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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
MOTIVAÇÃO E PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL
Luciane Barcia Brasil Siqueira 1 (luciane_barcia@hotmail.com) e Maria Luiza Costa Santos 1
(1. Depto. de Ciências Adminsitrativas e Econômicas, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ)
INTRODUÇÃO:
As empresas necessitam identificar e entender as necessidades dos seus colaboradores e, também, a sua satisfação para melhor compreender os seus comportamentos e fomentar a motivação, como uma poderosa ferramenta de melhoria do desempenho profissional e produtividade organizacional. No Brasil, as pessoas portadoras de necessidades especiais entraram no mercado de trabalho principalmente a partir da criação de leis que proíbem a discriminação no que se refere a salários e aos critérios de admissão, estabelecendo o número de vagas destinadas para cada empresa e para os órgãos públicos. No entanto, contratar apenas para obedecer à legislação não interessa às empresas, sendo necessário garantir a produtividade. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar a motivação dos trabalhadores portadores de necessidades especiais (deficientes físicos) engajados no mercado de trabalho, traçando os seguintes eixos norteadores: abordar as principais teorias a respeito da motivação; delinear o perfil da população investigada; identificar a satisfação das pessoas portadoras de necessidades especiais no seu ambiente de trabalho: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de João Pessoa - PB e verificar as necessidades desses trabalhadores na empresa pesquisada. A relevância do estudo especificou a situação de uma população pouco pesquisada, abrindo caminhos para que os resultados sejam uma valiosa fonte de consulta.
METODOLOGIA:
O estudo partiu do princípio de que a satisfação dos portadores de necessidades especiais motiva essas pessoas para o desempenho do seu trabalho. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. O campo empírico foi a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, mais precisamente a sede da Diretoria Regional dos Correios da Paraíba - DR/PB. Sobre os colaboradores envolvidos no estudo, a DR/PB possui um convênio com a Associação dos Portadores de Deficiência e com a Associação dos Surdos de João Pessoa. Assim, o universo foi formado por 51 colaboradores cadastrados na associação. Esses sujeitos estão atuando em toda a Paraíba, dos quais 60% no interior do Estado e 40% na sede da DR/PB. A amostra foi escolhida por critério de acessibilidade, compreendida, pois, como amostra intencional, devido à impossibilidade da pesquisadora se deslocar para o interior e ao prazo para a realização da pesquisa. A amostra é 17 sujeitos (40%) que trabalham na sede da DR/PB. Os dados foram obtidos junto a essas pessoas, por meio da aplicação de questionários com perguntas mistas. Também foram realizadas entrevistas estruturadas aos gerentes de recursos humanos e financeiro. A abordagem utilizada para proceder à análise dos dados foi a qualitativa, empregando alguns subsídios quantitativos e utilizando algumas contribuições da análise de conteúdo.
RESULTADOS:
Os resultados apontaram que os portadores de necessidades especiais, que trabalham na EBCT, são jovens do sexo feminino, solteiras, sem filhos e com nível médio de escolaridade. Trabalham nessa empresa com contrato temporário, com duração máxima de quatro anos e exercem a função de auxiliar administrativo na gerência de contabilidade e controle financeiro. Em relação à satisfação no ambiente de trabalho, com base na teoria das necessidades humanas e na teoria dos dois fatores de Herzberg, a maioria das pessoas encontra-se satisfeita com o trabalho criativo e/ou desafiador que possui, devido à mudança de novos sistemas e procedimentos de trabalho, apresentando-se como um constante aprendizado/desafio. Considera-se que apenas esse fator foi reconhecido como satisfatório; os demais investigados causam insatisfação, pois são considerados inadequados. Os resultados revelam que os profissionais pesquisados se encontram desmotivados com o trabalho. As necessidades atendidas pela empresa, levando em consideração a maioria dos sujeitos, foram: horário de trabalho, instalações físicas, intervalo de descanso, relacionamento entre os colaboradores, segurança no trabalho e relacionamento entre colaboradores e gestores. Ainda foi possível detectar que a necessidade de realização é a que mais se sobressai, se comparada com as necessidades de afiliação e poder. Assim, conforme verificada pela pesquisa, a necessidade de realização não vem sendo saciada completamente, o que causa desmotivação.
CONCLUSÕES:
Os resultados apontam que os portadores de necessidades especiais, que trabalham na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de João Pessoa - PB, têm suas necessidades fisiológicas e sociais atendidas, porém as necessidades de segurança, estima e de auto-realização se encontram parcialmente atendidas, revelando que, apesar das necessidades satisfeitas pela empresa terem o papel de eliminar a insatisfação, não se pode afirmar que os sujeitos estão motivados no ambiente de trabalho. Outro ponto que contribuiu para que os sujeitos pesquisados estejam desmotivados é o fato do trabalho ser temporário, o que impossibilita a ascensão profissional e causa diferenças salariais com os outros funcionários concursados. Diante do exposto, a hipótese levantada pelo estudo, de que a satisfação das necessidades dos portadores de necessidades especiais motiva esses profissionais para o desempenho do seu trabalho, foi contestada, pois as necessidades mais importantes para promoverem a motivação dos sujeitos não estão devidamente satisfeitas. Caso contrário, trariam efeitos mais profundos e estáveis sobre as pessoas, estimulando, assim, a motivação no ambiente de trabalho.
Palavras-chave:  Portadores de Necessidades Especiais; Motivação; Necessidades.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005