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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
O TRABALHO DO SERVIÇO NO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS INDÍGENAS, EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL, EM CACOAL E ESPIGÃO D' OESTE.
Dalva Felipe de Oliveira 1 (servicosocialjp@ulbra.br), Dulce Teresinha Heineck 1, José Carlos Pereira dos Santos 1, Lidiane Tanazildo da Costa 1, Thiago Dias Quintino 1 e Ianne Pontes Alexandre 1
(1. Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo é resultante do projeto de pesquisa: Questão Social na Amazônia, suas Expressões e Formas de Enfrentamento: desvendando mitos e revelando fatos no Estado de Rondônia. O texto sistematiza o trabalho do serviço social no atendimento a crianças indígenas em situação de risco social nos municípios de Cacoal e Espigão D’Oeste, Estado de Rondônia. O objetivo é identificar a situação de risco social em que se encontram expostas as crianças indígenas das aldeias Suruí e Cinta-larga, e, ao mesmo tempo, encontrar formas de prevenção e atendimento ás mesmas.
METODOLOGIA:
O trabalho ocorreu de forma natural, tendo os pesquisadores se utilizado da pesquisa ação, pois, ao mesmo tempo em que estavam pesquisando, estavam, também, intervindo na realidade pesquisada, contribuindo para esclarecimentos acerca de problemas enfrentados, objetivando encontrar soluções coletivamente. Constata-se que a pesquisa ocorreu, em um primeiro momento, através de fóruns de debates por aldeia com a presença de crianças, jovens, adultos e lideranças indígenas e contou com executores da ação, entre eles, CEULJI/ULBRA, FUNAI/Cacoal, CONSELHO TUTELAR E SEDUC/Cacoal. Para a análise dos dados utilizou-se o método dialético.
RESULTADOS:
O serviço social identificou as situações de risco social tais como: envolvimento das crianças e jovens indígenas com drogas (álcool, cigarro, maconha). Crianças e jovens que se evadiram da escola para freqüentar os bares da cidade; crianças que precisam sair de suas aldeias às cinco horas da manhã para chegar à escola antes do início da aula e retornam para suas aldeias mais ou menos às quinze horas e, devido a distância, ficam expostas aos perigos da rua; meninas e meninos que, segundo os pais, ao terem contato com a cultura do branco são expostos a problemas de violência e, conforme já identificado pela Funai, expostos a doenças sexualmente transmissíveis e outras enfermidades. Identificou-se, ainda, situações discriminatórias quanto ao atendimento na área de saúde e de educação.
CONCLUSÕES:
As situações estão ligadas diretamente à perda de cultura indígena, incorporação da cultura do branco e discriminação do branco em relação ao Índio. Todas as aldeias, num total de onze (11), apresentarem problemas decorrentes ao uso do álcool pelos jovens e adultos. Em 50% (cinqüenta por cento) das aldeias, foi detectado problemas ligados à violência e a outras drogas, como a maconha. Em 100% (cem por cento) das aldeias, ocorrem questões discriminatórias e de descaso em relação à saúde e educação das crianças e jovens. É necessário a criação de serviços de atendimento sócio-assistencial contínuo aos grupos indígenas, pois, percebeu-se que estes grupos estão sendo relegados ao esquecimento e ao abandono tanto pelo poder público quanto pela sociedade em geral. Até o momento da pesquisa, não havia nenhum serviço de atendimento assistencial a esses povos. A própria FUNAI ressalta que não sabe como agir perante as situações de risco social que os povos indígenas da região estão vivenciando. Salienta ainda, que a questão da saúde fica a cargo da FUNASA e que esta não está cumprindo o seu papel e que a educação indígena é responsabilidade da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) que também tem deixado muito a desejar. Não podemos deixar de salientar que os governos tanto locais, quanto federais, precisam tomar medidas urgentes quanto à problemática detectada, visando à proteção dos povos indígenas. É necessário que se crie políticas públicas que garantam a prevenção, atendimento e segurança dos povos indígenas em Rondônia, e, em todo o país.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Questão Indígena; Políticas Públicas; Assitência Social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005