IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Demografia - 7. Demografia
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DEMOGRÁFIA - ÁLBUM DEMOGRÁFICO: UMA LEITURA FOTOGRÁFICA DE SUJEITOS SOCIAIS.
Michelly Goiás Pagotto 1 (michellypagotto@yahoo.com.br)
(1. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás - UFG)
INTRODUÇÃO:
Durante os três bimestres letivos, a disciplina Geografia Humana incumbida de apresentar, discutir e avaliar as categorias, os conteúdos e os objetivos dos estudos demográficos, se ocupou em desenvolver a análise da construção social dos indivíduos humanos, se portando ao fato de que há três dimensões na interpretação demográfica, uma estrutural, outra qualitativas e ambas servindo á dimensão propositiva. È na trama vivida por esses indivíduos humanos que o tecido social é bordado, uma multiplicidade de semblantes e de almas entende-se na cidade e no campo, muitas vezes se repelem ou desenham laços de resistências e de lutas. Cabe á pesquisa demográfica, cunhada no objetivo de procurar saber quem é sujeito desse tempo, desenvolver trabalhos que revelem as configurações humanas e a sua arte de vida, demonstrando o grau de aprisionamento ou de possibilidades que encarnam a carne humana desse nosso mundo. È conveniente, portanto no último bimestre da disciplina, professor e alunos se ocuparem dessa tarefa prática de vasculhar os sujeitos da metrópole, infundir o olho demográfico na entranha de homens, mulheres, crianças e toda sorte de identidades e valores humanos que se apresenta vivos e reais. A proposta que segue justifica-se nesse item: o estudioso de Demografia, além de estar atento com os novos processos que incidem sobre a construção social do indivíduo humano precisa, na prática, elaborar mecanismos que revelem os vários sujeitos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi definido a partir da organização de grupos de trabalho com no máximo, quatro componentes, cada um desses grupos elaboraram um projeto de Álbum Demográfico, este projeto foi composto de título, justificativa e fundamentação teórico-metodológico, em que apresentou o foco que alicerçou o trabalho. O projeto foi discutido em sala de aula mediante o calendário estabelecido junto ao professor da disciplina. Os alunos montaram o álbum demográfico acompanhado de textos sintéticos que demonstraram o sentido e o significado de cada fotografia. Em data acertada com o professor da disciplina, foi feito um seminário para exposição dos álbuns. Todas as etapas do trabalho foram avaliadas, culminando com uma nota única para os componentes de cada grupo. Essa nota correspondeu à avaliação pertinente ao quarto bimestre.
RESULTADOS:
Executando a proposta do professor, os alunos desenvolveram um trabalho prático um - Álbum Demográfico - que revelou uma interpretação fotográfica com as devidas justificativas teóricas, um grupamento de sujeitos sociais, de maneira que foram estabelecidas uma ponte entre os conteúdos verificados durante o ano letivo e a capacidade perceptiva dos alunos amparados por esses conteúdos. Constatamos ainda, nos trabalhos apresentados ao professor á analise de aspectos, conflitos e dramas sociais de uma identidade de sujeito social. Foram utilizados textos imagéticos em cada fotografia, contribuindo na interpretação demográfica, além de estabelecer sínteses nas imagens produzidas, compondo uma aglutinação de imagem e interpretação, teoria e forma.
CONCLUSÕES:
Por se tratar de um trabalho de investigação demográfica, os alunos se mostraram motivados por estar revelando uma variedade de sujeitos como a significação etária de crianças, jovens, adultos, envelhecidos ou mesmo a luta pelas identidades sociais de negros, mulheres, indígenas, a competividade pelo emprego, a mudança brusca de uma vida rural para uma vida urbana, os novos símbolos da cultura, do consumo e das identidades individuais, a organização dos movimentos sociais que inclui povos cerradeiros, benzedeiros, raizeiros, ribeirinhos, vazanteiros, veredeiros, movimento pela casa própria, movimento dos sem-terra, dos sem-tetos etc e juntos com os chamados setores excluídos como a população prisional, as prostitutas, os flanelinhas, as florestinhas, os mendigos etc estabeleceram uma cartografia ontológica de sujeitos múltiplos, ricos de vida e de dramas, de conflitos e de procura, de cores e de cheiros, de relação com o tempo, com a cidade, com os lugares e com os semelhantes. Desta forma todos os objetivos da proposta do trabalho foram alcançados, tendo cem por cento de aprovação dos alunos no curso de geografia humana e uma estimulação por parte deles para os anos seguintes.
Palavras-chave:  Álbum Demográfico.; Leitura fotográfica de sujeitos sociais.; Proposta metodológica para a demografia..
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005