|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | ||
GERÊNCIA DE UM PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA I ON LINE | ||
Delba Guarini Lemos 1 (delba@nitnet.com.br) | ||
(1. Coordenação do Curso de Mestrado em EDucação, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO) | ||
INTRODUÇÃO:
No segundo semestre do ano de 2004, a UNIVERSO iniciou a experiência-piloto em Língua Portuguesa I, on line. Para consecução das atividades propostas de implantação da disciplina Língua Portuguesa I, on line, nos Cursos de Graduação da UNIVERSO é necessário que haja um suporte administrativo, em uma Sede Central, que possa gerenciar o sistema a ser implantado. O gerente pode lançar mão do planejamento estratégico para planejar o Núcleo Central e colocar, em primeiro lugar, o conhecimento do alunado a ser atingido pelo programa, suas características e como esta influência irá se refletir no desempenho do sistema. A seguir, deverá planejar a ambiência interna, a estrutura e o funcionamento do sistema a ser implantado e do ambiente virtual construído para dar suporte às atividades on line. Definiu-se como objetivo da pesquisa investigar a estrutura e o funcionamento da Sede Central e identificar as características do gestor , sua equipe e do alunado a ser atingido pela experiência. A relevância do trabalho prende-se ao fato de que a experiência-piloto proposta pela Universidade deve ser acompanhada e avaliada, para que se façam as correções que se fizerem necessárias, no processo, tendo em vista sua continuidade. |
||
METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa os gestores da área administrativa do projeto: um titular e um assessor e o gestor acadêmico ou tutor e 3(três) monitores, alunos do Curso de Letras, da própria universidade e 55 (cinqüenta e cinco) alunos que, espontaneamente, se inscreveram na experiência. São oriundos da área de Ciências da Saúde, cursos de Educação Física, 20 (vinte) alunos ; da área de Ciências Biológicas, curso de Ciências Biológicas, 10 (dez) alunos, da área de Ciências Sociais Aplicadas, cursos de Administração de Empresas, 04 (quatro) alunos; da área de Ciências Exatas e da Terra, cursos de Análise de Sistemas 07 (sete) alunos, Matemática 04 (quatro) e de Química 02 (dois) alunos ; da área de Ciências Humanas, curso de Geografia 03 (três) e, ainda, hum aluno oriundo de cada um dos Cursos de Comunicação, Direito, História, Estudos Sociais e Enfermagem. A metodologia utilizada foi de base quantitativa para levantamento dos dados do questionário , através de questões objetivas e para as informações oriundas da análise documental e qualitativa para a abordagem das questões respondidas por meio da entrevista semi-estruturada. Assim, os instrumentos utilizados foram o questionário, a análise documental e a entrevista. |
||
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelam que os gestores participaram de outras experiências em educação a distância (EAD), quer através de cursos, quer através de teleconferências ou de tutoria, on line, em programa de MBA. São profissionais que utilizam a informática há mais de 10 (dez) anos, possuem computadores em suas residências e se utilizam da Internet. Ressaltam a importância da informática para a aprendizagem, considerando-a ferramenta excelente para viabilizar o êxito no processo ensino-aprendizagem, sendo parceira do aluno na busca e interpretação crítica de informações e conhecimentos. O gerente acadêmico ou tutor é pessoa de grande experiência no magistério, tendo atuado nos níveis fundamental, médio e superior e realizado curso de graduação em Letras e Mestrado em Língua Portuguesa. Os 3 (três) monitores não participaram antes de experiência em EAD mas utilizam a informática por período que vai de 5 (cinco) a 10 (dez) anos. Afirmaram que a informática facilita a aprendizagem do aluno, possibilitando acesso a vários materiais , propicia um conhecimento atualizado além de facilitar o aprendizado. É ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem e se, utilizada corretamente, trará grandes benefícios. Para melhorar o desempenho do aluno, sugerem que seria necessário criar uma rotina para o acesso ao ambiente virtual . |
||
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o sistema está bem estruturado, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, contando com docentes/administradores bem qualificados na área de EAD e que dedicam 40 horas semanais de atividades ao Programa. As características dos gestores, tutor e monitores, previstas nos objetivos da pesquisa, são compatíveis com as funções a serem desempenhadas de per si. Ao se comparar a experiência, on line, com o ensino presencial, os monitores identificaram que o sistema de EAD é mais trabalhoso, exigindo que o professor esteja antenado , por 24 horas ao dia, aos seus alunos, para que estes não se sintam abandonados. A comunicação monitor/aluno não apresenta dificuldades embora alguns alunos não entrem em contato, apesar da facilidade no acesso. Constatou-se, também, que por falta de conhecimento , os alunos, no início da experiência, não acessavam o sistema on line, pois trata-se de uma nova metodologia. Faz-se necessária a construção e/ou utilização de ambiente virtual que disponibilize o uso das várias ferramentas já desenvolvidas em outros ambientes virtuais que facilitem e motivem a comunicação entre mediadores e alunos e de alunos entre si, facilitando o processo de aprendizagem. Para tanto, sugere-se a capacitação dos monitores / mediadores, para viver a experiência on line, em curso específico de aprendizagem virtual e a constituição de equipe multidisciplinar para viabilizar a programação do curso. |
||
Palavras-chave: Gerência em EAD; Língua Portuguesa I on line; Implantação de experiência. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |