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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica | ||
ANÁLISE ESTRATÉGICA: O CASO DA PANIFICADORA PANVEIGA | ||
Fabiana Teodósio de Medeiros 1 (fabianatmedeiros@ibest.com.br), Daisy Ferreira Ribeiro 1, Marcela Piquet Medeiros Dias 1 e Lúcia Freitas 1 | ||
(1. Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG) | ||
INTRODUÇÃO:
Diante de um mercado dinâmico e competitivo, faz-se necessário que as empresas estejam preparadas para que a concorrência não venha a suprimir suas potencialidades e capacidades internas ou minar sua competitividade. Neste contexto, torna-se importante o estudo do ambiente organizacional interno e externo, avaliando suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças, sendo que o estudo do conjunto destes fatores pode ser feito pela análise SWOT. Dessa forma, as forças são aspectos internos que podem servir de base para o desenvolvimento das potencialidades da empresa e as fraquezas são as fragilidades nela existentes. Quanto aos aspectos externos, as oportunidades e as ameaças, estes estão presentes no ambiente de negócio em que atua a organização, podendo influenciar diretamente na probabilidade de sucesso ou fracasso organizacional, uma vez que, as oportunidades podem ser exploradas e as ameaças minimizadas. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo fazer análise estratégica da Panificadora Panveiga, tomando como base a análise SWOT. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa realizada é do tipo exploratória e descritiva, utilizando como método, o estudo de caso. O caso escolhido foi a Panificadora Panveiga, sendo os dados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas feitas ao proprietário e a 35% dos funcionários das áreas de produção e atendimento, além da observação direta dos pesquisadores. |
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RESULTADOS:
Como resultado da análise SWOT, referente aos aspectos internos, foram detectados como pontos fortes: a experiência de 10 anos no ramo de panificação, a capacitação de seus funcionários envolvendo treinamento e aperfeiçoamento das técnicas de trabalho a fim de melhorar a qualidade dos produtos e do atendimento, clima organizacional favorável com valorização do espírito de equipe, por último, o maquinário moderno de fácil manuseio aliado a um layout bem estruturado. Referente aos pontos fracos, verificou-se a pouca qualificação da gerência, ausência de um planejamento de curto prazo, baixa divulgação dos produtos da panificadora, falta de atualização das novas exigências legais impostas pela Vigilância Sanitária, a indisponibilidade de programas de controle custos e de recursos para investir em pesquisa e desenvolvimento. Na análise externa, as oportunidades verificadas foram: a boa recepção dos produtos de panificação pelo mercado, a carência de produtos substitutos, o reduzido número de concorrentes e o potencial de crescimento da demanda. A maior ameaça encontrada foi a possibilidade de um incremento na fiscalização da Vigilância Sanitária e possíveis penalidades. |
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CONCLUSÕES:
Uma vez detectados os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, faz-se necessário que a Panificadora Panveiga busque ações mais eficientes para monitorar as forças, eliminar as fraquezas, capitalizar as oportunidades e minimizar as ameaças, através do processo de formulação de implementação de estratégias competitivas. No que se refere ao monitoramento das forças, a empresa deve estar sempre atenta a sua marca e reputação no mercado de modo a consolidar-se ainda mais no seu ambiente de negócios. Quanto à eliminação das fraquezas será preciso treinamentos para a gerência, a implantação de um programa destinado ao controle de custos, maior divulgação dos produtos, elaboração de um planejamento de curto prazo, ajustando seus recursos às suas necessidades, inclusive para pesquisa e desenvolvimento e a busca por canais (internet, órgãos de saúde pública) para permanente atualização das novas exigências legais impostas pela Vigilância Sanitária. Para capitalizar suas oportunidades, a Panveiga deve investir no aumento de sua cota de mercado tornando reais seus clientes potenciais, e por ser um ambiente com baixa rivalidade entre os competidores, apresenta baixas ameaças, o que proporciona a empresa grandes possibilidades de crescimento. |
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Palavras-chave: análise estratégica; análise SWOT; estratégias competitivas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |