao curso de Biologia, verificou-se que a propaganda feita pela instituição, junto à comunidade, mostrando as atribuições profissionais, tem dado resultado satisfatório. Na avaliação dos pontos fortes do curso mereceram destaque aspectos relacionados a estrutura física, corpo docente e qualidade do ensino. A maioria dos estudantes pretende continuar os estudos. A Biologia Celular, Molecular e Evolução foi considerada pelos acadêmicos a área de maior dificuldade, enquanto, a área de saúde foi considerada área prioritária para o início do exercício profissional, o que nos leva a crer que o alunado não vê na licenciatura (docência) uma forma de atingir os seus objetivos com relação ao Curso de Biologia. |
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Instituição de fomento: CEULP/ULBRA | ||
Palavras-chave: Ensino; Licenciatura em Biologia; Opiniões. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |