IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONSCIÊNCIA GRAMATICAL E O USO DE CADEIAS COESIVAS NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
Kátia Leal Reis de Melo 1 (katiamelo@hotmail.com) e Margarete Maria da Silva 1
(1. Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
Várias pesquisas têm evidenciado a existência de uma conexão entre o desenvolvimento das habilidades metalingüísticas, a exemplo da consciência gramatical, e diferenças individuais na aquisição da leitura e da escrita. Assim, o presente estudo buscou compreender a contribuição da consciência gramatical para a produção de textos escritos, identificando as diferenças entre os textos produzidos por crianças que foram submetidas à estimulação da consciência gramatical (grupos experimentais) das que não foram submetidas (grupos controle), a partir da identificação dos elementos microlingüísticos utilizados nas produções textuais considerando o uso das cadeias coesivas. Esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a aquisição da língua escrita podendo ajudar, desta forma, as crianças a se tornarem usuárias competentes da língua escrita bem como, orientar os profissionais da educação no enfrentamento do desafio de ensinar competências tão complexas como a leitura e a escrita.
METODOLOGIA:
Como procedimentos metodológicos foram analisados 120 textos produzidos pelos participantes das escolas A e B do estudo de Melo (2002), a partir do levantamento quantitativo e qualitativo, considerando a diversidade e adequação do uso das cadeias coesivas identificadas nas produções textuais. O levantamento e a análise do uso dessas cadeias coesivas foram baseados nas categorias desenvolvidas por Antunes (1996) / Spinillo (2001). Os dados encontrados foram submetidos a um tratamento estatístico, a fim de verificar a significância das diferenças encontradas entre os grupos de cada escola quanto à coesão textual – cadeias coesivas.
RESULTADOS:
Os resultados encontrados evidenciam que as crianças que foram submetidas à estimulação da consciência gramatical apresentaram um maior uso de cadeias coesivas tendo em vista a sua adequação, diferença esta significativa de acordo com o teste U de Mann Whitney. A cadeia coesiva que mais expressou uma superioridade de uso nos grupos experimentais em comparação aos de controle das escolas A e B, foram as cadeias por repetição.
CONCLUSÕES:
Os dados coletados demonstram que a consciência gramatical é um elemento importante na produção de textos, uma vez que as crianças submetidas à estimulação da consciência gramatical apresentaram textos mais bem elaborados e coesos do que as que não foram submetidas. Fica evidenciado, desse modo, que há uma estreita relação entre consciência gramatical e a aquisição da leitura e da escrita, e que esta habilidade metalingüística – consciência gramatical – tem um papel fundamental no ensino/aprendizado da língua escrita nas escolas.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Consciência gramatical; Produção de textos; Cadeias coesivas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005