IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ESTRUTURA POPULACIONAL DE Chiropsalmus quadrumanus (CNIDARIA: CUBOZOA) NA PRAIA DO MEIRELES, FORTALEZA, CEARÁ
Marcelo de Oliveira Soares 1 (bio_marcelo@yahoo.com.br), Helena Matthews-Cascon 1, André Carrara Morandini 2 e Antônio Carlos Marques 2
(1. Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará - UFC; 2. Departamento de Zoologia, Universidade de São Paulo - USP)
INTRODUÇÃO:
Cubozoa e Scyphozoa, classes de Cnidaria, incluem a maior parte dos grandes invertebrados marinhos. O ciclo de vida de Cubozoa é complexo e consiste de uma fase medusóide pelágica e uma fase polipóide bêntica. As mudanças na biomassa de medusas tendem a ocorrer rapidamente promovendo um forte efeito na ecologia de comunidades pelágicas. Durante certos períodos as medusas dominam a biomassa do zooplâncton. Agregados de grande densidade exercem um notório efeito em atividades econômicas humanas como turismo, pesca e várias indústrias costeiras. Envenenamentos por cnidários são geralmente causados pelas medusas, especialmente de Scyphozoa e Cubozoa. O conhecimento sobre as flutuações temporais em Scyphozoa e Cubozoa é limitado, sendo pouco estudadas no litoral brasileiro. A espécie Chiropsalmus quadrumanus é uma medusa da classe Cubozoa predadora de peixes e crustáceos. Seu veneno é bastante potente sendo atribuída mortes em crianças devido ao contato com os tentáculos dessa espécie. Apesar da sua importância ecológica, econômica e para a saúde pública nada é conhecido sobre os padrões sazonais e abundância de Chiropsalmus quadrumanus no litoral cearense e no Brasil. Assim, este trabalho objetiva o estudo da dinâmica populacional de Chiropsalmus quadrumanus na praia do Meireles, Fortaleza-CE.
METODOLOGIA:
Foram feitas coletas quinzenais em rede de arrasto desde Agosto de 2003 a Julho de 2004 na praia de Meireles, Fortaleza-CE. Os animais capturados foram levados ao laboratório e uma triagem primária foi feita com o intuito de separar os animais que pertençam à classe Cubozoa. Uma vez separados dos demais, os animais da classe Cubozoa foram submetidos às atividades de fixação e posterior identificação. Os animais vivos foram anestesiados com uma solução de 1:1 de água do mar e 7,5% de cloreto de magnésio antes de serem fixados. A fixação dos animais foi feita com formaldeído 4% em solução de água do mar. Foram feitas medições do tamanho umbrelar para avaliar as diferenças de tamanho nos períodos chuvoso e seco. Nas variáveis foram analisados os seguintes parâmetros estatísticos: Média, Desvio Padrão e Histogramas de distribuição de freqüência. O teste de Kolmogorov-Smirnov foi utilizado para analisar se a distribuição dos dados segue a curva de Gauss. O teste t de student ao nível de significância de 5% foi utilizado para a comparação de médias dos indivíduos do período chuvoso e não chuvoso.
RESULTADOS:
A distribuição sazonal de Chiropsalmus quadrumanus compreendeu a ocorrência no período chuvoso e seco aparecendo em 9 dos 12 meses amostrados, portanto com uma freqüência de ocorrência sazonal de 75%. Os dados biométricos agrupados mostram que no período seco a média e o desvio padrão foram 3,32 (0,55) já no período chuvoso foram de 3,85 (0,9). O teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov efetuado nos dados agrupados revelam que seguem uma distribuição gaussiana. O teste t de student (t=1,936, g.l= 19, α = 0,05) não se mostrou significativo entre os exemplares analisados no tocante ao diâmetro da umbrela entre os períodos analisados. Tais dados sugerem que a população de indivíduos menores e maiores é equilibrada em ambos os períodos amostrados. Os dados de abundância mostram que o maior número de indivíduos coincide o período de maiores médias pluviométricas com média de 22 indivíduos por arrasto nos meses chuvosos contra 4 indivíduos por arrasto nos meses secos. Diversos autores relatam o aparecimento de um maior número de medusas com o aumento da pluviometria, temperatura e queda da salinidade.
CONCLUSÕES:
Os dados revelaram que a dinâmica populacional de Chiropsalmus quadrumanus na praia do Meireles, Fortaleza-CE está relacionada principalmente ao período de maior precipitação pluviométrica. O aporte de nutrientes no ecossistema litorâneo decorrente da drenagem continental pela precipitação pluviométrica aumenta a produtividade do ecossistema maximizando a disponibilidade de nutrientes para diversas espécies levando a um incremento do zooplâncton inclusive das medusas de Chiropsalmus quadrumanus. Não foi possível evidenciar se ocorre recrutamento em um dos períodos devido a análise estatística do tamanho da umbrela das medusas não ter sido significante entre os períodos amostrados. Tais dados podem ser utilizados pela saúde pública, pois determinados fatores atmosféricos e oceanográficos como ventos, correntes e ondas no período chuvoso podem trazê-las para a praia podendo provocar acidentes consideráveis.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  População; Chiropsalmus; Cubozoa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005