IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
POÉTICA E MEMÓRIA EM FRANCISCO DANTAS: PELAS IMAGENS DE UMA COIVARA
Josane Cristina Santos Moreno 1 (josane_cristina@uol.com.br)
(1. Departamento de Letras, Universidade Tiradentes - UNIT)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo estudar o estilo regionalista apresentado na obra Francisco J. C. Dantas, autor sergipano, que despontou no cenário da Literatura Brasileira com a publicação do romance Coivara da Memória. São também de sua autoria os romances Os Desvalidos, A Cartilha do Silêncio e o atual Sob o Peso das Sombras. Ao centralizar sua temática no universo do Regionalismo, Francisco Dantas despertou o olhar da crítica por atribuir a este tema um estatuto singular fugindo totalmente dos chavões com os quais são analisadas as obras de caráter regionalista.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a realização deste estudo é predominantemente de apanhado bibliográfico, tanto de caráter crítico quanto fictício, uma vez que se faz necessário traçar o percurso histórico do Regionalismo Brasileiro seja à luz da crítica historiográfica, seja através da suas mais variadas formas de expressão romanesca.
RESULTADOS:
Com esta pesquisa comprova-se que a temática regionalista ainda se faz presente na Literatura Brasileira, desde que seja encarada dentro de sua perspectiva de universalidade.
CONCLUSÕES:
Entende-se, portanto, que a temática regionalista ainda está presente na Literatura Brasileira o que nega a visão daqueles que a deram por “esgotada” por não perceberem que a fronteira entre região e país permanece, já que a introdução da indústria e do capitalismo no Nordeste se deu de forma desigual assim como no restante do país. Na ficção de Francisco Dantas, por sua vez, o Regionalismo é recriado tanto em termos de linguagem, quanto em amostragem espacial e composição de seus personagens.
Palavras-chave:  regionalismo; poética; memória.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005