IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA E A AÇÃO CATÓLICA BRASILEIRA: DISCURSOS POLÍTICOS E RELIGIOSOS CONSTRUINDO A SOCIEDADE DOS ANOS 30
Isabella Cristina de Souza Lisboa 1 (bclisboa2000@yahoo.com.br) e Giselda Brito Silva 2
(1. Departamento de História, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP; 2. Departamento de Letras e Ciências Humanas, DLCH - UFRPE)
INTRODUÇÃO:
O presente projeto se volta à perspectiva de realizar uma reflexão sob a Ação Integralista Brasileira e a Ação Católica Brasileira. Procuramos estabelecer em cima da relação existente entre estes dois movimentos que sofreram influência do conservadorismos político e religiosos nos anos 30. Será por meio dos pontos de divergência e convergência e das especificidades da Ação Integralista Brasileira e da Ação Católica Brasileira, que tentaremos traçar a influência dos discursos integralistas e católicos nas instituições políticas, ideológicas e sociais da primeira metade do século XX, em especial em Pernambuco nos anos 30. É através dos slogan’s pronunciados pela Ação Integralista Brasileira como “Deus, Pátria e Família”, assim como os proferidos pela Ação católica Brasileira “Deus dirigi o destino da Nação”, que tentaremos compreender a importância histórica e política destes dois movimentos, que tiverem como principais expoentes: Plínio Salgado, Chefe da Ação Integralista Brasileira e Alceu do Amoroso Lima, o Tristão de Ataíde, líder da Ação Católica no Brasil. Assim sendo este projeto de pesquisa tem por objetivo realizar uma investigação histórica da relação e influência da Ação Integralista e da Ação Católica no Brasil, a partir da leitura de livros e fontes primárias, que retratam os acontecimentos históricos e a mentalidade da sociedade brasileira dos anos 30.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada é da Nova História Política, na qual os fatos políticos são considerados tanto na perspectiva dos governadores, como na dos homens comuns que fizeram parte do movimento integralista e da ação católica no Brasil. Em nossos estudos procuramos investir no entrelaçamento dos discursos político e religiosos pronunciados pela Ação Integralista Brasileira e Ação Católica Brasileira, através da contribuição da Análise do Discurso em sua vertente francesa, que fornece algumas categorias, especialmente o da interdiscursividade que é uma categoria da Análise do Discurso cujo significado expressa a forma como um discurso é construído sempre em relação a outros discursos já pronunciados, ou seja, é a relação de um discurso com outros discursos. Segundo os teóricos da Análise do Discurso Francesa, um discurso nunca é em si mesmo autônomo, porque se constrói numa dada conjuntura sempre em relação ou interação com discursos anteriores, em relação aos quais pode assumir uma postura concorrente ou de aliança. Analisar ditos já pronunciados em contextos anteriores e em outros lugares é um dos pontos fundamentais de nosso trabalho.Dessa forma, nossa pesquisa se utiliza de ferramentas do campo da História Política e Cultural numa perspectiva interdisciplinar da História com a Lingüística, no campo da Analise do Discurso Francesa. Neste sentido, o estudo comparativo também se caracteriza como uma de nossas propostas de trabalho.
RESULTADOS:
Como resultado do presente projeto de pesquisa temos a realização de um pequeno acervo de reportagens do jornal Diário do Nordeste, da Revista A Ordem e da Revista do Instituto Dom Vital, que nos informam sobre a Ação integralista e Ação Católica no Brasil , e em especial em Pernambuco. Destacamos a importância do jornal integralista, Diário do Nordeste, que foi lançado para fortalecer a candidatura de Plínio Salgado e a ideologia integralista em território nacional, também sendo vinculada nele a identificação do integralismo com os regimes totalitários de extrema direita e com a sociedade conservadora católica da época. A perseguição que ambos os movimentos produziam por meio dos seus discursos aos comunistas, que eram o seu o seu principal alvo. Devendo também se destacar a constante preocupação com a hierarquização do Estado e da Sociedade brasileira. Por fim, concluímos que tanto a Ação Integralista como a Ação Católica no Brasil tinham em seu discursos a presença de “Deus”, como aquele que resolveria os problemas políticos e sociais do Estado brasileiro. Estado este que estava ameaçado pelo perigo comunista e pela laicização do Brasil.
CONCLUSÕES:
Este projeto de pesquisa esta nos possibilitando a construção de competências e habilidades na pesquisa histórica e na análise do discurso na linha francesa. A categoria do discurso é aqui utilizada numa perspectiva que extrapola o significado “literal” das palavras, buscando na sua relação com a exterioridade perceber as condições em que foram produzidos, por quem foram produzidos, como foram produzidos e como eles funcionam. Para tal, usamos a contribuição de (FOCAULT, 1972;1979;1987); (MAINGUENEAU, 1997); (PÊCHEUX, 1988). É assim, operacionalizando a investigação histórica a partir da contextualização do social, numa reflexão crítica sobre a História Política e Cultural, que no decorrer do projeto, construímos um acervo de indicadores e subsídios teórico -metodológicos que nos ajudam a compreender a relações existentes entre a Ação Integralista Brasileira e a Ação Católica Brasileira e a contribuições destes dois movimentos para a construção da sociedade brasileira dos anos 30 do século XX.
Instituição de fomento: FACEPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Brasil; Igreja; Integralismo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005