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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
PERFÍS PROFISSIONAIS : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EVADIDOS E NÃO EVADIDOS NO ENSINO SUPERIOR
Anna Edith Bellico da Costa 1, 2 (abellico.bhz@terra.com.br) e Helton Rocha Campos 2
(1. Comissão Permanente de Avaliação - Universidade Federal de Minas Gerais; 2. Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte)
INTRODUÇÃO:
Introdução . O presente trabalho analisa possíveis modificações nas representações sociais referentes aos profissionais formados na área do curso escolhido por parte de estudantes de ensino superior, desde o ingresso até o sexto período, considerando apenas o conteúdo de seis dentre 12 questões das duas formas do instrumental abaixo descrito, e compara as modificações ocorridas nessas representações naqueles que evadiram e nos que permaneceram.
METODOLOGIA:
Metodologia: Pesquisa descritiva longitudinal, com uma amostra inicial 444 estudantes que ingressaram, na UFMG através dos vestibulares de 1995,1996, sendo 420 os que permaneceram e 24 ,os evadidos, em 45 cursos. Realizou-se uma análise correlacional das representações sociais que trouxeram para a UFMG e essas mesmas representações três anos depois. Instrumental. Escala 1: 12 questões de um questionário de expectativas e experiências aplicadas no momento do ingresso na UFMG, e Escala 2 : 12 questões do questionário de acompanhamento das experiências vivenciadas como aluno da Universidade, aplicadas ao final do sexto período de cada curso.Ambos os questionários eram tipo Likert, com cinco opções de respostas.As questões descreviam características pessoais, positivas, associadas “ao profissional formado no curso ao qual o aluno se matricularia”, correspondendo a representações sociais esteriotípicas , das quais serão analisadas apenas algumas: grande inteligência,opiniões e idéias originais, capacidade de fazer amigos,inspirar confiança, ser seguro de si, capacidade de amar e ser correspondido. A consistência interna da primeira escala foi de alfa =0.80 e da segunda escala,alfa=0,75.
RESULTADOS:
Resultados. Entre os alunos que permaneceram observaram-se correlações fortes e significativas (p < 0,05) entre as características idealizadas referentes aos profissionais e as características destes profissionais tal como percebidas após 03 anos de curso. A característica inteligência foi destacada principalmente nos cursos de enfermagem, engenharia elétrica, letras e pedagogia (r = 0,515 a r = 0,742); a originalidade, nos cursos de física, engenharia elétrica, geografia e historia (r = 0,788 a r = 1); inspirar confiança foi destacada nos cursos de filosofia, geografia, historia, matemática e química (r = 0,816 a r = 1); fazer amizades, o foi para os cursos de enfermagem, matemática, medicina veterinária, e pedagogia, (r = 0,696 a r = 1); “passar idéia de confiança” foi referido nos cursos de administração, biblioteconomia, filosofia, física e química (r = 0,7 a r = 1); saber amar e ser correspondido foi mencionado entre os cursos de administração e belas artes (r = 0,7 a r= 0,973), sendo que a mesma característica teve correlação inversa para os cursos de biblioteconomia, engenharia civil e história (r= -0,428 a -0,802).. Entre os alunos que evadiram foi observada pouca correlação entre a imagem idealizada inicial e a imagem do profissional percebida durante o curso.
CONCLUSÕES:
Conclusão: A estabilidade nas representações sociais ao longo do curso entre os alunos que permanecem, indicada por fortes índices de correlação, e a quase ausência de estabilidade das mesmas representações entre o grupo de alunos que evadiram, evidenciada pela quase ausência de correlações, reforça a hipótese do estudo de que a evasão seria uma forma de resolução da dissonância cognitiva causada pela não correspondência entre expectativas iniciais e a realidade percebida. Os dados deste estudo também corroboram os encontrados em estudo anterior, no qual cada curso tinha associado um perfil de profissional característico, e determinados aspectos daquele perfil podem ser fatores de permanência / evasão em determinados cursos e não em outros.
Instituição de fomento: CNPq; Pró-Reitoria de Graduação da UFMG; Comissão Permanente de Avaliação da UFMG
Palavras-chave:  Ensino Superior; Avaliação Institucional; Psicologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005