IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
O CONTEXTO POSITIVISTA NO RIO GRANDE DO SUL E A INFLUÊNCIA NA REGIÃO DE VACARIA
Cristiane Lames Siota 1 (clsiota@ucs.br), Maria Neli Ferreira Borges 1 e Homero Francisco Peixoto Camargo 1
(1. Depto. de Ciências da Educação e DCSC -Universidade de Caxias do Sul -CAMVA - UCS)
INTRODUÇÃO:
No Rio Grande do Sul, o período de transição do Império para a República, ficou dentro do contexto geral do país, mas com conotações regionais. O Estado tinha sido constituído como economia subsidiária, agroexportadora, mas também voltada para o mercado interno. Ele criou assim uma dependência do resto do país que se expressava em termos políticos, econômicos e sociais. O objetivo deste trabalho portanto é verificar a influência do contexto positivista brasileiro no rio Grande do Sul, a partir da criação do Partido Republicano Riograndense, e sua repercussão no cotidiano de cidades como Vacaria.
METODOLOGIA:
Para atingir o objetivo do trabalho o referencial teórico-metodológico repousa na dialética estrutural-histórica, pois abrange vários aspectos de um mesmo assunto. As fontes de coleta de dados são bibliográficas, documental, oral, demográfica e biográfica.
RESULTADOS:
No Rio Grande do Sul o positivismo foi adotado pelo grupo dirigente do PRR, que era constituído por elementos do latifúndio, saídos inclusive da ala jovem do Partido Liberal e os mais conservadores do mesmo partido. Eles alargaram uma parte política incorporando setores do colonato italiano e elementos do complexo colonial como comerciantes e industriais. Além disso realizaram uma união vantajosa com o exército para a imposição das idéias. Isto tem grande repercussão em cidades como Vacaria, originadas do latifúndio.
CONCLUSÕES:
Diante da nova conjuntura republicana, a alternativa política criada no Rio Grande do Sul, adotou o positivismo como ideologia política, configurando feições específicas a Republica Velha. Já acostumados a pratica de mandos, devido sua formação histórica, o autoritarismo positivista não era estranho no Sul. A partir dele os positivistas passam a oferecer resposta aos problemas gaúchos, colocados em termos ideológicos pelo grupo que acendia ao poder. Isto em regiões como Vacaria vai criar um imaginário popular de mandos e submissão, que se mantém inalterado, influenciando no desenvolvimento da mesma, mantendo-a com a economia inalterada até os dias atuais.
Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul e Serra Sol Turismo
Palavras-chave:  Política; Positivismo; Vacaria.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005