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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 3. Psicolingüística | ||
ANÁLISE DE ASPECTOS SEMÂNTICO-COGNITIVOS NAS PARAFASIAS | ||
Alexsandro Macêdo Saraiva 1 (alexmacs@yahoo.com) | ||
(1. Departamento de Psicologia, Universidade Estadual do Ceará - UECE.) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho constitui-se um estudo experimental que objetiva descrever e analisar algumas estratégias semântico-cognitivas utilizadas por sujeitos portadores de afasia de Broca no processo de nomeação e categorização, tendo como base o princípio de reoganizacão funcional proposto por Luria (1980). Em linhas gerais, o sujeito afásico é aquele que possui um distúrbio complexo que envolve, entre outras coisas, desordens de expressão e/ou compreensão da linguagem. O diagnóstico de afasia é definido pelo conjunto de sintomas predominantes apresentados pelo sujeito (anomias, estereotipias, jargões, agramatismos, etc). O interesse central aqui é sobre o fenômeno da parafasia, que pode ser definido como a emissão de uma palavra por outra que não seja proveniente de um distúrbio fonoarticulatório, mas de uma provável falha no processo de seleção lingüística e/ou discriminação auditiva. Acreditamos que este estudo possa trazer significativas contribuições para os estudos psicolingüísticos até então realizados nesse campo de pesquisa, principalmente no que concerne à realidade brasileira cujos estudos sobre os processos semântico-cognitivos em sujeitos com deficiências dessa ordem ainda parecem ser um tanto escassos, além de abrir espaço para uma maior compreensão desse distúrbio. |
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METODOLOGIA:
Para a realização deste estudo, foram escolhidos aleatoriamente em instituições de reabilitação 10 (dez) sujeitos na faixa etária entre 50 a 60 anos, (05 homens e 05 mulheres), sendo que 05 (cinco) se enquadravam dentro da categoria iletrados/semiletrados e 05 (cinco) como letrados, previamente diagnosticados com afasia de Broca e que estavam cognitivamente, fisicamente e emocionalmente aptos a realizar a atividade proposta. A estes sujeitos foi aplicado uma tarefa de categorização, na qual foram apresentados cartões com figuras traçadas referentes às categorias animal, vestuário e utensílios de cozinha. Os sujeitos foram solicitados a nomear as figuras apresentadas e, em caso de dificuldade, o pesquisador fornecia algumas pistas cognitivas para que o sujeitos completassem a tarefa. Todo o procedimento foi gravado em fita cassete e transcrito para fins de criação de um corpus. A análise qualitativa das respostas dos sujeitos consistiu em uma classificação dos tipos de parafasias apresentados e descrição das estratégias semântico-cognitivas dos sujeitos (de oposição, de similaridade categorial, contextuais ou slot-fillers etc.). O tratamento estatístico foi realizado através do SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 10.0, na qual foi utilizado o teste t de Student, de modo a verificar a relação entre as variáveis estudadas. |
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RESULTADOS:
Das 270 ocorrências na tarefa de nomeação de figuras no grupo dos sujeitos afásicos (N=10), 218 (80,5%) foram nomeações corretas, enquanto que em 46 (17,03%) das nomeações foram emitidas parafasias e em 06 (2,22%) foram emitidas perífrases. No entanto, se levarmos em conta apenas as suas respostas imediatas, veremos que das 218 nomeações corretas. 33 (15,4%) foram mediadas por pistas cognitivas. Das 46 parafasias semânticas emitidas, 32 (69,6%) foram do tipo slot-filler, 13 (28,3%) foram de similaridade categórica e apenas 01 (2,2%) por oposição. Não houve nenhuma diferença significativa entre homens e mulheres, iletrados/semiletrados e letrados em termos de emissão de parafasias. Foi encontrada apenas uma diferença significativa no uso de parafasias semânticas do tipo slot-filler nos itens da categoria animal entre sujeitos afásicos iletrados/semiletrados e letrados (t (2,84) = 0,02; gl = 8 e p < 0,05). O número de ocorrências foi bastante superior neste grupo (65%) contra 33,3% do grupo dos letrados. |
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CONCLUSÕES:
A homogeneidade da amostra nos revelou que não existe, a princípio, diferenças nas estratégias semântico-cognitivas utilizadas entre sexo e escolaridade, no sujeitos estudados. Outro aspecto importante diz respeito à predominância de parafasias slot-fillers. O fato de se encontrar uma proximidade semântica em um nível mais amplo que o taxonômico nos leva a idéia de que o que denominamos de palavra se estrutura numa cadeia complexa e extremamente organizada de conexões conceituais que se aproximam das que no plano simbólico são denominadas de estruturas globais do conhecimento (esquemas, roteiros etc). Se há uma cadeia de conexões neurais que evoca uma representação partilhada do objeto (como, por exemplo, a palavra), pode ser que esta traga consigo também a cadeia de eventos na qual esta representação se encontra inserida. Isto reflete a perspectiva fenomenológica de que todo conceito é construído a partir de relações com as coisas do mundo. Uma parafasia é uma construção equivocada mas que, num campo semântico mais amplo, tenta se aproximar da construção correta, pelo princípio da reorganização funcional, revelando um aspecto importante sobre a organização do conhecimento. |
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Palavras-chave: parafasia; processamento da linguagem; estratégias semântico-cognitivas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |