IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
OS IMPACTOS DOS RESORTS NO LITORAL CEARENSE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Camila Freire Sampaio 1 (sampaiocamila@ibest.com.br), Luzia Neide M. T. Coriolano 1, Adriana Marques Rocha 1, Eluziane Gonzaga Mendes 1, Cícera Inara Oliveira Sousa 1 e Francisca Enyvládia Rodrigues de Lima 1
(1. Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objeto de estudo os resorts do litoral cearense. O litoral cearense vem sendo impactado pela prática do turismo globalizado, voltado aos megas empreendimentos. Assim este estudo analisou os impactos causados pelos grandes hotéis e resorts na orla litorânea do Estado. Os objetivos foram localizar os resorts, analisar seus impactos socioeconômicos, culturais e ambientais, identificando as transformações no espaço a partir de suas implantações.
METODOLOGIA:
Adotou-se uma metodologia dialética, tentando dar conta das contradições. Partiu de uma revisão de literatura para aprofundamento do tema e embasamento teórico e realizou pesquisas nas instituições e em campo. A pesquisa foi realizada em alguns resorts litorâneos através de visitas de campo para entrevista e aplicação de formulários.
RESULTADOS:
Verificou-se que estes mega empreendimentos turísticos instalaram-se no litoral na década de 1990, desacatando as comunidades, expropriando as terras dos pescadores e causando impactos em várias dimensões. Este fato é uma constante ao longo dos 573 km de litoral do Ceará, onde se alocam estes meios de hospedagens característicos do turismo globalizado, ou seja, aquele voltado ao mercado internacional, tendo em vista a entrada de divisas e a acumulação de capital. Este modelo da atividade turística pouco tem contribuído para o desenvolvimento local das comunidades receptoras de turismo, pois a maior parte dos proprietários de hotéis e resorts não têm compromisso com a comunidade onde instala seu equipamento e não há ainda por parte dos governos, cobrança da responsabilidade social destas empresas.
CONCLUSÕES:
Este processo turístico tem sido prejudicial às comunidades por impactar o meio ambiente e por afastar alguns nativos de suas atividades tradicionais como a pesca e a agricultura, quando têm suas economias afetadas. As comunidades não atingidas pelos resorts inventaram um modelo alternativo de turismo, o turismo comunitário. O turismo global é oposto ao turismo comunitário, que se apresenta como uma alternativa para as comunidades distribuírem, entre os residentes, os lucros obtidos com a atividade turística e que vem sendo desenvolvido com êxito em algumas comunidades litorâneas, pois se deve ressaltar que o turismo deve ser concebido como um meio que pode contribuir, junto com outras atividades econômicas, a obter um maior nível de desenvolvimento econômico e social de toda população local, priorizando o homem e não o capital.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  GEOGRAFIA DO TURISMO; IMPACTOS; RESORTS.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005