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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação Digital | ||
INTERNET E TERCEIRA IDADE, O CONSUMO DE INTERNET PELOS MAIORES DE SESSENTA NA CIDADE DE FORTALEZA. | ||
Geórgia Maria Feitosa e Paiva 1 (georgiafeitosa@hotmail.com) e Regina Heloísa Maciel 1 | ||
(1. Centro de Ciências Humanas, Universidade de Fortaleza-UNIFOR) | ||
INTRODUÇÃO:
A internet tornou-se parte do cotidiano das pessoas de todo o mundo, independente de classe social ou idade. Alcança, atualmente, um mercado promissor que, ao desenvolver uma comunicação saudável, propõe uma integração entre seus usuários, independente de suas diferenças. Estas, por sua vez, concentram-se em nichos virtuais, tais como os grupos sociais. Neste sentido, é valido destacar a relevância de se entender como esses grupos percebem a rede. Um desses nichos é composto por pessoas maduras, com idade superior aos sessenta anos (Terceira Idade). O grupo da Terceira Idade era, até pouco tempo, um grupo inexpressivo. Dada a sua pouca expressividade, esse grupo foi negligenciado nas políticas governamentais, principalmente no que se refere à falta de estímulo à sua qualidade de vida. Nos dias de hoje, a Internet tornou-se um dos maiores atrativos desse nicho social. No entanto, vários são os obstáculos ao acesso à Internet pelo grupo da terceira idade no Brasil. Visando uma melhor qualidade de vida desse grupo e o seu maior acesso à mídia Internet, esta pesquisa investiga as concepções e opiniões, bem como a forma de acesso de pessoas de mais de sessenta anos na Internet. O objetivo é, através dessa análise, identificar as expectativas e frustrações para facilitar o processo de inclusão deste grupo no ambiente virtual. Neste aspecto, a Internet poderá contribuir para a socialização e para a valorização do idoso na sociedade. |
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METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo qualitativo, pois o objeto da pesquisa requeria a entrevista de pessoas do grupo da terceira idade que já tivessem contato com a Internet. Para isso, escolheu-se uma instituição que concentrasse pessoas com idade superior ou igual aos sessenta anos e que fornecesse cursos de informática e Internet voltados para esse grupo. A Universidade sem Fronteiras (UNISF) de Fortaleza foi contemplada por ser a primeira instituição a fomentar esse tipo de curso. A pesquisa foi realizada no período de Fevereiro e Março do ano de 2005. Os métodos utilizados foram: (a) a observação livre dos alunos durante suas aulas de internet, procurando-se verificar as necessidades que o grupo tem para tornar o acesso mais fácil e eficaz; (b) entrevista com o professor do grupo da terceira idade para pontuar as principais dificuldades e preferências dos idosos e (c) entrevistas com quatro idosos pontuando experiências e opiniões a respeito do uso da internet. Os entrevistados foram dois homens e duas mulheres, com idades distintas e em diferentes fases de aprendizado dentro do curso. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise realizada baseou-se no método do “Discurso do Sujeito Coletivo” proposto por Lefévre et al (2000). Os principais eixos da análise dizem respeito à história de aproximação ao meio Internet, às necessidades expressas quanto à forma de acesso, o uso do computador e as necessidades de informação propriamente ditas, tais como os “sites” mais utilizados. |
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RESULTADOS:
A pesquisa mostrou que os entrevistados, os quais nunca tiveram contato com o computador, antes de freqüentarem o curso em questão, apresentaram dificuldades em compreender aspectos relativos à informática, tais como a posição das letras no teclado, termos técnicos, problemas para lembrar comandos específicos e outras dificuldades relacionadas ao uso dessa tecnologia. Outro aspecto relevante, tanto entre os usuários que já tinham conhecimento prévio em informática e aqueles que nunca haviam entrado em contato com o computador, foi a estranheza quanto aos termos utilizados, em língua inglesa, presentes no computador e na Internet. Todos os entrevistados colocaram a Internet como uma das principais motivações para fazer o curso de Informática. A curiosidade e a possibilidade de se corresponderem com parentes e amigos foram os motivos mais destacados pelos entrevistados para aprenderem a “navegar” na internet. Quanto ao local de acesso, apenas dois entrevistados têm contato com a Internet fora do ambiente de ensino, se estendendo para o domicilio. Todos os entrevistados relataram que a experiência com a Internet tem sido entusiasmante. Quanto à linguagem, foi possível observar que os entrevistados tiveram dificuldades apenas em um primeiro momento, mas colocam o tamanho da letra como um empecilho no processo comunicativo. |
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CONCLUSÕES:
A Internet no Brasil e no mundo tornou-se uma mídia pluralista no que diz respeito à possibilidade de atingir uma infinidade de pessoas. As tendências mostram que futuramente a Internet será um meio de comunicação tão comum quanto o Rádio e a Televisão. Para a concretização desta disposição é preciso destacar a participação do grupo Terceira Idade na rede, pois em poucos anos representará uma maioria em comparação com a população jovem. Pode-se perceber que o interesse da Terceira Idade em entrar em contato com a Internet é um fato bastante recorrente em Fortaleza. Somente no local pesquisado foi observado que mais de 100 alunos com idade superior a sessenta anos já têm conhecimento da rede. No entanto, observou-se que as pessoas que procuram este curso possuem boas condições financeiras, colocando a rede, no município de Fortaleza, num patamar elitista. O grupo pesquisado demonstrou ter interesses específicos, buscando serviços mais apropriados para a sua idade. A Internet vem conquistando crianças, adultos e, paulatinamente, o público maduro do Brasil. Assim, é importante colocar essa nova mídia a serviço da qualidade de vida dos idosos, propiciando-lhes informações e diversão condizentes, colocando o velho em contato com o novo. Nesse sentido, ele experimenta, conhece e cresce junto com uma rede que precisa ouvi-lo para melhor responder aos seus interesses. Os resultados sugerem assim, uma série de conteúdos importantes para o meio específico da terceira idade. |
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Palavras-chave: Comunicação; Internet; Idoso. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |