IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PREVENÇÃO DE TABAGISMO EM ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lydia Vieira Freitas 1 (lydia_v_freitas@yahoo.com.br), Giselle Lima de Freitas 1, Emeline Moura Lopes 1, Isabella Rocha Aguiar 1, José Stênio Pinto Falcão Júnior 1, Sâmia Thábida de Oliveira Rabelo 1, Polyanna Campos Gonçalves 1, Kylvia Gardênia Torres Eduardo 1 e Lorena Barbosa Ximenes 1
(1. DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC)
INTRODUÇÃO:
O tabagismo pode ser considerado como a principal causa de morte evitável no mundo. O número de crianças e adolescentes que vem aderindo ao uso de cigarros é crescente. No Brasil, cerca de 30 mil crianças são fumantes habituais entre 05 e 10 anos de idade, e um terço da população adulta fuma, sendo que 90% iniciara o consumo antes dos 19 anos de idade (BRASIL, 2004). Estudos apontaram que em 1989, 2,7 milhões de fumantes encontravam-se na faixa etária de 05 a 19 anos, e em 1998, constatou-se que 50% dos que tiveram contato com o cigarro ainda na juventude desenvolveram o vício quando adultos (ATUALIDADES, 2001). Atualmente, o tabaco apresenta-se como a segunda droga mais consumida entre os jovens, sendo favorecido não somente pela maior vulnerabilidade e curiosidade pelo novo, como também pela facilidade de acesso à droga, pelo fato de ser socialmente aceita, ter custo baixo e ainda, pela associação do fumo com a liberdade, beleza e status social (BRASIL, 2004). Reconhecendo a preocupação gerada pelo aumento da adesão das crianças e jovens ao tabagismo, que acarretará inúmeros problemas à saúde, realizamos este estudo com o objetivo de descrever a experiência de desenvolvimento de ações educativas a partir do jogo da memória sobre tabagismo com crianças na fase escolar, pois acreditamos que a Enfermagem deve continuar desenvolvendo um papel de educador em saúde, utilizando estratégias didáticas que visem ações que promovam a saúde de todos.
METODOLOGIA:
O estudo é de natureza descritiva, tendo como objetivo a descrição e a elucidação dos fenômenos relacionados com a profissão de enfermagem, tal como ela é definida por seus próprios autores (HUNGLER, POLIT, BECK, 2004). As ações educativas foram realizadas em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza, no período de março a junho de 2004. Participaram do estudo 100 alunos de 3ª e 4ª séries, com média de 20 alunos por turma, com idade entre 08 e 13 anos. Para proposta educativa, realizamos três encontros com cada turma, utilizando o jogo da memória, como estratégia de ensino, pois segundo Erdmann (1998) o jogo pode auxiliar na prática do cuidado humano, levando a ação lúdica à aquisição de hábitos e formas culturais e sociais relevantes. Os dois primeiros encontros se desenvolveram da seguinte forma: dinâmica de grupo no início, com o objetivo de conhecer e interagir melhor com os alunos; explanação sobre o assunto que seria abordado no dia, dando oportunidade para que os escolares também falassem sobre o que eles sabiam do tema proposto. Após este momento, começávamos a brincadeira através do jogo da memória, com tempo determinado para visualizar e memorizar as imagens. Depois, construção dos pares, com explicação do que a figura representava. No terceiro e último encontro, realizamos uma atividade coletiva, através de uma gincana com a finalidade de avaliar os conteúdos que foram discutidos durante as atividades educativas propostas.
RESULTADOS:
No primeiro encontro, desenvolvemos um jogo da memória que abordava os componentes do cigarro e os efeitos que estes podem causar ao ser humano. Percebemos que os escolares tiveram maior liberdade para falar sobre as figuras ali representadas, pois de certa forma já tinham um conhecimento prévio do assunto, o que facilitou a nossa atuação de complementar o que estava sendo colocado pelos mesmos. Quanto ao segundo encontro, observamos que os escolares já tiveram uma certa dificuldade em explicar as figuras de pessoas que não fumavam e desenvolviam satisfatoriamente suas atividades diárias, e aquelas que fumavam e não conseguiam desempenho satisfatório devido ao tabagismo. Neste momento já procuramos intervir um pouco mais, pois percebemos a necessidade de aprofundarmos o assunto quanto às conseqüências do uso do cigarro, as diferenças existentes na vida e no organismo de pessoas fumantes e não fumantes. No terceiro encontro, os alunos desenvolveram dois painéis com gravuras que enfocavam ações preventivas contra o tabagismo e ações prejudiciais a sua saúde com o consumo do cigarro, levando-os a uma construção coletiva dos assuntos discutidos posteriormente. A partir destas atividades lúdicas foi possível uma interação entre acadêmicos de enfermagem e alunos do ensino fundamental, oferecendo uma ampla variedade de oportunidade para que todos os participantes desenvolvessem suas próprias destrezas e habilidades, permitindo uma relação mais atuante dos envolvidos.
CONCLUSÕES:
A partir dos encontros realizados, percebemos que o jogo da memória promoveu uma participação ativa, crítica e criativa dos alunos, constatando o quanto o lúdico pode ser utilizado como meio facilitador para a construção de atitudes saudáveis na prevenção do tabagismo, e conseqüentemente para a promoção de saúde. Yozo(1996) afirma que a atividade lúdica é uma forma de apreender o conhecimento, impulsionando uma efetiva participação entre os membros do grupo, proporcionando, ainda, discussões e reflexões sobre o modo de pensar e agir no seu cotidiano de forma dinâmica e compartilhada, possibilitando, assim, uma prática de cooperação, confiança, respeito, aprendizagem e socialização. Sendo assim, a atividade educativa realizada neste estudo só veio a favorecer a expressão no íntimo de cada ser, desenvolvendo uma natureza humana, livre de medos e preconceitos, a fim de auxiliar na adoção de comportamentos mais saudáveis, fortalecendo desta forma uma prática de motivação quanto o não uso do cigarro. Neste estudo, ainda, tivemos a oportunidade de constatar que este tipo de atividade pode colaborar com a nossa formação acadêmica, pois acreditamos que enquanto futuros profissionais de Enfermagem precisamos nos aperfeiçoar quanto ao manejo de atividades junto à comunidade, levando-nos a ficar cada vez mais atentos às mudanças que estão ocorrendo no nosso cotidiano para podermos adequar o nosso conhecimento teórico-prático às reais necessidades da população.
Palavras-chave:  prevenção; tabagismo; escolares.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005