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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
CAUSAS DA AGRESSIVIDADE INFANTO-JUVENIL NO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 7 A 16 ANOS NA CIDADE DE GUANAMBI - BA
LUCIENE ROCHA GONÇALVES 1 (luar930@hotmail.com), Sayonara Miranda Oliveira 1, Elisabeth Christy Viana de Souza 1, Claudio Bispo de Almeida 1, Eugênia da Silva Pereira 2 e Nadson de Souza Lopes 1
(1. Depto. de Educação, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XII; 2. Colégio Estadual Governador Luís Viana Filho - CEGLVF)
INTRODUÇÃO:
Atualmente, com todo acesso à educação e meios de informações, a agressividade e a violência de crianças e adolescentes praticadas ou sofridas por elas na escola, na família e na sociedade, têm sido noticiadas diariamente nos meios de comunicação e até presenciada no dia - a - dia na nossa comunidade. Para confirmar esses dados de comportamentos desumanos, desenvolvemos um trabalho junto à comunidade de Guanambi (Bahia), mais especificamente com as famílias cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para tentarmos identificar as causas da violência e, futuramente, sensibilizá-lo sobre a importância do diálogo para que seus entes possam se descobrir como seres humanos capazes de lidarem com as dificuldades, dominarem seus impulsos agressivos, sobressaírem em todas as situações sociais, mantendo sempre uma relação afetiva com todos, valorizando o amor e a interação humana como formas de crescimento pessoal e coletivo.
METODOLOGIA:
De início, realizamos entrevistas com famílias e um levantamento de registros de violência envolvendo crianças e adolescentes junto à Delegacia de Polícia Militar da cidade. Depois dos resultados obtidos, sobre as possíveis causas que levam o indivíduo a ser violento e do índice elevado de violência da nossa cidade, realizamos reuniões, palestras com as famílias e a sociedade em geral, com a participação de especialistas da área (psicólogo, psicopedagogo etc.) para discutirmos sobre os diversos fatores que contribuem para a agressividade e a violência de crianças, adolescentes e, futuramente adultos. Dentre esses fatores, estão: situação sócio-econômica, o mau uso da televisão e videogames, liberdade incondicional, descrença nos valores tradicionais (família, Igreja e escola), problemas relacionados aos genitores, busca pelo prazer, modificações legais, dentre outros. Os temas foram explanados em transparências, slides e com brincadeiras educativas que permitem a cooperação, a interação, a união, o tocar e o sentir o outro. No momento das palestras, houve muita participação com perguntas, questionamentos sobre o que cada um tem feito para ampliar os laços afetivos, se reservam algum tempo para conversar, dar carinho pra alguém, como gostariam de ser tratados (as) e porque não fazer o mesmo com os outros. E, também foram feitas leituras de textos e músicas relacionados com convivência e relacionamento humano.
RESULTADOS:
Como sabemos, o resultado, quando se trata de mudança de comportamento do ser humano, não se dá imediato. Se dá no decorrer do tempo com muitos esclarecimentos, incentivos, paciência e força de vontade. Com certeza não vai ser um período de uma vez por semana durante um ano, que foi o nosso caso, que vai mudar a nossa sociedade. Mas, se outras pessoas também fizerem o mesmo, nem se for periodicamente, obteremos resultados muito mais satisfatórios, pois apesar de ter sido um curto prazo, percebemos que os participantes ficaram sensibilizados e preocupados com a violência de nossa cidade que tem alcançado altos índices, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.
CONCLUSÕES:
Concluindo, o resultado do trabalho foi satisfatório, os nossos objetivos foram alcançados, pois houve sensibilização, interação, troca de conhecimentos e experiências. E, também a preocupação em fazer algo para amenizar a situação de violência em que se encontra nossa cidade. Isso nos proporciona mais força e coragem para continuarmos desenvolvendo trabalhos desta natureza, ou seja, de caráter social que envolve a comunidade, levando-a pensar e agir diante das mazelas sociais, a fim de buscar soluções para o bem comum de todos os cidadãos.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Agressividade; Infanto-juvenil; Violência.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005