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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UDESC: SUBSÍDIOS PARA A EMERGÊNCIA DA MODALIDADE DE ENSINO SEMIPRESENCIAL | ||
Martha Kaschny Borges 1 (marthakaschny@hotmail.com) | ||
(1. Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) | ||
INTRODUÇÃO:
A partir do desenvolvimento, da expansão e da apropriação das tecnologias digitais pela sociedade em geral, novas práticas sociais, políticas, econômicas, culturais emergem, dando origem ao ciberespaço e à cibercultura (LÉVY, 2000, SILVA, 2003, RAMAL, 2002). Desta forma, a educação, como processo essencialmente social, também tem sido influenciada e influencia este novo espaço de criação cultural e social. O uso das tecnologias digitais provocam e estimulam o re-pensar, a construção e a reconstrução de diferentes concepções de educação; possibilitam a retomada, em novos patamares, de modalidades diferenciadas de ensino (presencial, à distância, semi-presencial), possibilitam a criação de novos paradigmas educativos, onde professores e estudantes definem novos papéis e funções; desenvolvem a inteligência coletiva e constroem ambientes coletivos de aprendizagem (LÉVY, 1997, 2000; MORAN, 2000, PALLOFF E PRATT, 2002, SILVA, 2001). Assim, esta pesquisa, realizada junto a estudantes do Curso de Pedagogia, teve como objetivo investigar em que medida a utilização de uma plataforma virtual de aprendizagem, originalmente prevista para o uso em cursos na modalidade a distância, quando utilizada em cursos presenciais, modifica as concepções dos estudantes (futuros educadores) relativas ao uso das tecnologias digitais na educação (vantagens e limitações nos processos de ensino e de aprendizagem), à modalidade de educação a distância e à própria modalidade presencial. |
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METODOLOGIA:
De acordo com a legislação vigente (LDB art 81 da Lei 9394/96, art 1º do Decreto nº 2494/98, portaria nº 4059/2004), as instituições de ensino superior poderão oferecer disciplinas do currículo, na modalidade semi-presencial, com até 20% da sua carga horária na modalidade a distância. Assim, durante o ano de 2004, no decorrer das atividades realizadas na disciplina de Tecnologia Educacional, do Curso de Pedagogia Presencial da UDESC, desenvolvemos atividades de ensino utilizando a plataforma virtual desta universidade (http://www.virtual.udesc.br/sistema), originalmente desenvolvida para uso na modalidade a distância. Nesta plataforma, utilizamos diferentes ferramentas: apresentação dos sujeitos, leituras de artigos sugeridas pelo professor, atividades de pesquisa orientadas, publicação das produções na plataforma, fórum de discussões, salas de bate-papo, correio eletrônico. As atividades foram desenvolvidas junto a duas turmas de 6ª fase, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Na primeira, 34 estudantes cursaram a disciplina. Na segunda, o total foi de 25 estudantes. Após a realização das atividades na plataforma, os alunos realizaram uma avaliação escrita e aberta sobre o uso da plataforma virtual de aprendizagem. A participação dos estudantes nas atividades da plataforma foi quantificada e as respostas apresentadas na avaliação foram analisadas segundo o método da análise de conteúdo (BARDIN, 1983; GHIGLIONNE, 1980; BLANCHET, 1985). |
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RESULTADOS:
As atividades desenvolvidas na plataforma virtual foram realizadas pela totalidade dos estudantes, ou seja, 59 estudantes a acessaram, realizaram as leituras sugeridas e publicaram suas produções, de forma que todos tiveram acesso às produções e puderam realizar críticas e sugestões, tanto em atividades virtuais (na plataforma) como em atividades presenciais. Com relação à avaliação aberta, obtivemos a participação de 51 estudantes, ou seja, 86,44% da totalidade. Para a tabulação dos dados, consideramos todos os aspectos citados pelos estudantes, sendo que, na maioria das vezes, estes listaram mais de um em cada resposta. Assim, identificamos duas grandes categorias: os aspectos positivos do uso da plataforma para sua formação profissional e as sugestões para a continuidade do curso. Os aspectos positivos do uso da plataforma citados foram: 1. comprovação, na prática, da importância das tecnologias digitais no processo educacional (86,27% dos 51 estudantes) 2. plataforma como facilitador do seu próprio processo de aprendizagem (39,21%) 3. desmistificação do uso das tecnologias na educação e da modalidade de educação a distância (37,26%) 4. reflexão sobre a história das tecnologias e sua influência nos processos sociais (7,84%). As sugestões apontadas para a continuidade do curso: 1. maior utilização da plataforma, de computadores e da Internet em sua formação, inclusive em outras disciplinas (51,00% dos 51 estudantes). 2. maior carga horária para a disciplina (15,69%) |
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CONCLUSÕES:
A partir destes resultados, supomos que os fatores que contribuíram para que a totalidade de estudantes utilizasse a plataforma foram: (i) as atividades tinham um caráter avaliativo, (ii) algumas das atividades a distância foram realizadas no laboratório, sob a forma presencial (em razão da ausência de regulamentação da universidade sobre o percentual de créditos a distância). Com relação aos dados obtidos através da avaliação, verificamos que a maioria dos estudantes modificou suas concepções sobre o uso das tecnologias digitais na educação. Estes passaram a considerá-las como instrumentos facilitadores dos processos de ensino e de aprendizagem. Explicitaram também que o uso da plataforma lhes possibilitou desmistificar suas concepções de tecnologia e de educação a distância, como nos confirma o seguinte depoimento: “Penso que a idéia de utilizarmos a plataforma virtual como exemplo de utilização das tecnologias na educação foi muito importante, até mesmo para desmistificar a idéia negativa do ensino a distância” (estudante da 6ª fase, primeiro semestre de 2004). Concluindo, podemos dizer que a realização de atividades a distância, em cursos presenciais, promove uma modificação nas concepções relativas ao uso das tecnologias digitais na educação e ainda, possibilita a emergência de subsídios teóricos, metodológicos e experimentais para o desenvolvimento, com qualidade, da modalidade híbrida de ensino: a semipresencial. |
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Palavras-chave: Formação de professores; Tecnologias digitais na educação; Ensino a distância e semi-presencial. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |