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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
PRÁTICAS PSICOEDUCATIVAS INTEGRADORAS: UM OLHAR CRÍTICO-CULTURAL DA SÍNTESE TRANSACIONAL E A ECOLOGIA DO SER DE ROBERTO CREMA
Deyseane Maria Araújo Lima 1 (deyseanelima@terra.com.br), Mharianni Ciarlini de Sousa 1 e Francisco Silva Cavalcante Júnior 1
(1. Dep. de Psicologia, Universidade de Fortaleza. UNIFOR)
INTRODUÇÃO:
Diante de uma crise de sentido na história da humanidade, característica dos tempos modernos, e com o intuito de reverter os processos de dessacralização da vida, um grupo de pessoas, insatisfeitas com a separação dos saberes científico e espiritual vem buscando, em diversos métodos terapêuticos disponíveis no ocidente, um caminho de profunda transformação pessoal e transpessoal, como possibilidade de uma experiência plena de suas vidas. Dentre estes métodos, que visam à integração das múltiplas dimensões do ser humano, na pesquisa “Práticas psicoeducativas integradoras: um olhar crítico-cultural”, desenvolvida pelo Laboratório de Psico(pato)logia Crítica-Cultural da Universidade de Fortaleza, doze foram selecionados por sua crescente expansão entre psicólogos e não psicólogos no Brasil, através da difusão de cursos em várias capitais brasileiras. A referida pesquisa tem por objetivo sintetizar os pressupostos teóricos e práticos que fundamentam os 12 métodos selecionados, visando compreender as suas gêneses e possíveis inter-relações com conhecimentos científicos e/ou místicos de tradições das culturas ocidental e oriental, descrevendo, biograficamente, os caminhos trilhados por cada um dos criadores das abordagens em estudo. Neste painel, apresentaremos o método Síntese Transacional e a Ecologia do Ser criado pelo psicólogo e antropólogo Roberto Crema.
METODOLOGIA:
Segundo Glesne e Peshkin, os métodos de pesquisa que escolhemos dizem algo sobre o que consideramos ser um conhecimento de valor e da nossa perspectiva sobre a natureza da realidade. A pesquisa usa abordagens do tipo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Utilizam-se pressupostos e técnicas da etnografia centrada na pessoa, sugerida por Wolcott, e da história de vida antropológica estudada por Langness e Frank, que permitem o enfoque de pesquisa reflexiva e a compreensão da história pessoal do criador do método em estudo, estabelecendo conexões entre a vida pessoal e as propostas terapêuticas dessa pessoa.
RESULTADOS:
A partir do estudo da biografia e do método do teórico brasileiro e contemporâneo Roberto Crema que foi criado por uma família onde imperava um rigoroso catolicismo, cujos acontecimentos marcantes de sua infância e adolescência, em especial no período escolar, acompanhado de reflexões e das crises pessoais provocadas por esse sistema educacional, das revoltas e traumas da psique, das terapias de cura, entre tantos outros temas que tanto o inquietaram, podem ter influenciado na construção do seu método, por meio do momento histórico, cultural, social e familiar em que viveu. Sendo possível a partir de futuros estudos e possíveis relações sobre a sua história de vida refletir sobre o seu método de forma diferente, re-constituindo-o, re-pensando-o. Um exemplo disso é quando faz referência ao tratamento de um irmão que se afastara do convívio social por um médico que pede para o pai comprar uma bicicleta, questionando-se anos depois o que poderia ter havido de diferente quanto ao tratamento e enfrentamento da crise do jovem, sem querer fazer apologia do generalista versus especialista, pois acredita que essa polaridade necessita ser transcendida.
CONCLUSÕES:
Esse método foi criado por um analista transacional que percebeu que estava sendo treinado apenas para parcializar, compartimentalizar e rotular aqueles homens que chegavam a ele sempre inteiros, já sofrendo por causa das suas fragmentações existenciais. Esse momento de crise fez com que ele repensasse o seu método, optando por um caminho de síntese. Pode-se perceber uma relação entre esses fatos e sua reflexão sobre alguns fatos da sua infância e adolescência, na sua biografia, sendo muito importante e engrandecedor para a constituição do seu método. A constituição integrativa da Síntese Transacional e Ecologia do Ser , que visa a integração das múltiplas dimensões do ser humano como possibilidade terapêutica, revela claramente a necessidade do homem ocidental de buscar caminhos alternativos para o tratamento de suas problemáticas psicológicas. A presente pesquisa ressalta, contudo, uma lacuna existente com a carência de estudos acerca destas temáticas no meio científico, e especificamente nas universidades. Por outro lado, a procura por essas formas de terapia apresenta um índice crescente na sociedade ocidental. O método estudado vem sendo difundido através de grupos de estudo, grupos vivenciais, terapia individual, dentre outras formas de treinamento promovidas pelo criador do método em várias partes do Brasil.
Palavras-chave:  Terapia; Crítico-cultural; Integração.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005