IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
ANÁLISE DO INVESTIMENTO NO CAPITAL INTELECTUAL : O CASO DA UNIMED EM CAMPINA GRANDE – Pb.
JOSIPLESSIS BARROS PONTES MARQUES 1 (romarques@hotmail.com), ROBSON OLIVEIRA MARQUES 1, ANDREZZA MARIANNA PINTO DE OLIVEIRA 1, ANDREZZA RAPOSO EULÁLIO 1 e RAYFF ANDERSON DE ANDRADE TITO 1
(1. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA)
INTRODUÇÃO:
A nova tendência da gestão do conhecimento nas organizações possui características marcantes, capazes de promover mudanças significativas nos ambientes internos e externos das empresas e na sociedade na qual interagem. Cenários racionais de aproveitamento da força do trabalho podem criar oportunidades efetivas de desenvolvimento individual e corporativo. Frente às mudanças econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, houve uma profunda alteração da estrutura e dos valores da sociedade e das corporações. Neste novo panorama, o conhecimento passou a ter fundamental importância em todas as atividades econômicas, sendo considerado um dos principais ingredientes de sucesso. Muito mais do que contribuir para a valorização total da empresa, o conhecimento é a base de sua estrutura interna e externa, subsidiando a competição e possibilitando enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais exigente. Neste sentido, investir no capital intelectual dos funcionários passa a ser uma experiência de aprendizagem que pode possibilitar a eficiência de todo o ambiente organizacional, podendo ser a chave para a alavancagem competitiva da companhia, bem como, significar um mecanismo de enriquecimento planejado em longo prazo, podendo ainda propiciar um programa real de melhoria contínua da qualidade de vida do pessoal envolvido. Para tanto, o objetivo central desta pesquisa foi avaliar a preocupação da Unimed em Campina Grande – Pb para com o investimento no capital intelectual dos membros da sua equipe, através da investigação das perspectivas e avaliações dos próprios colaboradores.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa do tipo exploratória e descritiva, foi desenvolvida tendo como universo a empresa do segmento de planos de saúde – Unimed, na cidade de Campina Grande – Pb. A amostra foi comporta por 50 colaboradores do setor administrativo, analisou-se no entanto, as respostas de todos os funcionários deste setor da empresa. O objetivo geral deste estudo consistiu em avaliar a preocupação da administração da empresa para com o investimento na capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores. Foram abordadas variáveis que vão desde questões sócio-culturais, que possibilitaram traçar um perfil do funcionário Unimed – C.G, até questões referentes às instalações físicas do ambiente de trabalho e sua consonância com a execução do mesmo, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, as relações interpessoais entre a equipe de trabalho, e a avaliação da diretoria administrativa Unimed-C.G e especialmente questões sobre o investimento da empresa para com o desenvolvimento dos seus colaboradores, bem como, avaliou-se o comprometimento da empresa para com o desenvolvimento profissional da equipe. Para tanto, utilizou-se como instrumento para a coleta de dados formulários estruturados com questões de múltipla escolha e em escala tipo Likert, aplicados pelos pesquisadores sob forma de entrevista dirigida junto aos colaboradores da empresa pesquisada, sendo estes entrevistados escolhidos aleatoriamente e por acessibilidade, uma vez que atendessem aos critérios centrais da pesquisa, ou seja, ser funcionário efetivo do setor administrativo da Unimed – C.G.
RESULTADOS:
Os resultados foram obtidos a partir da análise e cruzamento dos dados através da utilização do programa SPSS for Windows versão 9.0. Neste sentido, observou-se as seguintes conclusões quanto ao perfil do funcionário Unimed – C.G, há uma predominância do gênero feminino (81,63%), quanto a faixa etária, (38,78%) dos entrevistados encontram-se entre 36 e 44 anos e trabalham há mais de 10 anos na empresa (48,98%). Quanto às instalações físicas, (77,6%) dos funcionários classificaram como satisfatórias, no que se refere à viabilidade de execução do seu trabalho (54,17%) responderam que há viabilidade e reconhecimento pela empresa, (93,75%) consideraram excelente ou bom o relacionamento entre os membros da sua equipe de trabalho. No que tange a perspectiva dos funcionários acerca do comprometimento da Diretoria Administrativa com o seu crescimento profissional, (71,43%) dos entrevistados consideraram satisfatório este comprometimento, evidenciando, ainda, que (85,1%) destes profissionais reconheceram que a Unimed – C.G desenvolve programas de capacitação que promovem o crescimento profissional de seus colaboradores e consequentemente o desenvolvimento do capital intelectual da organização.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos dados descritos, concluiu-se que a Unimed – C.G desenvolve programas de capacitação e desenvolvimento do capital humano da empresa, uma vez que seus próprios funcionários, aproximadamente (85,1%) apontaram para este investimento e corcordaram haver uma promoção do desenvolvimento da empresa como um todo. Parecendo estar, pois, inserida no rol de empresas de vanguarda no que diz respeito ao investimento em capital intelectual. Deste modo, o posicionamento da empresa frente ao mercado tende a ser bastante satisfatório, uma vez que (72,0%) dos colaboradores encontram-se satisfeitos com a sua qualidade de vida e atribuem que esta em parte é proporcionada pela empresa. Detectou-se que (53,06%) dos funcionários admitiram ter uma preocupação pessoal com o seu próprio desenvolvimento e capacitação profissional, enquanto que (71,43%) dos entrevistados reconheceram o comprometimento da empresa para com a capacitação de seus colaboradores e (49,0%) classificaram como boa a preocupação da Unimed – C.G para com o crescimento e capacitação profissional dos membros de sua equipe.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  capital intelectual; investimento; unimed-cg.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005