IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
LEVITAÇÃO MAGNÉTICA: UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO EM ELETROMAGNETISMO
Oberlan da Silva 1 (osfisicos_uepb@oi.com.br), Leonardo Bruno Ferreira de Sousa 1, José Nivaldo Mangueira de Assis 1, Simone Vicente de Oliveira 1, Márcio Fablício da Silva 1 e Denis Barros Barbosa 1
(1. Depto. de Física, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
INTRODUÇÃO:
As atividades experimentais relacionadas com o ensino de física têm se apresentado como uma ferramenta importante para a condução do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a dificuldade de obtenção de materiais e as condições dos laboratórios dos cursos de física básica têm prejudicado e dificultado o entendimento de alguns conceitos físicos por parte dos alunos. Uma das saídas encontrada pelos professores e pesquisadores é a utilização de experimentos com materiais de baixo custo que apresentem resultados satisfatórios. Para mostrar como isso é possível, desenvolvemos um experimento fundamentado no eletromagnetismo, capaz de provocar a levitação magnética, onde está presente de forma bastante significativa as Leis de Faraday e de Lenz. Sendo assim o nosso objetivo é mostrar que mesmo trabalhando com sucatas podemos reproduzir fenômenos físicos e explicar os conceitos que estão presentes neles. Além disso, através do uso desse experimento, podemos gerar discussões de outros fenômenos que possa despertar nos alunos um maior interesse pela física.
METODOLOGIA:
Construímos um dispositivo capaz de provocar a levitação magnética utilizando apenas materiais alternativos (uma máquina velha de contar moeda e um HD) obtidos de sucatas. Este consiste de um motor de indução magnética (72W e 80Vcc), um disco de alumínio (10cm de diâmetro e 1cm de espessura), um transformador de tensão com saídas (90V, 15V e 10V cc), um ímã permanente encontrado em HD de computador, e uma base de madeira (30cm x 40cm) para montagem do experimento. O motor é fixado na base de madeira e em seguida o disco é encaixado em seu eixo, que o fará girar em alta rotação. A sua alimentação se dá através do transformador de tensão de 90V. O imã do HD é colado em uma das extremidades de uma haste de alumínio que está fixa em um rolamento que permite o seu movimento na vertical. Na horizontal o movimento da haste se dá através do movimento do próprio suporte que a sustenta. Esses movimentos são necessários para mostrar como a levitação varia conforme aproximamos ou afastamos o imã do eixo do disco, estando este em movimento de rotação. Para comprovar que a levitação de fato ocorre colocamos uma outra haste onde se encontra fixa em uma de suas extremidades um material não magnético (chapa de ferro 3cm x 4cm), em que durante o movimento de rotação do disco o conjunto mantém-se sem levitar.
RESULTADOS:
Para explicar o fenômeno da levitação partiremos do seguinte ponto. Considere o disco de alumínio inicialmente parado e o imã localizado sobre sua superfície. Apesar do campo magnético estar presente sobre essa área, o fenômeno não ocorre. Entretanto, ao ligarmos o motor este acionará seu eixo fazendo o disco girar causando a levitação magnética do imã. Isto só ocorre quando o disco está em movimento uma vez que ele é formado por material não magnetizável. Como explicar essa levitação? Segundo a Lei de Faraday para que haja uma força eletromotriz (fem) induzida no disco é necessário uma variação do fluxo magnético. Com o disco parado, não haverá variação desse fluxo já que o campo produzido pelo imã permanece constante e a área sob o imã não muda. Com o disco em movimento, haverá uma constante troca de área abaixo do imã ocasionando uma variação no fluxo, que, faz surgir uma (fem) que induz no disco uma corrente elétrica. A Lei de Lenz, diz que esta corrente se opõe a causa que a produz. Isto faz com que surja uma força repulsiva sobre o imã, causando o fenômeno da levitação. Ela ocorre, pois a força magnética, na superfície do disco, é maior que a força peso, levando o ímã a subir até encontrar o ponto de equilíbrio. Esta levitação diminui ao movimentarmos o imã da extremidade do disco para seu centro, uma vez que a velocidade de cada ponto do disco diminui à medida que o aproximamos do seu centro, comprovando assim que a altura da levitação também depende da velocidade.
CONCLUSÕES:
O experimento é capaz de reproduzir com sucesso o fenômeno da levitação magnética. Por ser de fácil manuseio podemos levá-lo ao ambiente da sala de aula para demonstração dos conceitos físicos que estão por trás das Leis de Faraday e de Lenz. Além disso, é importante chamar a atenção sobre a utilização de materiais alternativos como uma forma de construir experimentos de baixo custo, para a realização de atividades experimentais em sala de aula que possa proporcionar uma maior visualização dos fenômenos físicos e conseqüentemente uma aprendizagem mais significativa.
Palavras-chave:  Levitação Magnética; Leis de Faraday e Lenz; Experimento de Baixo Custo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005