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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E EX-ALUNOS SOBRE O CURSO E SUA PROFISSIONALIZAÇÃO – UM ESTUDO EM MATO GROSSO | ||
AFONSO MARIA PEREIRA 1 (AFOIZE@BRTURBO.COM) | ||
(1. Departamento de Pedagogia / UNEMAT) | ||
INTRODUÇÃO:
Introdução: Nossa intenção foi oferecer subsídios com a finalidade de contribuir para a reflexão sobre a formação desses profissionais, visando a qualidade da prática pedagógica oferecida nos Cursos de Pedagogia do Estado de Mato Grosso. Os enfoques desta pesquisa foram os alunos que cursavam o último ano de Pedagogia (ano de 2002) de quatro universidades do Estado de Mato Grosso e, ex-alunos que concluíram sua formação em Graduação de Pedagogia, no período de 1981 a 1998, e que estão atuando como profissionais da educação. Nosso objetivo era elucidar a representação dos alunos do último ano sobre o Curso e traçar um paralelo com a representação de um outro grupo que concluiu o Curso em período anterior. |
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METODOLOGIA:
Procedimento metodológico: A técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário que contou com a combinação de vários instrumentos: questões “abertas”, “fechadas” e de “associação livre” que foi aplicado aos dois grupos. Este estudo teve como sustentação os aportes teóricos da representação social que integra o psicológico, o cognitivo e o social, objetivando explicar os comportamentos e as elaborações mentais produzidas histórica e socialmente pelos indivíduos. |
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RESULTADOS:
Resultados: Os resultados apontaram que para os grupos pesquisados, a representação é compartilhada parcialmente quanto às categorias “profissão”, “formação” “aula” e “aluno”. Mas, a representação sobre a categoria “professor” é compartilhada integralmente, sendo que para ambos os grupos as expressões mais apontadas em relação ao professor foram competência e dinamismo. Os dados apontaram, ainda, que para os dois grupos, o Curso de Pedagogia no Estado de Mato Grosso, apesar de oferecer suporte teórico e prático, está atendendo apenas parcialmente as suas necessidades de formação. Segundo a opinião dos respondentes, as disciplinas que mais contribuíram para a sua a formação profissional foram Psicologia e Didática. Os grupos alegam que para melhorar o Curso é necessário o aumento da carga horária da disciplina Estágio Supervisionado. |
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CONCLUSÕES:
Resultados: Os resultados apontaram que para os grupos pesquisados, a representação é compartilhada parcialmente quanto às categorias “profissão”, “formação” “aula” e “aluno”. Mas, a representação sobre a categoria “professor” é compartilhada integralmente, sendo que para ambos os grupos as expressões mais apontadas em relação ao professor foram competência e dinamismo. Os dados apontaram, ainda, que para os dois grupos, o Curso de Pedagogia no Estado de Mato Grosso, apesar de oferecer suporte teórico e prático, está atendendo apenas parcialmente as suas necessidades de formação. Segundo a opinião dos respondentes, as disciplinas que mais contribuíram para a sua a formação profissional foram Psicologia e Didática. Os grupos alegam que para melhorar o Curso é necessário o aumento da carga horária da disciplina Estágio Supervisionado. |
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Palavras-chave: formação docente; pedagogia; representação social. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |