IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO DO SÉCULO XXI
JULIO CANDIDO DE MEIRELLES JUNIOR 1 (jcm@nextwave.com.br)
(1. Depto. de Administração, Faculdade de Ciências Gerenciais de Santos Dumont/MG)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa proposta demonstra algumas apreensões com as definições da estrutura administrativa para que as decisões estratégicas sejam implementadas de forma a minimizar os custos, definir as responsabilidades, as linhas de autoridade, bem como a determinação de quem, como e quando irá desempenhar as tarefas. Evidencia a ênfase dada às novas tecnologias, a pesquisa, de modo que o Administrador tenha o domínio de conceitos de outras disciplinas que venham a contribuir e orientá-lo para a eficácia. Preocupa-se com a nova situação diante das organizações, o novo ciclo iniciado com a concorrência globalizada pelas incertezas, pela busca do conhecimento e pela dinâmica futurista de um novo mundo que se vislumbra, com novas tendências e necessidades. A pesquisa apresenta como pressuposto a necessidade de um controle em todo o sistema de gestão e um monitoramento eficiente, incluindo a inserção no sistema de um controle de custo eficiente como o ABC.
METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva e explicativa, quanto aos fins. Documental, bibliográfica e levantamento de dados junto a administradores e gerentes de produção. A abordagem qualitativa desenvolveu-se através de entrevistas e questionários junto gerentes e responsáveis pelas áreas de produção e manutenção de empresas de Juiz de Fora bem como de profissionais em gestão e docentes da área, para confirmação das tendências reveladas pela pesquisa.
RESULTADOS:
Com base nos dados selecionados, verificou-se que a capacitação do profissional é um alto fator para garantia e qualidade de gestão, que decorre diretamente de sua experiência profissional, da qualidade do ensino que lhes foi ministrado no respectivo curso de formação e educação continuada, muito necessária nos dias atuais. A pesquisa mostrou que o gestor deve ser uma pessoa dinâmica, capaz de se adaptar as mudanças e ter uma visão tanto de macro e micro economia bem desenvolvida. Deve ter uma apurada capacidade de liderança com acentuado senso de direção. Foi detectada uma maior eficiência quando o gestor tem uma equipe bem orientada, principalmente norteando, desenvolvendo e revisando os padrões de desempenho da empresa. Desta maneira, assegura que o resultado real do sistema esteja sempre em conformidade com os padrões estabelecidos. No universo pesquisado encontrou-se um fator importante que mostra a tendência do mercado, exigindo um profissional voltado para a gestão e interpretação das informações geradas pelo sistema. Observou-se que as empresas quando trabalham com um profissional orientado para o mercado e que mantêm uma equipe direcionada, tem um ótimo aproveitamento de sua capacidade técnica, ganhos com eficiência do processo e uma economia bem acentuada com os gastos de manutenção.
CONCLUSÕES:
A pesquisa demonstrou a necessidade de qualificação, como diferencial para a administração moderna, diante não só dos desafios rotineiros, mas de toda visão holística globalizada. Observou-se que a informação e o gerenciamento são fatores indispensáveis para a sobrevivência. A necessidade de crescimento e especialização demonstra que cada vez mais existe um maior número de empresas em plena expansão de conhecimento, com recursos humanos altamente qualificados, que certamente são fatores decisivos neste mundo competitivo, onde cada centavo economizado e a economizar é um lucro em potencial. Todas as atividades gerenciais e de controle são altamente prioritárias e torna-se cada vez mais relevante o capital intelectual. Os profissionais gestores devem estar preparados para saber agir, saber mobilizar recursos diante de qualquer situação, saber comunicar em todos os níveis, saber aprender a todo o momento, saber comprometer-se, saber assumir responsabilidades e ter visão estratégica do negócio. A qualificação é indispensável, bem como uma formação acadêmica continuada que assegure a este profissional a capacitação suficiente para análise e tomada de decisões. Concluiu-se que as empresas precisam de profissionais aptos para o processo decisório, interpretando as informações, analisando e tomando decisões, do chão de fábrica a alta administração, de maneira que a empresa caminhe para um processo de crescimento continuado e estabilizado.
Palavras-chave:  Capacitação profissional; Capital intelectual; Gestão de processo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005