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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Rodrigo Alves dos Santos 1, 2 (ralves@mastercabo.com.br)
(1. Departamento de Educação, ICHS, Universidade Federal de Ouro Preto; 2. Universidade de Itaúna, Campus Lagoa da Prata, Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz uma análise de depoimentos de professores de língua portuguesa do ensino médio, quando estes comentam a relação entre a sua formação e sua prática docente. Tal atitude se faz importante em um contexto no qual se debate sobre os rumos dados à aula de língua portuguesa em um ensino que se baseia na máxima “formar para a vida”.
METODOLOGIA:
As opiniões aqui analisadas foram gravadas (e depois transcritas com o maior grau de fidelidade possível) a partir de diálogos sobre o tema travados entre o presente autor e docentes com maior ou menor experiência em magistério público e/ou particular e de formação também pública e/ou particular, a depender de cada caso.
RESULTADOS:
Uma leitura atenta das falas transcritas aponta para a existência de consideráveis descompassos na formação dos licenciados em Letras que optam pelo magistério de língua portuguesa. A colocação do domínio da gramática em segundo (ou último) plano por professores formadores de futuros professores de língua portuguesa, o excessivo apego às questões de crítica aos conceitos e normas gramaticais, o desconhecimento dos professores universitários sobre as competências sugeridas pelos documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa no ensino médio, bem como a inexpressiva carga horária de contato do futuro professor com a realidade do ensino de língua portuguesa são alguns dos itens que evidenciam a necessidade de repensar a formação docente para o magistério de língua portuguesa.
CONCLUSÕES:
Sem a intenção de ser um estudo generalista, nem pessimista, o presente trabalho enfatiza uma realidade ignorada pelos debates em torno da formação dos professores e fomenta a reflexão sobre que caminhos podem ser apontados para que o ensino de língua portuguesa possa atender de forma melhor ao propósito de formar falantes e escritores de língua portuguesa realmente letrados e autônomos.
Palavras-chave:  Formação Docente; Língua Portuguesa; Ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005