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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: INDICADORES PARA O NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA ESPERANÇA. | ||
Raimundo Leandro Neto 1 (leandroneto@cefetce.br) | ||
(1. CEFETCE/UNED-Cedro) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho trata sobre a avaliação do ensino-aprendizagem e tem como objetivo investigar esta prática na Escola Esperança e apresentar indicadores para o núcleo gestor desta mesma escola. Refletimos sobre o contexto educacional brasileiro a partir da década de 1990 sem ignorarmos a forte influência de organismos internacionais tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento-BIRD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNICEF). Dialogamos com Castro (1998), André & Passos (1997), Souza (1997) e Luckesi (1995) na construção de pressupostos teóricos para a prática avaliativa inclusiva em contraposição à prática avaliativa classificatória. |
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METODOLOGIA:
Com base em Gil (1995), Cervo & Bervian (1983) e Goldenberg (1998) delineamos a abordagem metodológica adotada para este trabalho (estudo descritivo) e apresentamos, com base em Lakatos (1995), os instrumentos de coleta de dados (roteiros de entrevistas) para cinco segmentos da comunidade escolar, a saber: diretor(a), professor(a), funcionário(a), aluno(a) e representante da família. Em seguida, explicitamos o nosso recorte dentro da proposta global apresentada pela coordenação do PROGESTÃO para o estudo “Políticas e Práticas da Gestão na Escola Pública Cearense” onde optamos pela temática “Gestão do Processo Ensino-Aprendizagem”. Apresentamos os pesquisados e descrevemos o processo ensino-aprendizagem na Escola Esperança. Foi pesquisado sobre a forma como o professor ensina e o modo como o estudante aprende; o acompanhamento da família nas tarefas que o estudante traz para casa; as disciplinas/matérias em que o aluno sente mais facilidade para aprender e as disciplinas/matérias em que o aluno sente mais dificuldade para aprender; a seleção dos conteúdos das matérias a serem estudados; o uso do livro didático; a relação professor-aluno e a prática avaliativa na escola. Estas informações foram cotejadas entre os diferentes segmentos pesquisados e com o referencial teórico apresentado. |
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RESULTADOS:
Respondendo sobre a melhor forma do professor ensinar, os seguimentos pesquisados destacaram a importância do doar-se, comprometer-se e trocar experiências. Todos concordam que o acompanhamento da família é de fundamental importância. A disciplina/matéria que os alunos encontram mais facilidade de aprendizagem é Língua Portuguesa e a disciplina/matéria que apresentam maior dificuldade de aprendizagem é Matemática. Sobre a seleção dos conteúdos a serem estudados, o aluno pesquisado assegurou que não tem participação nesta decisão. A diretora afirmou que estes conteúdos são decididos pelos professores por ocasião do planejamento. A professora asseverou que os planos e projetos são traçados de acordo com as necessidades dos alunos e que a seleção dos conteúdos a serem estudados é feita pela Secretaria de Educação, professores e coordenadores. Todos os segmentos pesquisados foram unânimes em afirmar que os alunos receberam o livro didático e que são orientados para cuidar bem dele. A relação professor-aluno e a prática avaliativa na escola ocorrem em clima de amizade e cooperação. |
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CONCLUSÕES:
A partir deste estudo, podemos listar os seguintes indicadores para o núcleo gestor da Escola Esperança: a organização do ensino em forma não convencional (ciclos) abre portas para novas experiências; boa vontade e criatividade superam limitações diversas; os cuidados com o livro didático são de grande importância; a participação da família é uma colaboração esperada pela escola; gargalos detectados na avaliação do ensino-aprendizagem precisam ser atacados veementemente; conteúdos próximos da realidade e interesse dos alunos favorecem o ensino-aprendizagem; relações amistosas na escola constituem para melhorar os processos avaliativos e, por fim, o uso de avaliações diversificadas contempla diferenças individuais. Fica evidente que a avaliação do ensino-aprendizagem na Escola Esperança, conforme informado pelos pesquisados, apresenta características inclusivas. |
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Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Avaliação; Inclusão. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |