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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
OS JOVENS E ADULTOS VOLTAM A ESTUDAR: POR QUÊ?
Andréa Mônica Santana da Silva 1, 2 (andreasantana2003@hotmail.com)
(1. Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 2. Prefeitura da Cidade do Recife - PCR)
INTRODUÇÃO:
A escolarização de adultos trabalhadores, no Brasil, surge a partir da Revolução de 1930, que com o processo de industrialização traz grandes mudanças econômicas e ideológicas. Esse processo exige do trabalhador uma qualificação profissional que vai além dos mecanismos de leitura, escrita, e cálculo. Como cidadã, a classe operária passa a ter significado no apoio as novas relações de poder que se instauram nesse período. Hoje, diante do crescente número de jovens e adultos que voltaram a freqüentar as salas de aula no Brasil no ano de 2003 - mais de 11% - segundo dados preliminares de uma pesquisa do Ministério da Educação (Censo 2002) tornou-se relevante analisar o por que desse retorno. Esses números, segundo o MEC, representam mais de 5 milhões de pessoas com idade acima de 15 anos que voltaram aos bancos escolares em todo o país no ano de 2003. Tendência essa, que já vinha sendo verificada desde a década de 1990, quando a preocupação em se ofertar a escolarização para todos crescia, tomando corpo nas políticas públicas através da LDB, Lei 9394/96. Mas, o marco dessa conquista foi o ano 2000 , uma vez que houve um crescimento cada vez maior do atendimento a essa faixa etária de estudantes, os que abandonaram os estudos há anos, ou, até mesmo décadas, e agora resolveram voltar.
METODOLOGIA:
A pesquisa desenvolveu-se tendo como sujeitos 12 alunos do módulo I da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários e posteriormente foi feito o cruzamento das informações obtidas com o material bibliográfico selecionado. Perguntas como: o por que de se voltar a estudar, o que se veio buscar na escola e seu objetivo ajudou na análise dando subsídios para que chegássemos aos resultados apresentados.
RESULTADOS:
A Educação Básica, cambaleante e desestruturada aliada ao despreparo da escola para receber alunos marginalizados pelas desigualdades sociais, culturais e econômicas do país, desencadeou os altos índices de evasão, o fracasso escolar (repetência) e exclusão dos alunos do sistema regular (idade própria) criando a distorção idade/série e mais tarde a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por que é que os alunos da EJA procuram novamente a escola? Segundo os achados dessa pesquisa, os alunos da EJA voltam a estudar: 1- Para saber mais – Segundo os alunos pesquisados, o conhecimento é necessário, há sempre o que se aprender e o que se aprende nunca é demais. Afirmam isso, pois dizem em suas respostas aos questionários, que para quem sabe mais as coisas são mais fáceis, o mundo é mais fácil; 2- Para garantir um trabalho - À volta a escola é vista, também, por eles como um meio de inserção na sociedade, pois, essa sociedade letrada em que vivemos exige de seus indivíduos o domínio do código escrito, excluindo àqueles que não se enquadram nessas exigências. Essa tendência é reforçada porque à escola é conferido o papel de integrar os indivíduos que a freqüentam, a sociedade (inserção social), sendo assim, deve ter como princípio básico, a Ressocialização.
CONCLUSÕES:
A escola da EJA deve, além de tudo, mostrar aos indivíduos que a freqüentam as reais oportunidades, dependências e dificuldades que terão que enfrentar para alcançar os objetivos traçados. Deve mostrar que os caminhos a serem seguidos nem sempre serão calmos e fáceis e que, na verdade, eles terão que passar por muitas tempestades (sociais, políticas e econômicas). Dessa forma a escola deixará de ser um espaço de discredibilidade, desânimo, insatisfação e se transformará em alimentadora e possibilitadora de realizações.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Pernambuco/Prefeitura da Cidade do Recife
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EJA; Alfabetização; Trabalho.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005