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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
A CULTURA POLÍTICA DOS ELEITORES DE SANTA MARIA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2004: IDENTIFICAÇÃO PARTIDÁRIA, VOTO PERSONALISTA E CLIENTELISMO ELEITORAL
DANTRO GUEVEDO 1 (dantroguevedo@yahoo.com.br)
(1. Curso de Ciências Sociais, Depto. de Sociologia e Política - UFSM)
INTRODUÇÃO:
As pesquisas sobre a cultura política no Brasil encontram-se em um avançado estágio de discussões. Em sistemas políticos, como o brasileiro, nos quais as instituições políticas estão cada vez mais consolidadas, os estudos sobre a participação política e atitudes dos cidadãos despertam cada vez mais interesse dos pesquisadores. Em períodos de processo eleitoral, temas referentes aos fatores determinantes do voto, ou associados ao comportamento eleitoral da população, são fortemente enfatizados na mídia, e por toda a sociedade. Entre esses temas destacam-se, por exemplo, questões referentes à alienação política dos eleitores, sobre a sofisticação conceitual político-partidária da população, a identificação partidária, o clientelismo eleitoral, ou sobre o voto personalista. A pesquisa aqui descrita teve como objetivos gerais: 1) identificar as principais características da cultura política dos eleitores do Município de Santa Maria/RS, e 2) conhecer as atitudes políticas relacionadas ao seu comportamento eleitoral na eleição de 2004. Enquanto que os objetivos específicos foram, descobrir quanto e como as atitudes e a participação política dos eleitores de Santa Maria/RS, estavam marcadas pela identificação partidária, pelo voto personalista e pelo clientelismo eleitoral.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada nessa pesquisa foi essencialmente quantitativa, e a coleta dos dados foi realizada através de um survey. O tamanho de amostra foi de 399 indivíduos, com um erro amostral de 5%,. A técnica de amostragem, para seleção das unidades da amostra, foi a casual por cotas. Para a distribuição dos questionários, em cotas, foram observadas proporcionalmente as diferenças populacionais entre os gêneros, idades e densidade demográfica de 11 regiões do perímetro urbano. Os questionários contiveram questões fechadas e dicotômicas. As principais variáveis analisadas sobre a cultura política foram: 1) a identificação partidária subdividida em 6 questões; 2) o clientelismo eleitoral, subdividido em 4 questões; e 3) o voto personalista, subdividido em 3 questões. Por fim, os resultados foram armazenados em bancos de dados, e receberam tratamento estatístico em softwares específicos.
RESULTADOS:
Entre os resultados obtidos, destacam-se: 1) sobre a identificação partidária, a maioria dos entrevistados, 66% dos eleitores, acredita que existe alguma diferença entre os partidos políticos, mas para apenas 32% dos eleitores faz sentido classificar os partidos entre esquerda e direita; a maioria, 62% dos eleitores, sente-se incapaz de definir qual a função de um partido; 40% dos eleitores possuem um partido de preferência e 38% não gostam de algum partido; e apenas 12% foram ou são filiados a algum partido. 2) sobre o clientelismo eleitoral, 39% dos eleitores acreditam que “eleição significa troca de favores”; para 18% dos entrevistados o recebimento de algum benefício material ou financeiro iria interferir na decisão de seu voto; 10% concordam com políticas que privilegiem regiões ou classes nas quais os representantes foram mais votados; e apenas 5,5% já receberam benefícios em troca do voto. 3) sobre o voto personalista, 68% dos eleitores votariam em um candidato sem filiação partidária; 70% não participariam das eleições se fosse permitido apenas o voto de legenda e não fosse possível ter acesso ao nome dos candidatos; e 55,4% dos eleitores consideram que conhecer nome do candidato é o aspecto mais importante para a definição do voto, acima de conhecer o partido ou a coligação, ou ter afinidade entre as suas convicções e opiniões políticas e aquelas apresentadas por partidos ou candidatos, inclusive antes da oportunidade de receber um benefício material ou financeiro.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados da pesquisa, sobre a cultura e atitudes políticas da população eleitoral de Santa Maria, foi possível inferir que, a identificação partidária, enquanto um fator estrutural que afeta o comportamento eleitoral à longo prazo, mostrou-se como um fator de baixa influência sobre o comportamento dos eleitores, devido os baixos percentuais de preferência partidária e sofisticação conceitual político-partidária. O clientelismo eleitoral também foi identificado como um fator de pouca influência sobre as escolhas eleitorais dessa população. Todavia, o voto personalista foi identificado como uma tendência predominante entre a maioria dessa população na eleição municipal de 2004, demonstrando a importância e a preferência dos eleitores por fatores ligados à biografia, ao caráter, à personalidade e outras qualidades individualidade e pessoais dos candidatos que disputaram o pleito nesse ano.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  voto personalista; identificação partidária; clientelismo eleitoral.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005