IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DA ÁREA ADJACENTE AO RESERVATÓRIO DE BOA ESPERANÇA-PI
Igor José Monteiro Soares 1 (igorjms@hotmail.com) e Agostinho Paula Brito Cavalcanti 1
(1. Depto. de Geografia e História, Universidade Federal do Piauí - UFPI.)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa foi realizada na região do médio Parnaíba no Estado do Piauí com o objetivo de conceber um diagnóstico geoambiental acerca das potencialidades, limitações e do aproveitamento da área adjacente ao reservatório de Boa Esperança, reservatório perene que é parte integrante do complexo da Usina Hidrelétrica de mesmo nome que é administrada pela CHESF. Inserida entre as coordenadas geográficas 06° 30’ e 06° 45’ de latitude sul e 43° 56’ e 44° 21’ de longitude a oeste de Greenwich, o reservatório limita-se ao norte com o Estado do Maranhão, e possui uma área de 352,2 km2. O trabalho busca interpretar as condições atuais e traçar perspectivas para o desenvolvimento da área que se caracteriza como uma importante reserva de água doce e de imenso valor econômico-social, turístico e paisagístico.
METODOLOGIA:
Para realização do trabalho os métodos adotados incluíram: (i) pesquisa de campo, para coleta de dados mais detalhados acerca da presente realidade dos processos de ordem natural e antrópica, como procedimentos para caracterização e diagnóstico foram adotados: observações e entrevistas. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os seguintes materiais: imagens digitais do sensor CCD do satélite CBERS, órbita 155, pontos 107/108, com passagem em 24 de julho de 2004, na escala de 1: 100.000, fornecida pelo INPE e folhas sistemáticas plani-altimétricas na escala 1: 100.000 da DSG/SUDENE: Nova Guadalupe (SB.23-Z-A-VI) e Pastos Bons (SB.23-Z-A-V); (ii) pesquisa de gabinete, constando de elaboração de cartas temáticas, análise dos dados levantados assim como sua revisão cartográfica e bibliográfica.
RESULTADOS:
Considerando-se as inter-relações entre os componentes físicos, biológicos e antrópicos foi realizado o diagnóstico a partir das observações e análise dos dados coletados acerca das potencialidades e limitações da área. A potencialidade natural é bastante elevada, porém pouco aproveitada, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos e sedimentares, poucas são as iniciativas sejam elas públicas ou privadas, para utilização dos mesmos. Foram detectadas atividades adequadas às potencialidades da região que mesmo em número reduzido apresentam-se consolidadas ou em fase de implantação e com resultados satisfatórios, tais como: turismo, piscicultura e agricultura irrigada. Dentre as limitações naturais, estão as alterações do regime pluvial e as feições do relevo ondulado. São observadas também ações impactantes vinculadas de forma direta à ação do homem tais como: desmatamento, lançamento de resíduos na água e nos solos, queimadas, caça e pesca predatória e atividades agrícolas realizadas de maneira inadequada.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos conclui-se que a área apresenta bastante importância para a região não só por fazer parte de um sistema gerador de energia para a mesma, mas também por ser portadora de grande potencial natural. Também se observou além da pouca utilização, a utilização inadequada dos recursos naturais, que geram efeitos danosos a unidade. Devido a sua importância ecológica e seu potencial econômico é necessária a implementação de ações que possam reverter a situação ou impedir o avanço dos impactos que por ventura venham a comprometer a estrutura e função da área, e atingir unidades próximas.
Palavras-chave:  Diagnóstico Geoambiental; Potencialidades; Meio Ambiente.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005