IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
O efeito da nova acetogenina e dos extratos da semente de Annona squamosa Linn. na eclosão dos ovos de Haemonchus contortus.
Ana Raquel Araujo da Silva 1 (anaaraujosilva@hotmail.com), Selene Maia de Morais 2, Joana D'arc Pereira Dantas 3, Francisca Kelly Araujo Leite 4, Gilda Luisa Nogueira Veras 5, Marcia Maria Mendes Marques 6, Marta Maria Caetano de Souza 7 e Claudia Maria Leal Bevilaqua 8
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 2. Depto. de Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 3. Depto. de Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 4. Depto. de Química, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 5. Depto. de Química, Universisdde Estadual do Ceará - UECE.; 6. Depto. de Ciências Fisiologicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 7. Depto. de Medicina Veterinária, Universidade Estadual do Ceará - UECE.; 8. Depto. de Medicina Veterinária, Universidade Estadual do Ceará - UECE.)
INTRODUÇÃO:
No Nordeste Brasileiro, parasitas gastrointestinais são a causa principal da mortalidade de ovinos e caprinos, produzindo um elevado dano econômico. Dentre os nematóides gastrointestinais, Haemonchus contortus é o mais freqüente patógeno, visto que é responsável pela alta taxa de mortalidade em animais jovens durante as estações chuvosas. Tentando reduzir essas perdas, os anti-helmínticos sintéticos são habitualmente usados, muitas vezes indiscriminadamente, causando a redução da sua eficácia, além da poluição ambiental .Pesquisas atuais têm empregado os fitoterápicos na tentativa de diminuir os efeitos negativos dos produtos sintéticos. Estudos de plantas da família Annonacea têm demonstrado a presença de substâncias ativas com efeito parasiticida. Contudo, não há a comprovação da eficácia de extratos das sementes de A.squamosa contra H.contortus. O objetivo desse trabalho foi avaliar a ação dos extratos e do composto isolado da semente de A.squamosa, na inibição de ovos de H.contortus.
METODOLOGIA:
As sementes de A.squamosa foram obtidas no Mercado Central de Fortaleza-CE e identificadas no Herbário Prisco Bezerra com n°31710. Trituradas as sementes(2Kg), foram imersas em metanol:água(90:10) durante 7 dias. Após a evaporação do metanol, a fração aquosa foi lavada (4x30 mL) com acetato de etila, logo em seguida o solvente foi evaporado. O extrato acetato de etila (EtOAc) foi submetido a cromatografia em sílica gel, sendo eluída com clorofórmio, acetato de etila e metanol. O componente 1 foi isolado da coluna com eluente de 100% acetato de etila e o derivado acetil (1a) foi obtido da reação de 1 com (3:1) anidrido acético e piridina. Os compostos foram analisador por RMN 13C e 1H. Os ovos (10g) do H.contortus foram coletados diretamente do reto do caprino experimentalmente infectados com H.contortus misturados com água morna e filtrados. Para fazer o teste in vitro foram utilizados 250 µL da solução de ovos (cerca de 120 ovos) e 250 µL da solução do extrato e colocados em tubos de 5 mL. As concentrações de 25; 5; 1; 0,2; 0,04 mg.mL-1, o controle negativo utilizado foi tween 80(25 mg.mL-1) e o positivo thiabendazole. Após incubação por 48 horas, uma gota de Lugol foi adicionada. As larvas e os ovos foram contadas com o auxílio do microscópio. Os resultados foram avaliados pelo teste Kruskal-Wallis, com significância de 5%.
RESULTADOS:
As análises de RMN 13C e 1H mostraram que os compostos 1 e derivado acetil 1a são acetogeninas, do tipo comum em família anonácea, com 37 átomos de carbonos, 3 grupos hidroxilas, um anel lactona insaturado (d7,02s,H-35;d148,87,C-35;d134,20,C-2;d173-87,C-1) e 2 anéis tetrahidrofurânicos. A presença da 3° hidroxila foi evidenciada por RMN 1H (d3,62) e RMN 13C (d71,71). Essa posição foi prevista para C-5 baseado no EIMS m/z 155,111,355 e 327 e associadas a sinais de H1, H1 COSY, HMQC E HMBC do derivado acetil (1a). O composto 1 não foi relatado na literatura. A mais alta inibição de ovos foi obtido com extrato EtOAc, nas concentrações de 5 e 25 mg.mL-1, que não demonstrou diferença para o thiabendazole (0,1 mg.mL-1). O extrato aquoso mostrou maior inibição que o controle negativo. A fração 31 (composto 1) inibiu a eclosão dos ovos em mais que 90% nas mesmas concentrações. A LC50 dos extratos aquoso, metanol:água, acetato de etila e acetogenina 1 foram 10.02, 0.89, 0.76 e 0.96 mg.mL-1 respectivamente.
CONCLUSÕES:
O efeito ovicida obtido com extrato acetato de etila é menor que os antihelmínticos sintéticos, entretanto os outros extratos testados e as acetogeninas tiveram uma ótima atividade frente a inibição da eclosão dos ovos de H.contortus. Esse estudo confirma a atividade ovicida de plantas da família Annonacea.
Instituição de fomento: Funcap
Palavras-chave:  Annona squamosa; Anti-helmíntico; Acetogenina.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005