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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL DE EMPRESA: ROMPENDO BARREIRAS E CONQUISTANDO ESPAÇO NA MICRO REGIÃO DE JI-PARANÁ/RO.
Dulce Teresinha Heineck 1 (servicosocialjp@ulbra.br), Claudete Fátima Schneider Debarba 1, Sheila dos Santos Silva Falavigna 1, Elaine Soares Abdala 1, Eunice Araújo da Silva Santos 1, Ivonete Oliveira do Nascimento Santos 1, Maria Helina de Andrade Martins 1 e Márcia S Silva 1
(1. Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná)
INTRODUÇÃO:
Nas três últimas décadas do século XX, muitas mudanças ocorreram na sociedade impulsionando as empresas privadas a buscarem formas de aperfeiçoarem tecnologias, mas, também, aumentou a preocupação com o cumprimento do seu papel social. Entende-se que esse papel social muitas vezes se confunde com medidas assistencialistas as quais só reforçam as desigualdades. Diante dessa problemática, objetiva-se entender qual é o papel do serviço social empresarial, e se existe esse trabalho nas empresas da micro-região de Ji-Paraná. Caso não exista deseja-se saber o porquê da não existência e se há interesse dos empresários na contratação de profissionais de serviço social. Objetiva-se, ainda, detectar aqueles que desconhecem o trabalho do serviço social e inferir ações que conduzam a esclarecimentos a respeito da profissão.
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa utilizou-se de fontes bibliográficas e, também, de pesquisa empírica através de entrevista com empresários da micro-região de Ji-Paraná. A análise dos dados ocorreu à luz do método dialético o qual permite o processo de ação-reflexão-ação crítica percebendo todas as contradições existentes na problemática, em análise.
RESULTADOS:
Foi identificado, através da pesquisa bibliográfica, que a maior demanda para a atuação do serviço social na empresa se dá na área de recursos humanos. O assistente social pode atuar desenvolvendo trabalhos com equipes multidisciplinares, sendo mediador entre colaboradores e organização. Através de seu instrumental técnico-operativo, o assistente social analisa a realidade da empresa e contribui com a estratégia organizacional participando, também, do processo de desenvolvimento da área de recursos humanos. Pode, ainda, assessorar treinamentos organizacionais e equipes de segurança e de medicina do trabalho, realizando trabalhos educativos. Desenvolve políticas de benefícios que atendam às necessidades dos colaboradores resultando em um melhor comprometimento e satisfação dos mesmos. As empresas investigadas mostraram, também, interesse por essa área de atuação. Verificou-se que nenhuma das empresas pesquisadas na região tiveram profissionais de serviço social em seu quadro. Constatou-se ainda, que, na atualidade, embora haja demanda para a prática deste profissional, não há efetivamente a contratação. Através das falas dos entrevistados foi possível entender que há confusão entre assistência social e assistencialismo. Os entrevistados citaram vários trabalhos assistencialistas como promoção de festas, cestas básicas, doação de roupas e alimentos como sendo assistência social.
CONCLUSÕES:
As conclusões parciais comprovam a falta de conhecimento do empresariado em relação ao trabalho do serviço social na empresa. Muitos deles demonstraram interesse, mas, ainda, direcionando o trabalho para o aspecto assistencialista e filantrópico. É necessário que nós, profissionais em formação no curso de serviço social, possamos compreender amplamente como se dá o trabalho do serviço social na empresa para podermos organizar ações tais como palestras, vídeos, panfletos, seminários, debates que permitam uma melhor compreensão por parte do empresariado, quanto ao que é serviço social, assistência social e, ao mesmo tempo, qual o papel desse profissional na Empresa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Serviço Socicial; Empresa; Assistência Social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005