IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES
Albertisa Rodrigues Alves 1 (larizamartins@hotmail.com), Maria Veraci Oliveira Queiroz 1, 2, Ilvana Lima Verde Gomes 1, 2, Geusa Maria Dantas Lélis 1 e Jaqueline Caracas Barbosa 3
(1. Hospital Geral de Fortaleza - HGF; 2. Universidade Estadual do Ceará - UECE; 3. Doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP/SP)
INTRODUÇÃO:
O estudo busca sistematizar as atividades desenvolvidas pela Comissão de Educação Continuada na Enfermagem de um hospital escola do Sistema Único de Saúde com a finalidade de avaliar as experiências e desse modo contribuir para uma reflexão crítica das ações realizadas. A educação continuada é um processo permanente de treinamento, aperfeiçoamento e atualização que envolve toda a equipe de enfermagem, visando atender as circunstâncias e as necessidades do serviço resultando em crescimento pessoal e profissional, o qual reflete na qualidade da assistência prestada ao ser humano. Portanto, torna-se imprescindível a existência de programas de educação continuada nas instituições hospitalares. O surgimento de novas tecnologias, as mudanças na legislação que orientam a assistência e a pesquisa geram demandas de cuidados em que os profissionais de enfermagem precisam incorporar tais mudanças, e, ao mesmo tempo, desenvolver alternativas que reorientem suas ações e relações no ambiente de trabalho. Considerando esse contexto e a relevância da educação continuada resolveu-se desenvolver esse estudo a partir dos seguintes objetivos: descrever as ações desenvolvidas pela Comissão de Educação Continuada na Enfermagem, refletindo sobre a experiência.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, que recupera informações das experiências construídas, portanto constitui um relato de experiência a partir de dados coletados nos relatórios anuais e relatórios de eventos realizados no período de novembro de 1999 a dezembro de 2002. Em março de 2000 o projeto para implantação da Comissão de Educação Continuada foi aprovado pela Chefia de Enfermagem e pela Direção Geral do hospital referente ao estudo, com o objetivo de promover a capacitação contínua dos profissionais de enfermagem, primando pela assistência qualificada e ainda desenvolver uma consciência crítica sobre a prática profissional de enfermagem. Em 05 de Maio de 2000 foi instituída a Comissão de Educação Continuada na Enfermagem (CECEn), através da Portaria nº 06, expedida pelo Diretor Geral, sendo a mesma composta por quatro enfermeiras. O processo de organização da educação continuada exigiu a estruturação do serviço, no sentido em que as ações de ensino - aprendizagem fossem implementadas de forma contínua e ininterrupta e eram centralizadas na Chefia do Serviço de Enfermagem. Simultaneamente, ao escrevermos o projeto, desenvolvia-se estudos para prover a capacitação das enfermeiras da Comissão de Educação Continuada e realizava-se uma pesquisa para conhecer o perfil das enfermeiras no sentido de orientar as atividades educativas. Isto possibilitou dados para identificação das necessidades de aprimoramento profissional.
RESULTADOS:
Para que os objetivos da proposta da Comissão de Educação Continuada fossem efetivados com sucesso subsidiando uma assistência de enfermagem de excelência e coadunando com a filosofia de trabalho do serviço de enfermagem foi necessária a implementação das ações propostas a seguir: desenvolver aperfeiçoamento e atualização técnico-científica conforme atuação profissional através de cursos de curta duração, encontros, palestras e sessões científicas; desenvolver atividades de treinamento para a equipe de enfermagem de acordo com as necessidades diagnosticadas nas unidades; promover a implementação da sistematização da assistência de enfermagem nas unidades da instituição e como complemento dessa atividade realizamos oficina de planejamento estratégico que possibilitou o repensar do processo; incentivar a qualificação profissional atendendo aos interesses pessoais e necessidades do serviço; manter intercâmbio entre a Comissão de Educação Continuada e os Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem das instituições que mantinham convênio com o hospital em estudo; oferecer suporte ao desenvolvimento da pesquisa científica; divulgar a produção científica dos enfermeiros.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, podemos afirmar que a educação continuada na enfermagem é uma importante parceria entre a equipe de enfermagem e a administração geral da instituição, a qual deve ter o interesse para apoiar a qualificação dos trabalhadores, pois é imprescindível a atuação de uma equipe capacitada para desenvolver suas atividades. Desse modo, elaborar o planejamento estratégico destinado à capacitação e conseqüentemente, o desenvolvimento da competência pessoal e profissional dos trabalhadores da enfermagem, possibilitando alcançar as metas da instituição e atender as necessidades dos usuários do serviço. Olhando e refletindo sobre este fazer percebe-se um imenso caminho a percorrer, o que nos impulsiona a pensar em novas alternativas que dêem continuidade ao processo de trabalho numa perspectiva ética e humanizada. O estudo demonstra a importância de um trabalho integrado que atenda as necessidades da equipe de enfermagem e da própria instituição.
Palavras-chave:  Educação continuada; Enfermagem; Capacitação profissional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005