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C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica | ||
PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA FLORA REGIONAL NO ENSINO DE BIOLOGIA | ||
Ana Emília Ramos de Matos Brito 1 (anaemiliabrito@hotmail.com) | ||
(1. Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC) | ||
INTRODUÇÃO:
As propostas didático-pedagógicas dos professores de Educação Básica para o ensino de Ciências no Brasil são muitas vezes bastante criativas e enfocam uma multiplicidade de aspectos, principalmente considerando-se a abrangência do território nacional e sua pluralidade cultural. Naturalmente existem deficiências, de diversos aspectos, e que são agravadas quando consideradas as exigências do atual processo educacional. Algumas dessas falhas resultam de abordagens convencionais e não investigativas, de falta de referências do contexto regional, assim como da carência ou inadequação de recursos materiais. A criação dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), vinculados ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), contribuiu para reduzir dificuldades de recursos materiais adequados à educação científica e tecnológica em vários municípios do interior do Ceará. Tais centros proporcionam a professores de Ciências de escolas de nível médio e fundamental do interior oportunidade de participar de cursos e oficinas experimentais e de realizar atividades práticas com seus alunos em laboratórios didáticos de Química, Física e Biologia com modelos didáticos e modernos equipamentos. Com o objetivo de associar o estudo de Biologia com o estímulo a atitudes de valorização da natureza e da biodiversidade regional, foram propostas vivências em atividades de campo e laboratório durante cursos ministrados em Centros Vocacionais Tecnológicos do interior do Ceará. |
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METODOLOGIA:
A abordagem investigativa é facilitada no ensino de Ciências Biológicas, pois permite utilizar técnicas pedagógicas baseadas na metodologia científica, que consistem na utilização de situações-problema, questionamentos e estímulo ao pensamento crítico. Durante cursos de atualização de professores de Biologia do ensino médio promovidos em CVTs foram realizadas aulas de campo, em prospecção regionalizada da biodiversidade, com observações da vegetação in situ. Estimulou-se a coleta racional de amostras de material, a preparação de coleções biológicas e as observações em laboratório, salientando as características dos principais representantes da flora local, suas relações com outras espécies e seus aspectos reprodutivos. Dependendo do município onde se encontrava o CVT e as escolas, diferentes ecossistemas puderam ser observados, tanto no semi-árido como nos ambientes fluvial, florestal e marinho-costeiro. Incentivou-se principalmente a observação da flora da caatinga, típica na fisionomia da paisagem no território cearense, embora quando se segue do sertão central para as zonas serranas ou para o litoral seja grande a diversidade biológica nos diferentes ambientes. A observação das características de cada ambiente foi útil para relacionar a ocorrência de determinadas espécies da flora com sua capacidade de sobrevivência diante dos diversos fatores abióticos e bióticos do seu meio. |
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RESULTADOS:
Há tendência nos professores do interior do Estado de supervalorizar as referências da capital. Nos cursos apoiados pelos CVTs foram realizadas excursões, com coletas de amostras do ambiente regional, as quais são, inclusive, de mais fácil obtenção. Geralmente, apenas quando despertados os professores atentam para a observação melhor da natureza, para ambiente natural do entorno da escola, tornam-se motivados por perceber que o ensino de Biologia pode ser mais interessante quando aspectos do cotidiano são utilizados. O conteúdo de Botânica abordado sem o estímulo à memorização, mesmo nas observações morfológicas, foi usado para discutir a diversidade local, os fundamentos de relações ecológicas e evolutivas e o conceito de adaptação. No Ceará predomina o clima semi-árido e a vegetação de caatinga, que está sofrendo gradativa degradação, com o surgimento de áreas de desertificação em virtude do pouco valor atribuído a seus elementos. Após “descobrirem” seu ambiente local, os professores podem até mesmo atentar melhor para outros tipos de ambientes e estabelecer comparações. Essa conscientização da importância da compreensão contextualizada dos professores constitui um trabalho lento e precisa ser permanente e persistente, para desenvolver competências e habilidades capazes de fazê-los atuar subseqüentemente despertando o interesse de seus alunos, envolvendo-os na construção do conhecimento e conduzindo a aplicação do saber no sentido do desenvolvimento sustentável. |
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CONCLUSÕES:
A proposta de valorização ambiental através de estudo da diversidade vegetal, de acordo com a localidade onde se encontra a escola, permite: 1. Despertar para a importância do conteúdo científico contextualizado (aspectos tipicamente locais), do respeito pela natureza, além da valorização da preservação do meio ambiente e da responsabilidade social. 2. Utilizar dados dos principais tipos vegetacionais encontrados no território cearense, como formações litorâneas arenosas, manguezais, florestas ribeirinhas de carnaubais, caatingas e florestas pluviais. 3. Contribuir na práxis pedagógica dos professores de Ensino Básico, familiarizando-os com o ambiente e despertando-os para a preocupação com o bem coletivo. 4. Contribuir indiretamente na formação de estudantes aptos em Ciências, que entendam conceitos e princípios científicos básicos e pensem cientificamente. 5. Relacionar o ensino de Ciências com outras áreas do conhecimento, incluindo aspectos éticos e sociais. |
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Palavras-chave: Ensino de Botânica contextualizado; Atividades didáticas em Botânica; Vegetação regional e educação científica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |