IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ASPECTOS POPULACIONAIS DE Poecilia reticulata (PETERS, 1859) EM UM RIACHO DA BACIA DO RIO DOURADOS-MS
Sabrina Bigatão Valério 1, 2, 3 (sabrinabigatao@hotmail.com) e Yzel Rondon Súarez 1, 3
(1. Centro de Pesquisas em Biodiversidade - Laboratório de Ictiologia - UEMS; 2. Bolsista de Iniciação Científica / PIBIC - UEMS; 3. UEMS-Unidade de Dourados)
INTRODUÇÃO:
As espécies do gênero Poecilia são amplamente utilizadas como peixes ornamentais, mas pouco se sabe sobre os aspectos da biologia dessas espécies. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento da biologia de Poecilia reticulata analisamos a relação peso/comprimento, a proporção sexual, o tamanho da primeira maturação e a fecundidade das fêmeas.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas em três pontos do córrego Paragem na bacia do rio Dourados-MS, com tela de isca (80x120cm), com esforço padronizado em 20 lances por local, nos meses de junho, julho, novembro e dezembro de 2002. A relação peso total-comprimento padrão foi estabelecida através de regressão não-linear para machos e fêmeas. O número médio de ovos entre as estações do ano (inverno e verão) foi comparado através do teste “t” de Student. A relação entre o tamanho da fêmea e o número de ovos produzidos foi estabelecida através da correlação de Pearson.
RESULTADOS:
Foram coletadas 112 fêmeas e 28 machos, numa proporção de 4:1 respectivamente.
O resultado da análise de regressão permitiu explicar 71,8%, da variação no peso dos machos, sendo que a equação obtida foi: Peso=0,0000*Comprimento padrão 2,638, com intervalo de confiança para (b) de 1,910 a 3,366. Para as fêmeas o modelo gerado permitiu explicar 86% da variação no peso, com a equação Peso=0,0000*Comprimento padrão 2,23, com intervalo de confiança para (b) de 2,048 a 2,412. Sendo assim, as fêmeas apresentam crescimento alométrico negativo enquanto os machos apresentam crescimento isométrico. Foi estimado que o Comprimento padrão médio da primeira maturação das fêmeas é de 15,2 mm. Em média cada fêmea apresentou 19,9 ovos, não tendo sido constatada diferença significativa no número de médio de ovos entre as estações do ano (t=0,005; gl=49; P=0,996). Constatamos correlação significativa entre o comprimento padrão e o número de ovos (r=0,823; P=0,000).
CONCLUSÕES:
Nossos dados sugerem que existe grande diferença na proporção sexual nesta espécie, que esta se reproduz com a mesma intensidade nas duas estações do ano analisadas e que fêmeas maiores produzem um maior número de ovos.
Instituição de fomento: UEMS
Palavras-chave:  Poecilia reticulata; reprodução; peso-comprimento.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005