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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
GERENCIAMENTO DE PESSOAS NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E MOTIVAÇÃO
Janaina da Silva Araújo 1 (janysaraujo@yahoo.com.br) e Maria Luiza da Costa Santos 1
(1. Departamento de Ciências Administrativas e Econômicas, Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ)
INTRODUÇÃO:
O cenário das organizações mundiais compreende dois setores expressivos representados pelo Estado e pelo Mercado, respectivamente, chamados na sua conjuntura político-econômica de primeiro e segundo setores. Em conseqüência da crise conjuntural desses setores, surge o chamado terceiro setor, formado a partir da trajetória histórica de resistências à ditadura militar e das lutas dos movimentos sociais, em razão de cidadãos insatisfeitos com a atuação assistencialista sócioeconômica e cultural do Estado e do mercado. Em função da forte dimensão desses movimentos por todo o mundo, vários grupos de entidades foram se formando, a fim de se ter uma atuação social resguardada por uma ideologia própria. Assim sendo, as organizações não-governamentais representam essa concretização, consideradas como entidades socialmente organizadas com o propósito de atender as ineficiências do Estado e do mercado. Com o avanço social das ONG’s e a complexidade do terceiro setor com sua gestão de caráter participativo através de implementação de projetos sociais, há um desenvolvimento no seu gerenciamento de pessoas que torna esses projetos realmente efetivados. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os processos de recrutamento, seleção e motivação no universo das ONG’s, especificamente a ONG Cunhã – Coletivo Feminista por apresentar características que atenderam ao fenômeno de estudo, e também, pelo livre acesso quanto às informações e vivências necessárias à realização da pesquisa.
METODOLOGIA:
A metodologia se respaldou na abordagem qualitativa através dos estudos exploratório, descritivo e estudo de caso que caracterizaram a compreensão detalhada do fenômeno de estudo, feita através de instrumentos como o questionário misto e a entrevista estruturada, aplicadas no ambiente da ONG Cunhã – Coletivo feminista. A estratégia adotada para a realização do estudo dessa abordagem, foi a utilização da análise de conteúdo em que os dados tomaram como referência o modelo aberto, utilizando o critério de categorização. Este, por sua vez, é muito usado nos estudos exploratórios quando o objeto de estudo é pouco conhecido e o pesquisador necessita aperfeiçoar seus conhecimentos diante dele. Através desse modelo, dispõe-se de um número de unidades de conteúdo com significação aproximada para se chegar ao conjunto de categorias. Logo, para essa pesquisa, foram reconhecidos como unidades de conteúdos o recrutamento, a seleção e a motivação para a categoria de gerenciamento de pessoas. Em seguida, utilizou-se ONG categorizando o terceiro setor. Por fim, envolvimento com a causa, participação nas decisões e mobilização para a categoria compromisso social. A aplicação dos instrumentos para a coleta dos dados se relacionou com os sujeitos da pesquisa, sendo selecionados um gestor e oito colaboradores para efetivação do estudo. Esses procedimentos possibilitaram responder à natureza dos objetivos específicos, verificando, na prática, os processos ocorridos no gerenciamento de pessoas.
RESULTADOS:
Os resultados especificaram as seguintes variáveis: perfil dos colaboradores; as razões que levaram os colaboradores a ingressarem na ONG e o real significado desse tipo de trabalho; identificação das técnicas de recrutamento e seleção; estratégias de motivação; dificuldades no desenvolvimento e gerenciamento de pessoas. Verificou-se a identificação das semelhanças e diferenças quanto à aplicação desses processos numa gestão social, bem como a motivação das pessoas que fazem parte desse trabalho que garantem assiduidade, colaboração, vocação, e, sobretudo, o compromisso com os ideais dos projetos. A organização social é formada, sobretudo, por mulheres, solteiras, e acima de 30 anos no seu quadro funcional. Isso retrata a história do movimento progressista feminino na participação em processos de resistência à ditadura militar. Observou-se que as técnicas para recrutar e selecionar pessoas e as estratégias para motivar toma como base as teorias da Administração, no entanto, o modo de aplicação dessas teorias diversifica-se um pouco. E as razões para os colaboradores trabalharem na ONG foi verificada através das respostas com o aparecimento da palavra “compromisso”, por diversas vezes, refletindo de maneira decisiva no desenvolvimento do gerenciamento de pessoas nos processos de recrutamento, seleção e motivação. Por fim, as dificuldades enfrentadas quanto ao gerenciamento está no excesso de trabalho provocado pelo projeto social que requer dedicação e esforço para atendê-lo.
CONCLUSÕES:
O envolvimento das pessoas perante os projetos sociais desenvolvidos pela ONG Cunhã é considerado o sustentáculo da sua existência, como organização não-governamental, que garante o sucesso do empreendimento social. E seu gerenciamento sob os processos de recrutamento, seleção e motivação possui características semelhantes ao modelo de gestão de pessoas praticado pelas organizações empresariais. Isso mostra que as organizações do terceiro setor buscam tomar como base as técnicas e procedimentos aplicados ao modelo de gestão das organizações privadas. A diferença está no modo como esses processos são trabalhados numa gestão social. Enfatizando que o processo motivacional nas ONG’s vai além do sentido da motivação humana praticada pelas organizações privadas e as organizações que fazem parte do terceiro setor estão vinculadas ao compromisso social que não representam retorno financeiro, mas a felicidade humana. A palavra “compromisso” se repete inúmeras vezes nas missões organizacionais do terceiro setor, porque traduz fé, esperança, responsabilidade, contribuição por uma boa causa; fazer o bem, amor, felicidade, luta, mobilização, enfrentar desafios, capacidade de atuação, uma escolha de vida, persistência, resistência, solidariedade, amar o que faz e defender os direitos do povo. Uma peculiar palavra que denota a esperança de menos desigualdades sociais e mais dignidade aos excluídos da sociedade é o que reflete na ONG Cunhã o comprometimento com a causa social.
Palavras-chave:  terceiro setor; organizações não-governamentais (ONG’s); gerenciamento de pessoas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005