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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
O ENSINO DE FÍSICA SEGUNDO O MÉTODO CIENTÍFICO E A ANÁLISE DE PROBLEMAS PROPOSTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS | ||
Marcos Otaviano da Silva 1 (marcos.otaviano@uol.com.br) e Sergio Ricardo de Oliveira 2 | ||
(1. Escola Nacional de Saúde Pública-CESTEH, FIOCRUZ; 2. Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ) | ||
INTRODUÇÃO:
O ensino de Física se propõe a explicar a natureza, segundo um modelo evolutivo, elaborado a partir da observação dos fenômenos naturais. São necessários à resolução de problemas, segundo o Método Científico: observação do fenômeno; identificação do problema; determinação de leis, teorias e hipóteses (modelo físico); elaboração de mecanismos matemáticos que descrevam as hipóteses e leis (modelo matemático); previsão de solução provisória; experimentação e resposta, ou não, do problema. Essas etapas de apreensão do conhecimento raramente são tratadas nos problemas propostos em livros didáticos de Física no Ensino Médio. Boa parte desses exercícios dá mais ênfase as soluções puramente matemáticas. As simplificações na descrição dos fenômenos apenas facilitam os cálculos, abandonando o entendimento da Teoria Física, não descrevendo adequadamente o fenômeno e não permitindo fazer considerações relevantes aos limites de validade das soluções propostas no modelo. Considerações como: fio inextensível e sem massa ou desprezando-se a resistência do ar não são apenas detalhes que ajudam a simplificar a matematização dos fenômenos, elas são considerações iniciais que validam as soluções obtidas. As simplificações devem ser discutidas como relevantes na explicação limitada dos fenômenos, pois uma evolução do modelo representaria a inclusão de outras variáveis, ocasionando em uma descrição mais próxima do fenômeno real. |
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METODOLOGIA:
No trabalho foi feita uma análise da aquisição do conhecimento segundo o Método científico, onde se discutiu a sua validade na concepção e entendimento do processo de ensino e aprendizagem em ciências. Posteriormente foi feita uma correlação entre alguns exercícios retirados de livros didáticos do Ensino Médio e a abordagem ulterior vista no Método Científico. Os exercícios substituem o que seria a observação do fenômeno abordado, ou seja, eles devem reproduzir detalhadamente todas as considerações e variáveis relevantes identificadas no sistema analisado, com vistas à construção e aplicação de respostas ao problema proposto. Conjuntamente foi observado se as simplificações relativas às leis e hipóteses físicas utilizadas foram explicitadas, ficando claros os limites de validade das mesmas. Na análise dos exercícios foi feita uma comparação entre aqueles que abordavam do mesmo tema, onde foram feitas considerações relativas ao tratamento dado por cada um deles aos fenômenos estudados. |
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RESULTADOS:
Dos livros analisados neste trabalho, dois deles apresentavam uma abordagem menos significativa, com o conteúdo simplificado e condensado (volume único), e com um baixo custo final, aproximadamente 25% em relação aos demais, visando atender o público de poder aquisitivo menor. Embora os livros observados se propusessem a atender as determinações dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais, foi constatado que em todos haviam falhas na elaboração dos exercícios propostos. No entanto o percentual de falhas foi maior naqueles com conteúdo mais simplificado e de baixo custo, onde a ênfase maior é a aplicação direta de equações matemáticas em detrimento do conteúdo teórico. Esses livros complementam a teoria com exemplos de exercícios resolvidos, no entanto o enfoque é dado principalmente na resolução matemática. Os demais apresentam um melhor tratamento das teorias e definições, contendo exercícios qualitativos e quantitativos. De um modo geral a apresentação da física nos livros didáticos ainda é insuficiente no que se refere a discussão feita a respeito do Método Científico. |
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CONCLUSÕES:
Considerando que o professor deve priorizar a compreensão dos fenômenos físicos e não o “adestramento” matemático no ensino de física, ficou constatado neste trabalho que a proposta apresentada pelos livros didáticos para o ensino de física não tem por objetivo levantar uma discussão de como se mostram os fenômenos naturais e nem de como devemos “agir” para melhor compreendê-los. A análise de forma detalhada e metodológica de um fenômeno físico é um passo fundamental, mas é necessário dizer que elaborar questões repletas de detalhes não significa necessariamente que o aluno compreenda realmente o significado de cada um deles. Um livro didático adequado contribui para a complementação do ensino, muitas vezes comprometido por fatores como falta de tempo no planejamento das aulas e até mesmo na compreensão dos temas abordados. |
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Palavras-chave: Modelos físicos; Ensino de Física; Livros didáticos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |