|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
CONCEPÇÕES SOBRE SIMBOLOGIAS APLICADAS AS CIÊNCIAS | ||
Edemar Benedetti Filho 1 (edemarfilho@yahoo.com.br), Wesley Pereira da Silva 1, Marcos Henrique Pereira Wondracek 1, Talita Andrade Chimenez 1 e Bruno Sanches Botega 1 | ||
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS) | ||
INTRODUÇÃO:
A Ciência se caracterizou ao longo da sua história como a "que reúne a clareza do raciocínio e a síntese da linguagem". Nos tempos atuais de informações velozes e globalizadas, esse caráter da Ciência tem feito com que o uso dos seus signos e da sua linguagem esteja cada vez mais presente em nosso cotidiano. Conhecer e utilizar corretamente essa simbologia é um desafio inexorável do homem neste próximo milênio. Nos dias de hoje, quase todos os meios de comunicação utilizam simbologias para integrar e enriquecer seu conjunto de informações a serem divulgadas para a população. A simbologia foi (e ainda é) um fator de evolução das idéias que se desenvolveu lentamente ao longo de séculos. Essa evolução tornou possível a comunicação entre as pessoas, em muitos aspectos, independentes das nacionalidades e culturas, e o conjunto de símbolos atuais dessa linguagem exata é resultado de uma longa e angustiante seleção na busca dos melhores signos. A simbologia mais corriqueira dos livros didáticos usada por estudantes das primeiras séries do primeiro grau, tem quase a idade do Brasil. Mas, especificamente em Ciências, qual o entendimento dos acadêmicos? Há relações entre elas? Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar simbologias corriqueiramente utilizadas pela Química, Física, Matemática e também os símbolos comuns para verificar a relação e o conhecimento destes símbolos entre os alunos recém formados do Ensino Médio. |
||
METODOLOGIA:
Neste trabalho utilizou-se de um questionário elaborado com os principais pictogramas da Química, Física, Matemática e os símbolos comuns empregados em nosso cotidiano, sendo um entendimento sobre seus significados e questões para refletir a união entre eles. O questionário foi aplicado aos acadêmicos recém ingressados no Curso de licenciatura em Química do período vespertino e noturno da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. O questionário é composto por treze pictogramas e por sete questões discursivas. Foram analisados estaticamente os resultados obtidos em comparação com o nível de formação acadêmica de cada ingresso no Curso, ensino particular ou privado. |
||
RESULTADOS:
Houve a participação voluntária de 24 acadêmicos recém ingressos no Curso de Licenciatura em Química e que demonstraram que é importante aprender o significado de símbolos e que eles são úteis para todos os indivíduos. Dos 4 símbolos de Química propostos, o que representa aquecimento não obteve nenhum acerto, e o restante, em torno de 74,0%. Os símbolos de matemática tiveram o maior número de acertos, 73,6%, os de Física o menor valor, 48,6%, os símbolos gerais apresentaram 91,7% de acertos. Fica evidente que os símbolos divulgados pela mídia em geral, são freqüentemente absorvidos pelos acadêmicos contra os mais específicos. Observou-se que ocorre uma discrepância na interpretação dos símbolos e que muitos acadêmicos confundem as definições destes. 86,4% acreditam que os símbolos são importantes para a formação acadêmica e para o dia-a-dia, e que 100,0% ter a necessidade em fazer parte de seu histórico nas disciplinas cursadas, e 95,5% atribuem que estes símbolos ajudam na memorização dos conteúdos e facilitam a interpretação de diversos problemas. Alguns acadêmicos dizem ter uma importância na comunicação e que os símbolos deveriam ser padronizados, principalmente os utilizados pela população em geral e que um símbolo pode demonstrar todo o perigo ou a forma de proceder com um reagente ou material. Vários comentários foram relatados que é uma linguagem universal técnica e que aprimorada pode contribuir para a própria compreensão da Ciência. |
||
CONCLUSÕES:
A simbologia apresenta uma grande importância para a vida moderna, onde o avanço da Ciência tem criado infinitos materiais. Um exemplo clássico é a quantidade de plásticos existentes, e que a reciclagem incorpora vários símbolos para sua separação. Assim, a população menos instruída possui uma técnica para interpretação de materiais e reagentes, o qual sem o conhecimento técnico é passível de seu uso e manuseio. Esta linguagem foi sendo aprimorada com o passar dos tempos e as interpretações que as Ciências aplicam são, muitas vezes, despercebidas no meio acadêmico universitário. Este projeto demonstrou que estes conhecimentos são importantes e seus usos adequados para o cotidiano em que a população está constituída. Apesar da relativa desinformação por parte dos acadêmicos com respeito a alguns símbolos, a maioria apresentou ter conhecimento sobre a finalidade do símbolo e qual a sua relação com a determinada Ciência. Outro ponto a ser incorporado é que a maioria dos participantes demonstrou a necessidade em aprimorar e estender o uso da simbologia em processos e reações químicas, as quais podem contribuir para a velocidade no aprendizado. É um recurso didático importante e que deve ser lembrado em sala de aula, tanto para nível superior, quanto para médio. |
||
Palavras-chave: Simbologia; Estudo de Ciências; Contextualização. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |