IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, POLITÍCAS E SOCIAIS DE JOVENS QUE MIGRARAM DA REGIÃO SUL DO BRASIL PARA A CIDADE DE RONDONÓPOLIS MT ENTRE OS ANOS DE 1970 E 1980
Stela Maris Mattana 1 (stelamarica@hotmail.com) e Manoel Francisco de Vasconcelos Motta 2
(1. Departamento de História/UFMT; 2. Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve por objetivo investigar a trajetória educacional, política e social de jovens que migraram dos Estados da Região Sul do Brasil para cidade de Rondonópolis - MT, nos períodos de 1970 e 1980. Os sujeitos que participaram desta pesquisas ocupam hoje diversas posições de destaque na sociedade Rondonopolitana e no Mato Grosso, os motivos e expectativas pelos quais estes jovens migrantes deixaram seus municípios de origem, constituem um fator importante na compreensão de determinado fluxo migratório, sobretudo, por revelar o projeto de vida do grupo migrante no contexto em que estão inseridos.
METODOLOGIA:
O estudo situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de investigação: levantamento bibliográfico, estudo da bibliografia, e entrevistas semi-estruturadas, onde procurou-se saber os diversos motivos e expectativas pelos quais os jovens migrantes deixaram seus municípios de origem.
RESULTADOS:
Constatou-se que o principal motivo pelo qual esses jovens migraram da Região Sul do Brasil, para a cidade de Rondonópolis MT foi a busca por melhores condições econômicas, de ascensão social e poder político. As expectativas, em sua grande maioria, foram atendidas, embora registrem algumas dificuldades nas condições de vida na região no início da migração. Acreditam terem tido importância no desenvolvimento do município e do estado, conservando ali também muito de suas tradições sulistas.
CONCLUSÕES:
A pesquisa apontou que a cultura Rondopolitana possui fortes traços ruralistas, sendo um município produtor de grãos, devido a influência de grupos migratórios advindos da Região Sul do Brasil que tinham fortes laços com o campo. Os jovens que migraram na década de 1970 a 1980 eram recém-graduados e tiveram o início de suas carreiras no município. Esses jovens ocupam hoje, destacadas posições na vida política e social no Município e no Estado. É importante ressaltar que o atual governador do estado de Mato Grosso faz parte dessa geração de jovens migrantes que vieram para o Mato Grosso durante o período pesquisado.
Palavras-chave:  Educação; Juventude; Migração.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005