IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
DESENVOLVIMENTO DE TUTORIAL: Ferramentas para gerenciamento de ensino on/off-line
Marcelo Santos do Nascimento 1 (marcelo_comp@hotmail.com) e André Luis Lapolli 1
(1. Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU)
INTRODUÇÃO:
Com o aparecimento da Informática surgiram novos objetos e, portanto, novos conceitos que não eram imaginados há alguns anos atrás, além disso, a informática é uma das ciências que mais se relacionam com outras áreas do saber. Há alguns anos, um dos autores, vem trabalhando com sistemas Tutoriais, como o modelo Informático-Pedagógico (vinculando Informática a outras ciências). A base deste trabalho foi o desenvolvimento destes sistemas para aplicação off-line, ou seja, desenvolvia-se o Tutorial gravando-o em mídia magnética ou óptica e o usuário utilizava sem nenhuma assistência em tempo real. Com o avanço das aplicações tecnológicas (tanto de hardware como de software), tornou-se possível o desenvolvimento destes aplicativos tanto para utilização off-line como on-line. Neste sentido, este trabalho visa implementar ferramentas e metodologias que facilitem o educador na implementação de um Tutorial e possibilitem o melhor desempenho do educando, devido a seus atrativos específicos, no processo ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento humano. Portanto, nosso objetivo é desenvolver um sistema de baixo custo e alta flexibilidade, que dê suporte qualquer disciplina, possibilitando o acesso remoto ou não com requisito de possibilitar a aquisição de conhecimento do estudante de uma forma simples, prática e amena.
METODOLOGIA:
O Tutorial é baseado em quatro modelos informático-pedagógicos já conhecidos que são: Modelo do Aluno, Modelo do Especialista, Modelo do Software e Modelo do Comunicador. O Modelo do Aluno possui as seguintes características: os objetivos cognitivos, características psíquicas e físicas adquiridos pelo aluno antes e após a utilização do sistema; retroalimentação contínua e instantânea baseado nos objetivos parciais que o aluno vai adquirindo; velocidade de avanço que depende das características individuais de cada estudante. Os outros quatro modelos são construídos com base no Modelo do Aluno permitindo uma integração entre os mesmos. Após pesquisa bibliográfica e na internet, foram definidas as ferramentas, baseadas principalmente em software livre, para a implementação do sistema híbrido (on-line ou off-line). Para integrar textos, figuras, animações, vídeos e sons e oferecer uma estrutura flexível que suporte o ensino de qualquer disciplina utilizando-se disco óptico, internet ou download. Além disso, resolveu-se desenvolver um sistema de simulação personalizado para verificação de aprendizado.
RESULTADOS:
Obtivemos um sistema que possibilita a implementação de tutorial divido em dois subsistemas multiplataforma que são.Ensino: É uma biblioteca virtual onde serão armazenados todos os livros (disciplinas) de uso do estudante. A base deste subsistema foi desenvolvida em: XHTML, XML, XSL, CSS e JAVASCRIPT. Com estas tecnologias, foi possível: Integrar textos, figuras, animações, vídeos e sons; Oferecer uma estrutura flexível que suporte o ensino de qualquer disciplina; O uso através de: cd, internet ou download. Simulador: É responsável por testar o conhecimento do estudante numa determinada disciplina, usando perguntas com respostas de múltipla escolha como avaliação. A base deste subsistema foi desenvolvida com as tecnologias: JAVA, XHTML, JAVASCRIPT e banco de dados POSTGRESQL. Com estas tecnologias, foi possível manter a privacidade das respostas e aleatoriedade das perguntas.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho foram implementadas ferramentas da internet para facilitar o trabalho de desenvolvimento de Tutoriais em diversas disciplinas, abranger o maior número de educandos possíveis possibilitando a utilização do mesmo on/off-line, permitindo, devido a validação dos softwares livres, sua utilização em multiplataforma (Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox ...).
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Informática; Tutorial; Internet.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005