IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ENSINO DE QUÍMICA EFETIVADO NO NÍVEL MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UM ENFOQUE DIDÁTICO
Silvania Rizzi Brasil 1 (rizzisb@yahoo.com.br) e Rodrigo Pereira Benites 1
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
INTRODUÇÃO:
A didática vem do grego didaktike, que quer dizer a arte de ensinar. O jeito de ensinar, advém da capacidade de empatia do professor, que se prende a sensibilidade de colocar-se na situação do aluno e, assim melhor poder sentir e compreender a situação pela qual este tenha passado. A didática no âmbito escolar vem tentando ser aprimorada desde que se cogitou o surgimento desta ciência e os esforços foram até então significativos. Este trabalho buscou a princípio, por em conhecimento a situação educacional da escola pública neste começo de milênio, para isto foi tomada como objeto de análise a Escola Estadual de 1º e 2º graus “Presidente Vargas” localizada no município de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, onde a atenção esteve voltada para o cotidiano no processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos na disciplina de química do Ensino Médio, posteriormente foi posto em pauta a eficiência da didática utilizada pelo educador. Neste direcionamento realizou-se um estudo sobre o perfil didático do docente e a determinação dos pontos onde o ensino-aprendizagem é falho com a finalidade de traçar as características do atual professor da ciência química.
METODOLOGIA:
O local onde foram realizadas as observações para coleta de dados foi a Escola Estadual de 1º e 2º graus “Presidente Vargas”, na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul. Foi acompanhada a atuação dos educadores, assim como a recíproca dos alunos em colaboração com as atividades propostas na disciplina de química em diversas salas de aula do Ensino Médio, procurando evidenciar a realidade escolar, conhecendo, verificando e analisando situações e fenômenos ocorridos durante o processo de ensino e aprendizagem. As observações foram utilizadas como material de estudo que possibilitaram evidenciar a eficiência das teorias didáticas quando postas em prática e os pontos onde ela falha através do professor.
RESULTADOS:
A didática dos professores observados na prática educacional na disciplina de química do Ensino Médio da Escola Estadual “Presidente Vargas” mostrou resultados plausíveis quando abordados temas de fácil compreensão pelos alunos como tabela periódica, tendo a maioria deles assimilado bem o exposto pelo educador. No entanto em conteúdos onde se exigiam um maior desempenho do raciocínio, como estequiometria foi verificado pouco aprendizado por parte do alunado. A isto pode ser atribuída a falta de materiais e recursos didáticos apropriados, assim como uma melhor preparação dos professores para lecionar, mesmo estando estes apresentando um grande conhecimento teórico da ciência química para ensinar aos alunos. A contextualização do que foi visto em sala de aula com o cotidiano foi o recurso de maior resposta positiva na eficiência do processo ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
A eficiência no processo de ensino-aprendizagem verificada na disciplina de química do Ensino Médio da Escola Estadual “Presidente Vargas” esta estritamente relacionada com a utilização dos preceitos teóricos dispostos pela didática, assim como embasamento teórico satisfatório sobre o conteúdo ministrado pelos docentes da disciplina. Os professores desta instituição encontram-se carentes de uma boa qualificação teórica dos conteúdos ministrados em sala de aula e uma didática apropriada para um bom ensino e aprendizagem.
Palavras-chave:  química; ensino-aprendizagem; contextualização.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005