IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA AÇÃO EDUCATIVA DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (NDC/UFC) NOS SEUS 11 ANOS DE EXISTÊNCIA
Ana Maria Monte Coelho Frota 1 (anafrota@ufc.br) e Rita Cláudia Aguiar Barbosa 1
(1. Dept. de Economia Doméstica, Universidade Federal do Ceará - UFC.)
INTRODUÇÃO:
O Núcleo de Desenvolvimento da Criança foi fundado em 1991, por uma necessidade do Departamento de Economia Doméstica em trabalhar questões de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente conta com quatro grupos, atendendo 64 crianças, na faixa etário de 2 anos e meio a 6 anos e meio. Recebe crianças filhas de funcionários e alunos da Universidade, selecionadas através de sorteio anual. Conta com duas professoras por grupo de criança, com formação pós-graduada. Nasceu como um Programa de Extensão Universitária, tendo sido considerada escola somente há seis meses. Adota a concepção Construtivista, diferindo da escola tradicional por estimular uma forma de pensar em que o aprendiz, ao invés de assimilar o conteúdo passivamente, reconstrói o conhecimento existente, dando um novo significado ao que aprendeu. No Brasil esse tipo de ensino começou a ser usado nas escolas a partir da década de 70, quando as teorias de Jean Piaget, Wallon e Vygotsky começaram a fazer parte dos ambientes educacionais (Ferreiro, 1993). A partir daí, surge um movimento que tem visão de mundo diferente: o aluno passa a ser o sujeito da sua aprendizagem. È através do contanto consigo mesmo, com o ambiente, com os colegas e professores que as crianças desenvolvem a capacidade afetiva, sensibilidade, auto-estima, raciocínio, pensamento e linguagem (Felipe, 2001).
METODOLOGIA:
A pesquisa se propõe a avaliar a ação que o NDC tem exercido sobre as crianças egressas da escola, assim como sobre suas famílias. Iniciada em agosto de 2003, encontra-se na sua fase final, momento de análise e discussão dos dados obtidos. Cuidou-se para selecionar crianças das diferentes categorias de vínculo funcional dos pais atendidos pela escola (nível superior, médio, apoio e discente). Na coleta de dados foram feitas entrevistas semi-estruturadas com uma amostra de 30 crianças escolhidas aleatoriamente (de um total de 279 ex-alunos), assim como seus pais. Também foram contactadas as escolas atuais destas crianças, com o objetivo de avaliar seu desempenho escolar até o presente momento. As entrevistas foram elaboradas de forma objetiva e subjetiva, constando de questões fechadas e por questões abertas, que serão trabalhadas de forma qualitativa, através do método fenomenológico (Boris, 2003). Algumas categorias têm se revelado como necessárias de serem estudadas mais à fundo, pela clareza com que elas vêm se revelando nas falas das crianças e de seus pais: a importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento, as características facilitadoras da proposta pedagógica construtivista, o surgimento e aperfeiçoamento da autonomia e criatividade das crianças alunas do NDC, a relação afetiva criança- professoras, o desenvolvimento da escrita cursiva, a importância de um Programa de Educação Infantil dentro das instituições federais, dentre outras.
RESULTADOS:
Apesar de ainda não concluída, a pesquisa já nos aponta elementos importantes para avaliar o NDC. A totalidade das falas revela uma grande aceitação do Programa oferecido pelo Núcleo. Os pais destacam o crescimento das crianças em especial nos aspectos de autonomia, reflexão crítica e criatividade. Dizem-se satisfeitos pela possibilidade de seus filhos terem aprendido a conviver em grupo e respeitar as diferenças. Referem-se à formação das professoras, como facilitador do trabalho de qualidade. As crianças falam da sensação de segurança, aceitação, incentivo à aprendizagem, boa relação com as professoras, prazer nas brincadeiras e ludicidade sempre presente nas atividades do Núcleo. .Encontramos uma solicitação muito corrente: a continuidade do Programa Educativo do NDC para além da educação infantil. Tal demanda é evidente na fala de muitos ex-alunos e famílias que gostariam de manter suas crianças em escolas com uma proposta pedagógica que continue privilegiando o desenvolvimento da criança como sujeito de saber. Uma falha na ação educativa do Programa, relatada por pais e ex-alunos, foi a dificuldade no uso da letra cursiva adotada e exigida pelas escolas tradicionais que as receberam. Porém, tal fato não tem prejudicado o desempenho escolar destas crianças, é o que revela a análise dos seus históricos escolares. Afirma Maria, Mãe de Celso: "(...) ele tinha dificuldade, porque não escrevia letra cursiva. Isso foi horrível. Mas foi superado. Hoje ele está bem".
CONCLUSÕES:
O Núcleo de Desenvolvimento da Criança vem desempenhando à contento suas atividades pedagógicas propostas em seu plano de ação. A avaliação feita pelas crianças e pais têm mostrado um impacto muito positivo sobre a formação e desenvolvimento integral das crianças. A proposta construtivista assumida pela escola é um dos elementos determinantes deste sucesso. É o que afirma Adriana, mãe de Clarice: " A qualidade do ensino era absolutamente fantástico". Ou Vítor (17 anos): " Eu não mudaria nada no NDC, pois todas as séries foram ótimas". O percurso acadêmico dos egressos do NDC tem sido exitoso, e as crianças, mesmo quando inseridas em escolas que seguem uma metodologia mais tradicional, têm obtido bons resultados. Vera, que tem seu filho estudando em uma escola tradicional privada de Fortaleza, ressalta: "(...) a base fundamental da educação do meu filho, o desenvolvimento no início dentro do NDC, para ele, foi fundamental." Diante do sucesso do Programa, a partir da demanda dos pais e da sugestão legal de que as instituições federais ofereçam programas de educação infantil a seus servidores, sugere-se que se estenda a ação do NDC para um maior número de crianças atendidas, assim como para uma faixa etária menor, pensando-se na possibilidade de abertura de creches que recebam crianças na faixa de 4 meses a três anos. Larissa (9 anos) ressalta : " O que eu mudaria no NDC... eu botaria até a quarta série."
Instituição de fomento: PIBIC/UFC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação Infatil; Construtivismo; Ação Educativa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005