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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica | ||
O PERFIL DA GESTÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB : UM ESTUDO DE CASO. | ||
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1 (romarques@hotmail.com), ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1, SYLVIA LUCENA DE FRANÇA COSTA 1, ÉRICA BATISTA LUCAS DE CARVALHO 1 e KARINA DIAS AMORIM 1 | ||
(1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA) | ||
INTRODUÇÃO:
Há um mito que parece dominar nos diversos tipos de segmentos organizacionais que afirma que as empresas familiares não são tão competitivas quanto às demais, que a administração não oferece um cunho tão profissional e que o retorno dos acionistas não condiz com as suas expectativas. Em função da grande crise econômica em que o Brasil se encontra, nos deparamos hoje com uma redução de demanda nos diversos setores da economia o que especificamente pode estar atingindo o comércio da nossa cidade. Com base neste contexto surgiu o interesse de verificar o atual perfil de gestão das empresas familiares em Campina Grande - Pb, com o objetivo de analisar-se os possíveis modos assertivos da visão administrativa dos proprietários das respectivas empresas, bem como, averiguar-se as seguintes variáveis, o nível de competitividade, se praticam técnicas de marketing de relacionamento e o comportamento dos familiares em relação aos conceitos de família, propriedade e empresa. Neste sentido, a pesquisa teve ainda como objetivo identificar quais os valores que poderiam estar relacionados a uma empresa familiar de sucesso e perenidade. |
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METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve como universo empresas familiares de Campina Grande – PB, que têm como cultura uma administração de base familiar. A amostra não-probabilística intencional foi composta por 30 (trinta) empresas de diversos segmentos comerciais da cidade. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados, formulários com questões fechadas em escala tipo LIKERT e questões de múltiplas escolhas. Os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade. Para realizar a análise dos dados, utilizou-se o programa SPSS for Windows versão 9.0 para correlação das informações que respondessem aos objetivos propostos neste estudo. Foram analisadas variáveis que versaram sobre os dados sócio-profissionais dos proprietários responsáveis pela gestão das respectivas empresas pesquisadas, inclusive, analisou-se aspectos referentes às estratégias administrativas; à regularidade das reuniões com membros das empresas; o processo decisório; a necessidade e existência de programas de capacitação para os funcionários e membros da família; a possível existência de conflitos organizacionais estarem associados à questões típicas do ambiente familiar e se estes interferem na produtividade da empresa, entre outras questões da cultura organizacional. |
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RESULTADOS:
A partir da descrição e análise dos dados coletados observou-se que não há predominância de apenas um gênero de gestores, pois observou-se uma certa igualdade de percentuais entre os gestores do sexo masculino (50%) e feminino (50%); a faixa etária acima de cinquenta anos destacou-se em (23,3%) dos entrevistados, o que apontou para um dado significativo, a maioria dos administradores das empresas familiares apresentam uma faixa etária relativamente baixa. Constatou-se também que (43,3%) responderam ter nível superior incompleto ou em curso e que o tempo de serviço prestado à empresa supera doze anos (40%). Constatou-se que (60%) dos entrevistados concordaram totalmente que a visão de futuro dos envolvidos na empresa é que determina o sucesso desta, concomitantemente, (66,7%) concordaram que a experiência dos descendentes devem ser adquirida fora da empresa, assim como (80%) estão de acordo que os funcionários, sendo familiares ou não, devem participar de cursos e treinamentos sistemáticos para se manterem atualizados. Assim como (63,3%) dos gestores das empresas analisadas afirmaram que realizam planejamentos antes de tomarem qualquer decisão e (60,1%) concordam totalmente que deve existir a separação dos conceitos de família, propriedade e empresa, uma vez que (30%) concordaram que o vínculo familiar pode gerar ou agravar os conflitos dentro da empresa. No entanto, observou-se que (43,3%) dos entrevistados discordaram totalmente da existência do mito que afirma que as empresas familiares não são tão competitivas que as demais. |
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CONCLUSÕES:
Concluiu-se, portanto, que a competitividade das empresas familiares encontra-se provavelmente num patamar de igualdade com as demais, pois em sua maioria elaboram planejamentos estratégicos antes das tomadas de decisões, assim como realizam reuniões regulares com os membros participantes da administração da empresa e afirmaram existir uma consciência da necessidade dos funcionários, sendo familiares ou não, de se desenvolverem através de treinamentos e cursos. Sendo assim, pareceu notório que a visão de futuro dos familiares envolvidos na gestão das empresas familiares pode vir a influenciar no sucesso da empresa. Portanto, o mito de que estas empresas não são tão competitivas quanto às demais, parece ter sido de certo modo refutado nesta pesquisa, uma vez que os entrevistados discordaram de forma praticamente unânime e apontaram para uma possível incoerência dessas especulações com a realidade administrativa das empresas familiares nesta cidade. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: empresa familiar; campina grande; gestão. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |